sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fim da espera: Universitário com suspeita de H1N1 será transferido hoje para Marabá


O universitário Marcos Vinicius Lacerda será transferido nesta sexta-feira para Hospital em Marabá


WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Após a ampla divulgação do descaso da gestão da saúde dos governos municipal e estadual, com o paciente universitário Marcos Vinicius Lacerda, 21 anos, internado na UTI do Hospital Regional de Tucuruí com suspeita de infecção com o vírus Influenza H1N1, e passando todas as dificuldades, inclusive com a falta de medicação adequada para o controle da doença, o Tamiflu.

Na manhã desta sexta-feira (9), o sistema de regulação da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), conseguiu viabilizar um leito de UTI no Hospital Regional de Marabá Dr. Geraldo Veloso, e por volta das 11 h, a UTI aérea estará pousando em Tucuruí para realizar a remoção do estudante.

A primeira barreira foi rompida, através da união da sociedade civil e dos meios de comunicação, que deram ampla divulgação do caso do universitário, bem como a ação imediata dos amigos e companheiros do Campus da UFPA de Marcos Vinicius, que realizaram na manhã desta quinta-feira (8), uma grande manifestação na porta do HRT em Tucuruí, para sensibilizar e cobrar do governador Simão Jatene, uma solução imediata para salvar a vida do estudante, que resultou após a ameaça do fechamento da BR 422 por tempo indeterminado, a liberação do leito e a transferência do paciente para Marabá.

Agora a meta é acompanhar o caso de Marcos Vinicius, que requer cuidados e tratamentos especializados, bem como, ficar atentos ao resultado do exame que esta sendo analisado pelo Instituto Evandro Chagas em Belém, haja vista, se houver a confirmação do contágio pelo vírus Influenza H1N1, toda a população de Tucuruí e região, ficaram expostas ao risco de infecção pelo vírus, em função a quantidade de pessoas que conviviam com o estudante no dia-a-dia, com isso, um amplo plano emergencial tem que ser desenvolvido pelas autoridades para garantir os cuidados necessários para a manutenção da saúde dos munícipes.


2 comentários:

  1. Caro,

    Essa foto do garoto é uma Selfie, como você coloca e diz que é sua? Você é uma piada!

    ResponderExcluir
  2. O jornalista poderia ter tido a dignidade de falar sobre o caso com veracidade e não com mentiras e inventando coisas. Inclusive poderia já ter noticiado que não era H1N1 que o rapaz tem!

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...