terça-feira, 13 de maio de 2014

Vereadores aprovam por unanimidade antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara de Tucuruí








WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Em sessão ordinária da Câmara de Vereador de Tucuruí, realizada na manhã desta terça-feira (13), os 13 vereadores com acento na Câmara de Tucuruí, aprovaram em primeiro e segundo turno o Projeto de Resolução Nº 001/2014 de 15 de Fevereiro de 2014, que da nova redação a Lei Orgânica do Município e ao Regimento Interno da CMT.

Com a aprovação por unanimidade, os parlamentares anteciparam para o último dia do mês de Maio, as 10 h da manhã, a realização da eleição direta e secreta, da nova composição da mesa diretoria da CMT para o biênio de 2015/2016, com posse para o dia 1º de Janeiro de 2015.

Foi uma sessão tranquila presidida pelo vereador Florival Nunes, na pauta a aprovação da antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa de Leis. Os vereadores ouviram atentamente, as justificativas, em função a realização da Copa do Mundo e as eleições estaduais, com isso, a eleição que antes da alteração era realizado no final do mês de Setembro, foi alterada e antecipada para o final do mês de Maio.

Durante a sessão também foi lido o Decreto Executivo especificando que qualquer informação com referência a prestação de contas, licitações e tosos os procedimentos financeiros da Prefeitura de Tucuruí, para serem fiscalizados ou analisados, deverão ser protocolados pedidos com 15 dias de antecedência para as devidas análises documentais e fiscalizações pelos vereadores ou qualquer pessoa do povo.

O vereador “Dodô” saiu em defesa da população denunciando o absurdo do prefeito Sancler “Viajante” Ferreira, que dilatoriamente, tenta coibir o direito constitucional do parlamentar no exercício de sua função de fiscalizar os gastos da prefeitura e as licitações que na maioria estão em suspeição.

“Dodô” foi direto em afirmar que o atual prefeito “Viajante”, passa mais tempo passeando pelo Brasil do que trabalhando pela cidade e que juntamente com o governador Simão Jatene nada fazem pelo povo, “estes cabras, são dois incompetentes na gestão pública, não adianta querer fazer mídia de obras inexistentes, que o povo sabe, que isso, e maquiagem de televisão, para promover estes malversadores do erário público”.

O vereador “Dodô” desabafou que a cidade esta abandona, não tem sequer seringa de injeção nos postos de saúde, isso e uma incompetência generalizada, e onde anda o prefeito “o gato comeu, e ninguém viu, o “gatuno” fugiu”.

Eleição da Mesa diretora – Muitos nomes estão cogitados para a nova presidência, mas nos próximos 15 dias, muitas articulações deverão ser feitas, acordos mirabolantes, e com certeza a “mão de ouro” do prefeito deverá pesar na consciência e nos votos dos seus asseclas, podendo qualquer um dos parlamentares ser eleito para a direção da mesa.

TCM - Na sessão também foram acusados os recebimentos dos processos do Tribunal de Contas dos Municípios, referente as prestações de contas do ex-presidente da Câmara na gestão do vereador João Batista Gomes, no exercício de 2007 e também do ex-vereador presidente Chico Enfermeiro do exercício de 2009 para análise, discussão e aprovação dos atuais parlamentares.

O vereador Bena Navegantes esclareceu que os comunicados tanto da Secretaria de Obras e Educação foram encaminhados a CMT em função ao pedido de informações solicitado pelo parlamentar no exercício da presidência da Câmara, onde em visita a Escola Manoel Mendes no Lago de Tucuruí, foi observado que os estudantes estão sendo obrigados a consumir diariamente água colhida diretamente do lago, em função a falta de água potável na escola, além da falta de merenda escolar que já é cotidiana segundo os alunos, sendo agendada uma reunião entre a Secretaria de Educação e irmã do prefeito Sancler Ferreira, Helen Wanderley Ferreira, prevista para o dia 29.

Segundo as informações prestadas também pelo Secretário de Obras Maicon Hiroshi, que assumiu a vaga em função a exoneração da Secretária Mariely Beliche, após o período de chuva, será feito estudo para reforma da ponte do cais da cidade, que já cedeu 15 cm, mas, contínua em uso para o tráfego de veículos e pedestre, podendo a qualquer momento causar um acidente fatal.

O presidente da Câmara Florival Nunes, agradeceu aos presentes, e aproveitou para realizar uma prestação de contas aos presentes, afirmando que os recursos que ora são repassados pela prefeitura para a gestão da Câmara, estão todos disponíveis no site oficial da Câmara, obedecendo a Lei de Transparência.

O vereador “Dodô” aproveitou para cobrar da Prefeitura, Ministério Público e dos demais vereadores, que se encontram inercies pela falta de cobrança das contas públicas do atual prefeito, “o site da prefeitura e uma brincadeira, nada funciona, apenas serve de enfeite, de transparência só mesmo as cores das obras do governo federal, que inclusive foram pintadas de amarelo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...