quinta-feira, 1 de maio de 2014

KM 11: Moradores denunciam a retirada do policiamento da PM do bairro





WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Os moradores e comerciantes denunciam a insegurança que estão passando no Km 11, localizado as margens da rodovia BR 422 na confluência da entrada da cidade de Tucuruí e a via de acesso ao município de Novo Repartimento, o local e formado por inúmeros comércios que atendem a clientela dos moradores ribeirinhos e das ilhas, mas com o crescimento desordenado no local, surgiu o bairro do KM 11 as margens do Lago da Usina de Tucuruí, atualmente cerca de 2 mil famílias residem e trabalham nos comércios e na compra e venda de peixes no local.

A movimentação no KM 11 e impressionante, assim como, a circulação de dinheiro, diuturnamente centenas de embarcações atracam no porto, trazendo peixes para comercialização, frutas, verduras, animais e sementes, assim como adquirem muitos produtos para suas manutenções em suas localidades e gêneros para suas alimentações.

Em função ao grande número de pessoas que frequentam o KM 11 comercialmente, o local e de grande atração dos meliantes, que ficam as espreitas, observando as pessoas que lá trabalham com venda e compra de produtos, para realizarem investidas criminosas, culminando com assaltos e em muitos casos que já ocorreram até mortes.

Infelizmente a Polícia Militar que sempre atuou de forma ostensiva, garantindo um pouco de tranquilidade aos moradores do KM 11, que e formado por inúmeras palafitas, com dezenas de bares, que são iguais a labirintos, facilitando muito a ação dos ladrões que após os assaltos se escondem nestes bares.

Mas, como diz o velho ditado “nada e tão ruim que não possa piorar”, os únicos militares que prestavam serviços no Km 11, foram retirados do policiamento ostensivo, em função a notícia de que a Colônia de Pescadores estaria fornecendo uma ajuda através da doação de cesta básica por mês aos PMs.

Com isso o comado da PM em Tucuruí decidiu retirar os únicos PMs que ficavam garantindo a ordem e o bem estar dos moradores.

Passado este período da ausência da PM no Km 11, dezenas de arrombamentos já foram registrados, os meliantes roubam tanto de dia como de noite, os bandidos entram nos comércios agridem os proprietários e levam toda a renda do trabalho.

E passam o tempo todo “enchendo a cara” de cachação, até acabar o dinheiro e voltar aos seus serviços de roubarem os pais e mães de família do Km11.

Parece que todos os malfeitores de Tucuruí decidiram se esconder e praticarem assaltos e estupros no Km11.

Esperamos que o Comandante do CPR IV Coronel Barata e o Comandante do 13º BPM de Tucuruí o Tenente Coronel Mascarenhas, tomem uma decisão urgente de garantirem o retorno imediato de uma guarnição com PMs para o KM 11, antes que seja tarde de mais, e alguém seja morto durante a ação dos meliantes, a PM já está avisada, e se houver algum óbito em virtude da falta de segurança, o estado será responsabilizado.

Com a palavra os comandantes regionais da Polícia Militar do Pará, os vereadores da Câmara de Tucuruí e os políticos influentes que estão aparecendo semanalmente, com vistas, aos apoios nas eleições de outubro vindouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...