terça-feira, 13 de maio de 2014

Suspeitas de H1N1 rondam Hospital Regional de Tucuruí


 A nova diretora do Hospital Regional de Tucuruí, a enfermeira Elizabeth Fontenelle

 
Os estudantes da UFPA Campus Tucuruí, em manifestação no dia 8, na porta do HRT pela transferência do paciente Marcos Vinicius
  Hospital Regional de Tucuruí
Marcos Vinicius Sousa de Lacerda
 
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles



Após uma semana da internação do estudante universitário do Campus de Tucuruí da UFPA, Marcos Vinicius Sousa de Lacerda, 21 anos, internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de Tucuruí no último dia 6, com suspeita de infecção através do vírus Influenza H1N1, sendo transferido apenas no último dia 9 através de UTI aérea para o Hospital Regional Dr. Geraldo Veloso, em Marabá.



Nota do Hospital Regional de Marabá

Um desencontro de informações através de notas a imprensa, encaminhada pelo Hospital Regional de Marabá Dr. Geraldo Veloso, gerenciado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar - Pro Saúde, afirmando que o paciente Marcos Vinicius Sousa de Lacerda, internado na última sexta-feira (9) em Marabá, oriundo do Hospital de Tucuruí, que se encontra em uma UTI de isolamento, inconsciente e aguardando para os próximos dias o resultado de exame para identificar a possível infecção pela Influenza H1N1, com isso, levantando novamente a polêmica e causando muito rebuliço em Tucuruí, em função dos esclarecimentos prestados pelo Hospital de Marabá, ter desmentido a afirmativa prestada em coletiva à imprensa no último dia 9, no Hospital Regional de Tucuruí, afirmando que, após o resultado do exame pelo Lacen na noite da sexta-feira (9), o paciente não estava infectado com nenhuma infecção viral.



Coletiva – É fato que na noite da última sexta-feira (9), o Secretário de Saúde de Tucuruí Charles Tocantins, acompanhado do ex-diretor do Hospital de Tucuruí Lourival Filho, o médico que assistiu o paciente Daniel Pinheiro e a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia de Tucuruí a enfermeira Elizabeth Fontenelle, afirmaram que através do resultado do Laboratório Central da Sespa (Lacen) e o Instituto Evandro Chagas referência nestes exames no país, sendo que os resultados das amostras coletadas deram negativas para qualquer infecção viral no paciente Marcos Vinicius Sousa de Lacerda.



Hospital Marabá – Por outro lado, os esclarecimentos prestados na manhã desta terça-feira (13), de acordo com as informações prestadas pela enfermeira Nayara Brasil Lemos Pena, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Regional de Marabá, “o quadro clínico do paciente Marcos Vinicius Lacerda, de 21 anos, é estável, mas ele está inconsciente, internado na UTI”.



Segundo a enfermeira, “a situação aparente do paciente não está direcionada para infecção por H1N1, porém o resultado do exame ainda não saiu”.



Trabalhando com a suspeita de infecção pelo H1N1 e aguardando o resultado do Laboratório Central da Sespa (Lacen) e o Instituto Evandro Chagas, o paciente Marcos Vinicius Lacerda, está recebendo o medicamento Tamiflu, para o controle e a diminuição da ação do vírus Influenza H1N1.



Ainda segundo a enfermeira, “a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), deverá encaminhar o resultado dos exames para o Hospital Regional de Marabá dentro do prazo de quatro dias”.



Segundo Nayara, se for confirmado o H1N1, o paciente continuará no isolamento, do contrário será retirado do isolamento e suspenso o medicamento Tamiflu.



Nova diretora do HRT – Na manhã desta terça-feira (13), a equipe de reportagem foi recebida pela nova diretora do Hospital Regional de Tucuruí, a enfermeira Elizabeth Fontenelle, que assumiu a função de direção na segunda-feira, através de indicação da coordenação administrativa da Sespa, tendo em vista sua grande atuação nos setores de saúde do estado e por ser uma profissional de carreira, recebendo o apoio de quase a totalidade dos funcionários do HRT, e prometendo transformações e transparência na gestão do HRT, retornando as suas atividades como referência no tratamento de média e alta complexidade, e trabalhando para gerir de forma democrática o hospital, sem necessariamente ter que ser feita ações políticas para a sua manutenção.



Na opinião da nova diretora, “a saúde de nossa população e prioridade, e não devemos tratar politicamente este setor, que é de vital importância para a manutenção e a garantia da vida dos pacientes”.



A diretora Elizabeth Fontenelle esclareceu que até a sexta-feira (9), estava diretora do Núcleo Epidemiológico de Tucuruí, e foi ela quem recebeu através do Núcleo Epidemiológico do Pará (Nuep), o resultado do exame do estudante universitário Marcos Vinicius Sousa de Lacerda, que através do Gerenciador de Ambientes Laboratoriais (Gal), um sistema integrado em tempo real de acompanhamento de resultados de exames do Ministério da Saúde, nenhuma infecção viral foi detectada, após os exames realizados no material coletado do paciente Marcos Vinicius Sousa de Lacerda.




Greve – Os funcionários do HRT decidiram na última sexta-feira (9) em Assembleia Geral, que a alteração da direção do Hospital era ponto principal de pauta, haja vista, que na sexta-feira o ex-diretor Lourival Filho apresentou o novo diretor Evandro Neres, que atua como Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí, sendo inevitável à revolta e a não aceitação do nome de Evandro Neres, indicação proposta pelo prefeito Sancler Ferreira, sabendo do descontentamento generalizado, o Secretário de Estado de Saúde Hélio Franco, atendendo as demandas dos funcionários do HRT, que através do Sindsaúde, não aceitaram a nomeação do nome de Evandro Neres, uma pessoa de fora da área de saúde do HRT, sendo nomeada na segunda-feira (12), a enfermeira de carreira Elizabeth Fontenelle, que tem uma vasta experiência em gestão hospitalar.


Evandro Neres Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí


Onda de troca-troca - Também foi exonerado da função de diretor administrativo financeiro do HRT Paulo de Tarso, indicado pelo prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira, também atendendo a pauta de negociação da classe dos servidores do HRT, inclusive em função a estes avanços, na noite da terça-feira (13), os servidores vão reunir com a nova diretora do HRT a enfermeira Elizabeth Fontenelle, e provavelmente deverá suspender a paralisação prevista para a quinta-feira (15), em função a posse da nova diretora, dando oportunidade para que Elizabeth possa mostrar sua atuação frente à direção do HRT.
O ex-diretor administrativo financeiro do HRT Paulo de Tarso



Resultados de H1N1 – No rool de resultados de H1N1, a nova diretora do HRT Elizabeth Fontenelle, aproveitou para informar que o paciente Josafa Mendes Silva, 55 anos, que também estava sobre suspeita de infecção pela Influenza, o resultado também foi negativo para o vírus H1N1.




Apenas o resultado do exame da paciente Adriana Viturino da Silva, 23 anos, oriunda do município de Jacundá, que foi a óbito em um leito do Hospital Regional de Tucuruí, em função a problemas pulmonares, no último dia 6, e segundo sua certidão de óbito, a causa da morte foi tuberculose, mas segundo os familiares a equipe médica não descartou durante sua internação, infecção pelo H1N1, inclusive, os exames foram colhidos e encaminhados ao Lacen e Evandro Chagas, em Belém, mas antes do resultado, a mulher morreu.



A direção do HRT aguarda o resultado do exame, para providenciar ação de controle junto aos familiares e no convívio do dia-a-dia na cidade de Jacundá.



Um comentário:

  1. vocês acreditam mesmo que a Elisabete não foi mandada por Sancler. acordem funcionário do HRT. ELE FOI QUEM INDICOU PARA O SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE. VEJA A REGIANE ESTÁ DE VOLTAR.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...