quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Salve o dia 11 de Fevereiro dia de Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira dos Enfermos


Nossa Senhora de Lourdes, Padroeira dos Enfermos


Entre as inúmeras invocações a Virgem Maria, existem aquelas ligadas ao lugar onde seu culto foi iniciado ou onde ocorreram suas aparições. A invocação a Nossa Senhora de Lourdes está incluída nesta categoria.

Na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous, indo apanhar lenha às margens do rio Gave, viu na reentrância de um rochedo, pela primeira vez, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17.

Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali se construísse uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então. As curas obtidas através do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica.

Nossa Senhora de Lourdes

Iconograficamente, Nossa Senhora de Lourdes é representada de pé, vestida com túnica branca e véu da mesma cor que lhe cobre a cabeça e cai das costas até os pés; tem as mãos juntas ou cruzadas sobre o peito. Na cintura usa faixa azul, e de seu braço direito pende um rosário. Usa, algumas vezes, coroa aberta adornada por estrelas ou pedras.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem puríssima,
Nossa Senhora de Lourdes,
que vos dignastes aparecer a Bernadete,
no lugar solitário de uma gruta,
para nos lembrar que é no sossego
e recolhimento
que Deus nos fala
e nós falamos com Ele,
ajudai-nos a encontrar o sossego
e a paz da alma
que nos ajudam a conservar-nos
sempre unidos em Deus.
Nossa Senhora da gruta,
dai-me a graça que vos peço
e tanto preciso (pedir a graça).
Nossa Senhora de Lourdes,
rogai por nós.

Amém.

POR UMA GRAÇA ALCANÇADA: WELLINGTON HUGLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...