sábado, 7 de fevereiro de 2015

Regularização: Roquevam Alves comandou a entrega de 249 Termos de Autorização de Uso Sustentável para as famílias das ilhas do lago de Tucuruí









WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Ocorreu nos dias 15 e 16 de janeiro, uma das mais importantes reuniões para os moradores da região das ilhas do lago formado pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que culminou com a entrega dos Termos de Autorização de Uso Sustentável – TAU’s, através da Superintendência do Patrimônio da União no Pará (SPU/PA) órgão da Secretaria do Patrimônio da União.

Através do trabalho incansável do coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Roquevam Alves, que desde o início de 2014, buscou junto aos órgãos competentes, o cadastramento das família moradoras nas ilhas do lago de Tucuruí, formada pelo Rio Tocantins, a montante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que após exaustivo trabalho através das equipes do SPU, com o apoio da Eletronorte, Emater e MAB, finalizaram o levantamento e a regularização, garantindo a entrega dos primeiros 249 Termos de Autorização de Uso Sustentável – TAU’s.

Estiveram presentes na entoga deste importante benefício, que garante a regularização e o uso sustentável das áreas ocupadas pelas famílias na região das ilhas, formada pelo Rio Tocantins, o Coordenador de Regularização Fundiária do SPU/Pará João Clóvis Oliveira, representando o Dr. Crisógno Ferreira Frazão Filho, da Diretoria de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte, estiveram presentes: Luiz Henrique, Antônio Carlos, Rodrigo e Carlos, pela Emater/Tucuruí esteve presente Anderson, na oportunidade coordenou a entrega dos termos, a liderança do MAB Roquevam Alves.

O Coordenador de Regularização Fundiária do SPU/Pará João Clóvis Oliveira, parabenizou Roquevam Alves que insistentemente esteve na Superintendência do SPU em Belém, e sensibilizou a Superintendente e sua conterrânea de Tucuruí, a Dra. Maria Aparecida Barros Cavalcante, que imediatamente autorizou os trabalhos de levantamento e a expedição destes importantes documentos, que garantem inúmeros outros benefícios do governo federal aos moradores das ilhas.

Roquevam Alves agradeceu a todos que direta e indiretamente contribuíram para a efetivação desta entrega dos Termos de Autorização de Uso Sustentável – TAU’s, para as primeiras 249 famílias de nossas ilhas do lago de Tucuruí, e afirmou que muitas mais serão beneficiadas através do trabalho do MAB, “este foi o primeiro passou para que o desenvolvimento chegue a estas pessoas que estão sacrificadas e esquecidas pelo governo”.

Com a regularização fundiária foi garantido mais um passo para a energização das ilhas, que já foi iniciado um projeto, formatado através de parcerias com o MAB, que já visitaram com a equipe de técnicos, todas as ilhas do Lago de Tucuruí, mapeando e formatando um projeto de viabilidade executável, para a chegada de energia firme aos moradores.

“Muitos pensavam que estávamos apenas fazendo um trabalho para arregimentar votos em período eleitoral, mas aqui mostramos, que o trabalho e sério, e consciente, que não fazemos “politicagem” e sim políticas de apoio e desenvolvimento as famílias de nossa cidade, muitas críticas foram feitas a minha pessoa, com este cadastramento e através da entrega das cestas básicas, mas aqui está o fruto concreto de um trabalho serio e progressivo”, desabafou Roquevam.

Através da regularização fundiária, as famílias que receberam o Termo de Autorização de Uso Sustentável – TAU’s terão possibilidades de requerer os programas do governo federal, como: a adesão ao Programa “Bolsa Verde”, o PNH Rural e o Pronatec, “nossa primeira ação nas ilhas foi a entrega das primeiras 40 cisternas, que atendem com maior tranquilidade os moradores beneficiados e agora a entrega das 249 TAU’s e seguiremos unidos para outros programas de geração de renda e sustentabilidade das famílias”.

Segundo Roquevam Alves, vamos dinamizar estes programas com maior expansão em 2015, e estenderemos estes benefícios ao maior número de moradores das ilhas, mesmo contra a vontade e a perseguição, muitas vezes tentando inviabilizar estes programas através do gestor municipal de Tucuruí.

Um comentário:

  1. Sr, Roquevam, vc esta de parabens, pois sei que vc é muito criticado, mas aquele que te criticam são os que não tem coragem suficiente engualmente vc, amigo, que mesmo tendo retalhações, deu sua cara a tapa em prou de uma causa justa que é lutar pelos menos favorecidos, coisa que nem um politica que form eleitos para representar os cidadões tucuruienses teveram a coragem que vc teve e tem até hoje.
    Amigo Roque vc esta de parabens junto a todos.os companheiros que porcausa de sua.incançada luta foi conquistada mais essa vitória.

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...