quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Sem ambulância: Paciente de Tucuruí corre risco de vida por falta de transferência


Ambulâncias quebradas sendo puxadas para a garagem do SAMU
 

Denuncia em rede estadual da ambulância adaptada para transportar pacientes de forma irregular em cima de colchões

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

O paciente Walmir Melo Santana, 62 anos, morador do bairro da Colina, esta passando as maiores privações a sua saúde em função a inoperância da Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí, segundo os familiares, o paciente Walmir Melo, realizou em Belém, no mês de setembro de 2012, uma cirurgia de próstata, e após seu retorno ficou sobre observação medica, sendo liberado.

Na última segunda feira (19), o paciente passou mal e foram levadas as pressas para a UPA, sem atendimento especializado foi transferido ao Hospital Regional de Tucuruí, e após exames, o médico solicitou a transferência imediata para o Hospital Ofir Loiloa em Belém, inclusive o paciente já possui “cartão branco” que lhe dá acesso imediato, e sua consulta foi agendada para a próxima sexta-feira (24).

Infelizmente a Prefeitura de Tucuruí desde a segunda-feira (19), vem brincando com a família e com a vida do idoso, prometendo a transferência do paciente para Belém em uma ambulância da Secretaria de Saúde, mas diariamente quando os familiares e o paciente estão preparados para a viajarem. Os dirigentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tucuruí avisam dando inúmeras “desculpas” dizendo que a ambulância está sem motorista, logo após no segundo dia com pneus furado, depois sem combustível e por último nesta terça-feira (21), que a ambulância está com problemas de freio, com previsão de disponibilidade da ambulância apenas para o final do mês de janeiro, como se a enfermidade do paciente pudesse esperar a solução da incompetência administrativa que se instalou em toda a gestão pública municipal e estadual em Tucuruí.

Os familiares estão revoltados pela incompetência e a falta de bom senso dos administradores que, não se preocupam com a vida dos munícipes, que mesmo estando com suas vidas em risco, a prefeitura nada faz para tentar salvá-los.

A família já chegou a procurar o gabinete do prefeito Sancler Ferreira para tentar sensibilizá-lo do caso do idoso enfermo, mas infelizmente a Prefeitura e suas Secretarias, estão de recesso administrativo desde o dia 20 de dezembro do ano passado, e só retornarão com suas atividades no dia 15 de fevereiro próximo.

A família denuncia que para a saúde emergencial não tem recursos, mas para contração de trios elétricos, bandas musicais e banheiros químicos para as festas das domingueiras desde o primeiro domingo do ano o dinheiro aparece e a rodo.

Apelamos às autoridades competentes e ao Secretário de Saúde Charles Tocantins, que hoje e atual presidente estadual dos Secretários de Saúde do Pará, não deixe macular ainda mais, sua administração com mais uma possível morte anunciada por falta de ambulância, fatos costumeiros em nossa tão sofrida cidade de Tucuruí.


6 comentários:

  1. Isso porque não virão as ambulâncias das cidades vizinhas, principalmente a de Novo Repartimento, aonde pacientes chegam em péssimas condições, pacientes gravíssimos sendo transportado em ambulâncias com mal reparos.

    ResponderExcluir
  2. isso ki a população tem ver, ta chegando as eleições,vamos colocar pessoas ki tem compromisso com o povo,eu trabalho em altamira mais tenho vergonha da minha cidade tucurui, dinheiro pra carnaval tem e muito pra contratar tril elétrico e para o independente. para a saúde neco, a vice vai vim a candidata abra o olho tucurui é farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  3. Outra estoria desse rapaz que se diz repórter. Procurem a familia do paciente e verão a verdadeira historia.

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço totalmente esse senhor, e vc que diz que o repórter dá mentindo e pq vc não foi lá vai lá procurar a realidade. eles tiveram que alugar um carro pra ele ir, pq se depender de prefeitura as pessoas perdem a vida, bando de irresponsável que pra porcaria de carnaval eles têm agora pra saúde não têm nada. Parabéns Wellington vc estar de parabéns, pois vc gosta de verdades... Bora abrir os olhos povo de tucurui os políticos só precisam do voto de vcs agora pra ajudar eles querem e que nós se lascamos pq eles têm mesmos de td.

    ResponderExcluir
  5. Quem quiser descobrir a veracidade dos fatos procurar na rua santa Teresinha 69. Então não fale que o repórter tá mentindo. Parabéns Wellington seu trabalho e excelente. N.S

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...