sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pará perde um grande líder político o ex-governador e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros



O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros morreu no começo da tarde desta sexta-feira (15) em sua residência em Belém, de complicações múltiplas. O velório será realizado no Palácio Lauro Sodré a partir das 22:00 h e o sepultamento será realizado no domingo (17). A esposa do político, secretária municipal de Educação de Belém, Terezinha Gueiros, está em São Paulo, em tratamento de saúde.

Segundo informações da família, o ex-governador já vinha sofrendo de várias complicações de saúde, principalmente de insuficiência renal. Há algum tempo, ele era submetido a tratamento de hemodiálise e há três meses aposentou a coluna dominical sobre política que mantinha em jornal local do Pará.

Jornalista com passagem por todos os maiores jornais do Pará, advogado, escritor e membro da Academia Paraense de Letras, Hélio Gueiros foi governador do Pará entre os anos de 1987 e 1990. Ele também exerceu mandatos de senador, deputado federal e estadual, tendo seus direitos políticos cassados à época da Ditadura, o que o manteve afastado da vida pública por dez anos.
A última disputa de Gueiros a um cargo político foi em 2004, quando concorreu à Prefeitura de Belém pelo PMDB. Ele foi governador do Pará entre 1987 e 1990 e prefeito de Belém entre 1993 e 1996 último cargo público ocupado por Gueiros, que estava com 85 anos e deixou cinco filhos. A esposa viajou para São Paulo na quinta-feira (14), para fazer exames médicos, e somente após a confirmação da volta dela para Belém é que a família decidirá onde será o velório e o enterro.

Trajetória - Hélio Mota Gueiros entrou na política em 1958, a convite do general Magalhães Barata. A irreverência e os discursos irônicos de Hélio Gueiros marcaram a política paraense dos anos 90. Hélio Gueiros foi deputado federal, senador de 1983 a 1987, governador do Pará de 1987 a 1990, e prefeito de Belém de 1993 a 1996.

Durante sua trajetória política, Hélio Gueiros ficou conhecido pelo apelido de Papudinho. Alguns de seus bordões ficaram marcados para sempre na história política paraense, como “Eu sou tarado por Doca” (na época da revitalização da Avenida Visconde de Souza Franco) e “Tinindo” (referindo-se ao modo como gostava de trabalhar).

Além de professor, advogado e político, Hélio Gueiros também exerceu o jornalismo como profissão. Colunista do Diário do Pará, jornal no qual mantinha uma coluna aos domingos, Gueiros também foi redator e editor na Folha do Norte e durante a segunda fase de O Estado do Pará. Na época da fundação do Diário do Pará, no início da década de 80, foi seu principal articulista. Ainda foi redator e apresentador do programa “Em Primeira Mão”, na TV Marajoara.

Gueiros começou na política como suplente de deputado estadual. Assumiu uma vaga entre 1958 e 1962. Em 1962, foi eleito deputado estadual, pelo PSD, chegando à líder do governo Aurélio do Carmo entre 1962 e 1964. Com a instalação da Ditadura Militar, em 1964, Hélio Gueiros teve seu mandato cancelado e foi exilado.

Elegeu-se deputado federal com a fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), entre 1966 e 1970. Nesse último ano, teve seu mandato cancelado novamente e a suspensão dos seus direitos políticos. Além disso, Hélio Gueiros foi eleito para o senado federal em 1983, quando ainda era integrante do PMDB.

Tucuruí - Wellington Hugles afilhado de Hélio Gueiros recebeu com muita emoção a noticia, face ao grande circulo de amizade e o carinho que tinham Gueiros com Hugles, sendo além de tudo o padrinho político que foi com Helio Gueiros, que Wellington recebeu os maiores ensinamentos políticos e administrativos. Hugles trabalhou com Gueiros tanto na época quando era governador como na prefeitura de Belém durante sua gestão. "Vai com Deus meu lider, o senhor deixou a maior herança para mim uma riqueza que ninguém poderá me tirar a consciência política e a força de trabalhar honestamente pelo povo de nosso estado". encerrou

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...