quinta-feira, 30 de maio de 2013

Creche "Menino Jesus": Prefeito inaugurou creche “Menino Jesus” sem equipamentos e sem previsão para entrar em funcionamento





Prefeito inaugurou creche “Menino Jesus” sem equipamentos e sem previsão para entrar em funcionamento
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles
A prefeitura municipal de Tucuruí realizou na manhã desta quinta-feira (30), a inauguração da Creche “Menino Jesus” no bairro do Mangal, as obras foram iniciadas em 2010, e passado quase três anos para a conclusão, o gestor Sancler Ferreira, resolveu inaugura o prédio construído com os recursos do Governo Federal, mesmo sem estar equipado e sem data prevista para sua entrada em funcionamento.
Com a execução do Programa Nacional de Creches, instituído pela presidenta da república Dilma Rousseff, através de verbas do PAC 2, que beneficiou diretamente o município de Tucuruí com a construção de duas creches, a “Menino Deus” no bairro Bela Vista e a “Menino Jesus” no bairro do Mangal.
Creche “Menino Deus” - Após mais de um ano de inaugurada a creche “Menino Deus”, no bairro Bela Vista, só entrou em funcionamento neste ano de 2013, passando ainda por diversas dificuldades na parte estrutural, que até hoje, não foram sanadas. As centrais de ar condicionado não foram instaladas, em função a situação da rede de distribuição de energia do prédio está comprometida e sem condições de receber uma carga elevada, e a sala de informática nunca foi instalada com computadores e internet.
A água um dos maiores patrimônios em uma escola e inexistente,  haja vista, o poço que foi perfurado não teve profundida para chegar a um lençol freático, com isso, a caixa d’água da escola serve de enfeite, e como medida paliativa a prefeitura realizou o contrato de uma equipe em uma Kombi, que diariamente circulam a cidade transportando garrafões de águas, que são cheios na fonte pública da Bica, para atender a demanda da creche e diversas outras escolas do município que não tem o líquido precioso nem em seus poços artesianos  e nem nas torneiras de abastecimento de água pública.
Fato este criado, em função, a falta de atenção do poder público na fiscalização das obras que são contratadas pelo município. Ficando a população sofrendo sem conforto e na qualidade na prestação dos serviços, inclusive ficando os alunos sem água, haja vista, que sem o fornecimento pelo município da merenda escolar isso já e normal.
Creche “Menino Jesus” - Com a inauguração repentina da Creche “Menino Jesus”, a administração municipal, deverá postergar por todo o ano de 2013, para a entrada em funcionamento do prédio, em função a falta de todo o mobiliário necessário para seu funcionamento, bem como, as inúmeras pendências existentes para a finalização da obra, e posteriormente a fiscalização do Corpo de Bombeiros Militar do Pará para a devida autorização do alvará de funcionamento.
Festa - Foi uma solenidade rápida e com pouca participação popular, o prefeito de Tucuruí Sancler Ferreira que ostenta atualmente o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins - Amat, esteve presente com seus secretários de governo e muitos funcionários públicos, que momentaneamente aplaudiam seu pronunciamento. Estiveram presentes ainda os vereadores Jairo Holanda, Cantão e Pé de Ferro.
Sem a presença da população, o prefeito foi direto em informar que esta obra vem atender os anseios dos moradores, mas, não esclareceu quando a creche entraria em funcionamento, nem falou das obras intermináveis que já ultrapassam três anos da Escola Duciomar Brito, que fica a menos de 100 metros da Creche, que inclusive, há alguns dias atrás, ganhou repercussão no município, em face, a manifestação que fechou ruas, pela paralisação dos alunos em repúdio a situação caótica que passam os funcionários e alunos pela falta de estrutura e de condições de funcionamento do prédio. Muito menos o gestor, esclareceu quando seria dado andamento das obras da quadra de esportes da Escola Rachel de Melo Dutra, que a mais de dois anos estão paralisadas, tudo verbas destinada do Governo Federal através do FNDE.




Na Creche “Menino Jesus”, inaugurada por Sancler, observa-se que o piso da área destinada à quadra coberta para a área de lazer das crianças, esta inacabado, as salas de aulas estão com as luminárias sem funcionamento, e, as oito salas da creche estão sem nenhum móvel assim como a sala de informática, que inclusive nem a fiação de energia foi colocada, agora imaginem quando chegarão os computadores.
Sabemos que a entrada em funcionamento da creche é de vital importância para que as famílias do bairro do Mangal e adjacências sejam beneficiadas, mas, fazer uma festa de inauguração apenas para gerar um programa institucional de rádio e televisão, isso e, uma afronta a população e menosprezar os seus munícipes, utilizando-se ainda de uma obra do governo federal, pintando com a cor amarela que foi escolhida pelo gestor como marca de seu governo e inaugurando sem a presença se quer, de um representante do governo federal, e ainda sem nenhuma previsão de sua entrada em funcionamento.
A gestão municipal não respeita nem o governo federal que é o responsável direto pelo financiamento dos recursos para a implantação do programa no município, e agora, não pode sequer seguir as diretrizes do programa, sendo inclusive alterada toda a cor padrão nacional do prédio e do programa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...