Encontro quer discutir não somente a homofobia na região do Lago de Tucuruí, mas também direitos e deveres dos chamados grupos LGBT.
Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para encorpar o combate à discriminação nos municípios da área de influência da UHE Tucuruí. Como um chamado para todo mundo ter consciência sobre a diversidade, a Associação LGBT de Tucuruí – ALGBTUC realiza no próximo domingo (11) a 6ª edição da Parada do Orgulho LGBT. Com o tema “Amai-Vos uns aos outros e basta de Homofobia. Tucuruí a terra da Diversidade”, cerca de 30 mil pessoas são esperadas para encorpar o combate à discriminação nos municípios da área de influência da UHE Tucuruí.
Para discutir não somente a homofobia na região do Lago de Tucuruí, mas também direitos e deveres dos chamados grupos LGBT, a Associação realiza ainda a 1ª Conferência LGBT da Região do Lago de Tucuruí. A Conferência, embasada na normatização estabelecida pelo Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT), vinculada diretamente à Secretaria de Direitos Humanos e à Presidência da República.
O tema do evento “Por um País Livre da Pobreza e da Discriminação: Promovendo a Cidadania LGBT”, quer discutir o impacto do preconceito e do racismo no Brasil no mundo contra mulheres e homens, heterossexuais ou LGBT, negros, brancos, indígenas, ciganos, judeus, nordestinos, orientais ou integrantes de outras etnias.
Conforme Nil Nascimento, presidente da ALGBTUC, o movimento em Tucuruí apoia e defende a diversidade como forma de demonstrar a inclusão dos grupos. “Isso vem sendo comprovado através da grande participação em nossas paradas do Orgulho LGBT”, observa.
Há mais de uma década grandes lutas pelos direitos da diversidade se desencadearam no país e no mundo e as paradas gays mostram que o orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).
Esta é segunda edição da Conferência Nacional LGBT. As etapas municipais aconteceram no período de 1º de junho a 31 de agosto de 2011 e as etapas estaduais estão previstas para ocorrer até 31 de outubro de 2011. A etapa nacional ocorre nos dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro de 2011, em Brasília.
As conferências servem para avaliar, localizar problemas e apontar as prioridades e soluções para uma melhor execução das políticas públicas que promovam a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. (Denis Aragão)
Programação:
6ª Parada do Orgulho LGBT
Dia 09 de Setembro (Sexta):
Dia da Diversidade
16h00m – Filmes/Palestras/Performances LGBTs
21h00m – Jogo de Queimada Gay
Local: Centro de Convenções de Tucuruí no Cais
1ª Conferência LGBT da Região do Lago de Tucuruí
Dia 10 de Setembro (Sábado):
08 as 18h00m – I Conferência LGBT.
Local: Auditório do IFPA (CEFET) na Vila Permanente.
Inscrição: 1 kg de alimento não perecível
22h00m – XI Miss e II Mister Tucuruí Gay
Local: Lions Clube
Entrada: 2 kg de alimento ou R$ 5,00 (cinco reais)
Dia 11 de Setembro (Domingo):
16h00m – Concentração na Rua Papa João Paulo XXIII (ao lado da Praça do Rato);
18hoom – Execução do Hino Nacional;
18h30m – Saída prevista;
20h30m – Chegada prevista nas Escadarias de Santo Antônio (Show com DJs e Banda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário