quarta-feira, 4 de junho de 2014

Quadrilha que “metia o bicho” em Tucuruí foi desbaratada pela PM


Quadrilha que “metia o bicho” em Tucuruí foi desbaratada pela PM
O nacional vulgo “Ramon” morador na Rua do Suvaco, no bairro da Matinha, que também foi detido por suspeita de receptação de produtos roubados

Também detidas sobre suspeita de receptação 
Erica e Maria do Socorro 
Também detida Juliete suspeita de receptação

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Na tarde desta terça-feira (3), a equipe do Serviço de Inteligência do CPR IV da Polícia Militar (velado) sob o comando do Major Marcus Vinicius, com o apoio das guarnições da PM da 15ª Zona de Policiamento - Zpol e do Grupamento Tático, conseguiram desbaratar uma quadrilha que estava “tocando o terror” nas noites de Tucuruí.

Após uma ação de investigação cautelosa, através da equipe do velado, foram identificados os membros da quadrilha que assaltavam e arrombavam residências em toda a cidade, além dos receptadores dos produtos roubados.

Desde os primeiros arrombamentos ocorridos há alguns meses nas residências da Vila Permanente, o IV Comando de Policiamento Regional, que atendendo aos apelos das famílias moradoras da vila, onde fica sediado o CPR IV, autorizou ao serviço de inteligência da PM, que iniciassem a identificação dos meliantes, foi um trabalho árduo e que culminou nesta terça-feira com a prisão diversas pessoas suspeitas de envolvimentos nos arrombamentos.

Os meliantes escolhiam residências de empresários e pessoas de grandes posses para “meterem o bicho”, tudo era feito em sincronia, primeiro eles infiltravam pessoas nas proximidades das residências, onde ficavam “passando os panos”, observando a movimentação diária dos moradores da residência e seus costumes, e num vacilo, acionavam os arrombadores, que juntos “faziam a limpa” na residência.

Diversos foram os arrombamentos realizados na Vila Permanente em Tucuruí, que posteriormente, em função a ação intensa do policiamento, os meliantes mudaram de setor e passou a realizar arrombamentos no Parque dos Buritis, local de residências de pessoas da classe média e alta.

Duas casas foram recentemente arrombadas, e de lá subtraída uma moto, notebook, aparelhos eletrônicos e uma grande quantidade de joias, que ultrapassaram a cifra de R$ 30 mil reais.

À surdina, a PM (velados), estavam na espreita dos meliantes, acompanhando seus passos e aguardando para “dar o bote”, e para a surpresa dos meliantes, e felicidade dos proprietários lesados pelos assaltantes e arrombadores, em uma ação rápida e eficaz, a PM intensificou em toda a cidade os militares, que levou a prisão dos envolvidos nestes crimes e a apreensão de três menores.

Na oportunidade  foi detido o nacional vulgo “Ramon”, morador na Rua do Suvaco, no bairro da Matinha, suspeito de ter comprado um notebook.

Os arrombamentos em residências no Parque dos Buritis, estavam ficando rotineiros, e com a prisão dos acusados, chegou-se as mulheres Erica (blusa vermelha), Maria do Socorro (blusa verde) e Juliete (blusa vermelha de alça), todas acusadas pela suspeita de receptação de produtos roubados, com elas foram encontradas diversas joias, produtos do arrombamento a uma residência no Parque dos Buritis, inclusive reconhecida as joias pela sua proprietária.
  
Detenções irregulares de menores - Os três menores foram apresentados à autoridade policial, por suspeitas de envolvimento nos arrombamentos as residências, mas com a chegada dos familiares, os menores foram liberados, haja vista não haver nenhuma comprovação do envolvimento dos adolescentes, que segundo os familiares foram apreendidos de “forma irregular”, a mãe de um dos adolescentes comprovou que seu filho trabalha em jardinagem nas residências, inclusive também é estudante assíduo, e que tem uma conduta ilibada, com este fato, tiveram suas vidas expostas como pessoas envolvidas com meliantes nesta quadrilha, mas sem nenhuma comprovação, estando os menores passando indiferenças e retaliações dos amigos, pelo o que as familiares afirmaram, ter sido "um erro da Polícia Militar".

É complicado, nossos filhos adolescentes terem sido levados para a Seccional, e expostos como membros de “quadrilha”, mas sem participarem destes atos criminosos, na escola e nas redes sociais eles estão sendo ridicularizados e hostilizados, esperamos que seja feita uma avaliação mais prudente antes de exporem nossos filhos ao escárnio popular, desabafou revoltada a mãe de um dos adolescentes que ameaça buscar justiça, e punir os que fizeram esta exposição, segundo ela, criminosa de seus filhos.


Ainda na noite desta terça-feira (3), quase todos os detidos foram liberados, com exceção de dois meliantes maiores de idade, que foram comprovadamente identificados como autores dos arrombamentos pelas vítimas.

Um comentário:

  1. O serviço de inteligência da PM poderia investigar os receptadores de objetos roubados por pessoas portadoras de dependência química que repassam os produtos dos roubos por preços irrisórios para alimentar o vício. No Bairro Santa MÔnica tem alguns desses receptadores, é só investigar que vão achar pelo mesos uns três que se escondem atrás de máscaras de trabalhadores, donos do próprio negócio, como bares, oficinas.

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...