terça-feira, 14 de outubro de 2014

Círio de Nazaré reuniu mais de 40 mil devotos nas ruas de Tucuruí















WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Na manhã nublada deste domingo (12), foram as ruas de Tucuruí mais de 40 mil devotos de Nossa Senhora de Nazaré, foi uma belíssima demonstração de fé e amor a Maria, que ultrapassa várias décadas, com a realização do Círio de Nossa Senhora Nazaré, padroeira dos paraenses, e em Tucuruí seu Círio e realizado juntamente com o de Belém.

O Círio de Nazaré em Tucuruí foi idealizado pelo operário da antiga Estrada de Ferro e pescador Francisco Caldas, conhecido popularmente como “Pega Voando”, durante os últimos anos, a comemoração vem aumentando significativamente de participação, tudo em função aos devotos da região circunvizinhas terem maior facilidade de participação dos festejos do Círio de Nazaré em Tucuruí, em face, à distância, que em comparação a Belém, sede das festividades de Nossa Senhora de Nazaré no Pará e muito maior.

Procissão – A missa que antecedeu a procissão teve inicio ás 7 h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, através do Padre Silvio, que abençoou a todos os romeiros, dando início à grande demonstração de fé cristã pelas ruas da cidade com a procissão do Círio de Nazaré.

A berlinda totalmente ornamentada com rosas, cravos e jasmins tudo para garantir um visual belíssimo para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante toda a procissão, que este ano contou com dois carros dos anjos e dos promesseiros.

Durante todo o trajeto da procissão de quase 12 km, Nossa Senhora de Nazaré recebeu dezenas de homenagens, o pico alto da procissão foi à passagem em frente ao Santuário de São José padroeiro da cidade, onde foram realizados vários cantos de louvor a Maria.

Percurso – Foram mais de 5 h de procissão pelas principais ruas da cidade atravessando diversos bairros, em um percurso de 12 km, durante todo o trajeto dezenas de promesseiros realizavam a entrega de água e de lanches aos romeiros, que acompanhavam a procissão, garantindo a hidratação de milhares de pessoas durante o círio.

Participação – Pelo mar de pessoas que se formou durante todo o percurso do Círio, a Polícia Militar calculou que este ano, mais de 40 mil devotos de Tucuruí e região foram as ruas unidos na fé em Maria renovando suas preces e pagando suas promessas por graças alcançadas, muitos levaram na cabeça diversos objetos, entre eles, casas, membros do corpo humano em cera, também foram registrados devotos descalços, de joelhos e na corda que superlotou neste círio.

Homenagem - A rainha da Amazônia Nossa Senhora de Nazaré foi homenageada durante todo o trajeto da berlinda com foguetórios, faixas e muitas réplicas de imagens preparadas nas portas das casas, lojas e comércios, aguardando a passagem da santinha, para renovar as bênçãos neste novo ano.

Com a chegada da berlinda a sua Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no bairro do Paravoá, o Padre Silvio realizou uma missa de encerramento da procissão, dando as bênçãos finais aos fiéis, levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao seu altar, onde só sairá na transladação do próximo ano. Serão 15 dias de festejos em seu barracão na frente da Igreja.

As famílias que participaram da procissão tiveram a oportunidade de se deleitar no Salão Paroquial, onde os organizadores do Círio prepararam um tradicional almoço do Círio, onde foi servido os pratos típicos do Pará, como: Pato no Tucupi, Vatapá, Caruru e a tradicional e inigualável Maniçoba.


2 comentários:

  1. ave cheia de graça, ave cheia de amor..... abençoa o povo tucuruiense com muita saúde, paz e felicidades...!!!!

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...