quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Prefeito Sancler Ferreira e seu secretário de Meio Ambiente André Fontana perdem a eleição do COMDEMA por incapacidade administrativa



WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), que se encontrava acéfalo há tempos, em função ao esquema comandado pelo gestor municipal de colocar na presidência do conselho, pessoas de seu grupo político, mas que teve um desfecho final e positivo com a eleição realizada na tarde desta segunda-feira (20), da nova diretoria para administrar os rumos das problemáticas ambientalistas da cidade, para o quadriênio de (2014/2017), a chapa vencedora oposicionista ao atual governo, que de forma acintosa, não respeita as leis ambientais vigentes no município, estado e nação, bem como, pela falta de compromisso e de zelo pelos assuntos de meio ambiente da cidade, o novo presidente eleito do COMDEMA foi o engenheiro Civil Midson César F. Cardoso.

O congresso eleitoral para a escolha da nova diretora do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Tucuruí) para o período 2014-2017 ocorreu na manhã desta segunda-feira (20).

A eleição democrática foi bastante participava, e contou com o quórum necessário para sua efetivação, através da presença dos dirigentes das Associações de bairros, Entidades de Classes, Instituições Públicas, Universidades e Instituições Ambientalistas.

A disputa para a função de presidente do COMDEMA foi bastante disputada, concorreram ao pleito três chapas: o representante da Agência de Desenvolvimento Regional do Grande Lago de Tucuruí (ADR Tucuruí), Ubiracy Pinto; o candidato oficial do prefeito Sancler Ferreira, o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente, André Fontana e como opção da base comunitária, surgindo da articulação popular, o representante da Associação de Professores, Projetistas e Pesquisadores, para o Progresso Sustentável da Amazônia - ASPA, o professor e Engenheiro Civil Midson César F. Cardoso.

Após a eleição foi realizada a contabilização dos votos, sendo eleita para a função de Secretária do COMDEMA, a Gestora Ambiental Natália Horana e Silva e como presidente do COMDEMA o engenheiro Midson Cardoso, vencendo a disputa por maioria dos votos.

A proposta apresentada pelo novo presidente esta baseada na parceria do COMDEMA com a ASPA (Professores, Projetistas e Pesquisadores, agregados a alunos estagiários), com o intuito de facilitar a elaboração de estudos, projetos e pesquisas que facilitem as ações do COMDEMA e auxilie no desenvolvimento de projetos para a área ambiental na cidade, contribuindo também com as ações do poder público.

O novo presidente Midson Cardoso foi bastante conciso, em afirmar que, vai trabalhar dentro das diretrizes estatuarias do COMDEMA, cumprindo e fazendo cumprir as normas, diretrizes e Leis Ambientais, colocando Tucuruí no patamar de município que vai começar a doutrinar as regras do Meio Ambiente.
Afirmou ainda o presidente eleito, que vai realizar auditoria em todos os procedimentos ambientais, que tem obrigatoriamente o aval do COMDEMA, e que já foram instituídos, além de fiscalizar a aplicação dos recursos, que deveriam estar sendo investidos com ações de desenvolvimento do meio ambiente da cidade.

Após o encerramento da eleição, foi lavrada e assinada a ata pelos presentes, sendo realizado o registro em Cartório de Registos de Títulos e Documentos, para que passe a ter validade jurídica junto aos órgãos públicos de todas as camadas e esferas.

Na oportunidade, o Secretário de Meio Ambiente de Tucuruí André Fontana, foi obrigado a cumprir com as diretrizes legais, dando posse imediata ao presidente Midson Cardoso e a diretoria eleita.  


O novo presidente aproveitou para agradecer os votos dos seus companheiros de entidades classistas, afirmado, “obrigado a todas as lideranças aqui presentes, e que depositaram em mim o voto de confiança, contem comigo, sei do apoio e a da confiança depositada, saibam que estarei trabalhando para contribuir com o fortalecimento do COMDEMA, melhorando sua atuação, ajudando a conduzir o processo de possíveis reformas na legislação e acima de tudo, ajudando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente nas suas ações, não apenas fiscalizando, mas também agregando para que estas sejam feitas de forma sistêmica, sempre visando o desenvolvimento sustentável da nossa cidade e sua população”, finalizou o novo presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...