terça-feira, 9 de setembro de 2014

TJE: Encontro em Marabá garante diálogo


Juízes e diretores conversaram com presidente e secretários

A presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Luzia Nadja Guimarães, disse, nesta terça-feira, 9, no VI Encontro Regional da Magistratura do Pará, em Marabá, que o nivelamento de informações entre as comarcas e a administração do TJPA é fundamental para o sucesso do plano de gestão da instituição. Durante toda a manhã, ela conversou com juízes e diretores de secretaria de 25 comarcas integrantes das 10ª, 11ª, 12ª e 13ª Regiões Judiciárias, sediadas em Tucuruí, Marabá, Xinguara e Redenção.

Luzia Nadja reafirmou a prioridade de sua gestão com a melhoria do acesso à Justiça, com os investimentos em tecnologia da informação e com a priorização do 1º grau de jurisdição. Durante sua exposição, ela relacionou investimentos e parcerias que estão sendo feitos para melhorar a prestação dos serviços judiciários ao cidadão. Uma das medidas é a aquisição de um prédio para abrigar todos os juizados especiais, que atualmente funcionam em nove prédios diferentes.

No segundo dia do encontro regional, juízes e diretores também se reuniram com todos os secretários do TJPA, que responderam perguntas e encaminharam demandas que haviam sido sistematizadas em grupos de trabalho, no dia anterior. Participaram da mesa e dos debates a secretária de Planejamento, Coordenação e Finanças, Mariléia Sanches; o secretário de Administração, Igor Abdon; a secretária de Gestão de Pessoas,  Alice Loureiro; e o secretário de Informática, Ednaldo Correa. O “momento com os secretários” foi coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência do TJPA, João Batista Lopes do Nascimento.

Ainda nesta terça-feira, a corregedora do Interior, desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, fez um balanço dos resultados alcançados com mutirões correcionais e esclareceu dúvidas de juízes e diretores de fóruns. A desembargadora Diracy Nunes, coordenadora dos Juizados Especiais, expôs um quadro sobre os avanços da Justiça Itinerante e do fortalecimento dos Juizados Especiais, considerado por ela “a porta de entrada do cidadão no Judiciário”.

O evento, que ocorre no período de 8 a 11 de setembro, reúne, em Marabá, tem o objetivo de integrar comarcas e aproximar os gestores do Judiciário dos juízes e servidores. O encontro também serve para receber demandas e alinhar as ações ao planejamento estratégico 2015/2020. Os encontros anteriores reuniram comarcas integrantes dos Pólos Judiciários de Barcarena, Santarém, Paragominas, Região Metropolitana de Belém e Marajó.

Magistrados e diretores de secretaria participaram de oficinas de capacitação sobre temas como a “Importância do Trabalho dos Servidores para a Prestação Jurisdicional” e “Noções de Gestão”, bem como “Sistema Libra” e “Segurança”.

No VI Encontro, participarão ainda como palestrantes o professor José Lucas Neto, da Universidade Federal do Pará, que falará sobre Gestão Pública, e o juiz federal e professor Roberto Fragale, que abordará o tema Magistratura: uma profissão em mutação e os desafios para a sua formação.

Programação

08/09   
8h30 – Importância do trabalho dos servidores para a prestação jurisdicional

9h20- Noções de Gestão

10h20 – Oficina de preparação para o momento dos secretários

13h30 – Sistema Libra

17h – Momento de Segurança

09/09

9h20 – Diálogo com a presidente

11h35 – Momento da Corregedoria do interior

12h25 – Museu sobre Rodas

14h30 – Dinâmica de apresentação e integração dos participantes

15h15 – Juizados Especiais

16h30 – Patrimônio

17h – Painel de apresentação com perguntas e respostas, com base nos resultados da oficina dos diretores de secretaria
  
10/09

9h – Siga-doc e Central 0800

10h05 – Ponto Eletrônico

11h10 – Gestão Pública

14h30 – Linha do tempo do Planejamento Estratégico Nacional + Resultados parciais do PE interno

16h40 – Metas Nacionais

17h25 – Justiça em Números

14h30 – Vivência exitosa de Gestão de Secretarias (continuação)

18h – Projeto Padronização de Secretaria

11/09

8h - Vivência exitosa de secretaria

8h30 - Saúde dos Magistrados

9h35 - Momento da Imprensa

10h30 - Magistratura: uma Profissão em Mutação e os Desafios para sua Formação com o palestrante professor Roberto Fragale

12h Encerramento

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: João Vital e Marinalda Ribeiro

Foto: Ricardo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...