sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Usina de Belo Monte manteve em segredo veio de ouro, agora já sepultado sob concreto



Belo Monte "Quando analisamos as rochas escavadas do sítio Belo Monte, verificamos que várias delas continham traços de ouro. A partir daí, todo nosso esforço foi manter esse segredo, para evitar que Belo Monte se transformasse numa nova Serra Pelada."
Antônio Kelson Elias Filho, diretor de Construção da Norte Energia

O "verdadeiro segredo de Belo Monte" - a existência do ouro - foi revelado nesta quinta-feira (19), por Antônio Kelson Elias Filho, diretor de Construção da Norte Energia - detentora da concessão da hidrelétrica.

Não chega a ser surpresa que um veio do metal tenha sido descoberto na região da cidade paraense de Altamira, à beira da Transamazônica.

Afinal, a cerca de dez quilômetros de outro canteiro de Belo Monte, o do sítio de Pimental, começam os trabalhos para abrir a maior mina de ouro a céu aberto do Brasil, Belo Sun.

E Serra Pelada, o maior garimpo do país, fica a 400 km dali, em linha reta (o que, em território amazônico, pode ser considerado perto).
tesouro sepultado

Segundo Kelson, o veio até seria economicamente viável, se fosse avaliado de maneira isolada.

Como sua exploração implicaria adiar a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no entanto, a ideia foi abandonada.

"Não valia a pena. Fechamos o poço com concreto", afirma o diretor da Norte Energia.

Assim se sepultou, para sempre, o segredo de Belo Monte.

Kelson havia prometido "revelaria o verdadeiro segredo de Belo Monte" em setembro de 2012, durante visita à usina para a elaboração de uma  reportagem com o título "A Batalha de Belo Monte".


O segredo seria contado "se a reportagem resultasse equilibrada". Após o debate sobre a usina realizado em São Paulo,  Kelson, como é mais conhecido, cumpriu a promessa e revelou a segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...