sábado, 28 de dezembro de 2013

Publicado aviso do leilão das linhas de Belo Monte


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (27), o aviso de licitação referente ao leilão 11. Trata-se do leilão das linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Como noticiado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, no dia 19, a publicação do edital estava marcado para esta sexta-feira. A licitação está programada para 7 de fevereiro.

De acordo com a Aneel, será a primeira vez que o País construirá uma linha de transmissão de 800 kilovolts (kV) com corrente contínua. A linha terá extensão de 2,1 mil quilômetros e capacidade para transmitir 4 mil megawatts (MW). A linha exigirá 4,5 mil torres. Segundo a Aneel, serão necessárias 134 mil toneladas de aço. A linha deverá ser entregue em janeiro de 2018 data em que o Consórcio Norte Energia, responsável pela construção de Belo Monte, deve pôr a 12ª turbina em operação, o que a torna indispensável para o escoamento da energia.

A sistemática deste leilão será diferente da prática que é comumente adotada pela Aneel. A licitação será feita em duas etapas. Na primeira, a tentativa será a de leiloar um único lote chamado de AB, composto por duas subestações conversoras e pelas linhas de transmissão. Se não houver proponentes para o lote único, terá início a segunda etapa do leilão, em que serão oferecidos o lote A, composto pelas subestações e, em seguida, o B, formado pelas linhas de transmissão. As subestações serão construídas no Pará e em Minas Gerais. As linhas passarão por Pará, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.


Se o lote AB for licitado, o prazo para entrega das obras será de 46 meses. Se forem leiloados em separado, o prazo será de 44 meses para o lote B, para que sejam feitos testes de funcionamento das linhas e das subestações conversoras. O lote A permanece com 46 meses. O edital está disponível para consulta na internet, no site da Aneel. A inscrição (on-line) para participação no leilão será realizada no período de 4 a 5 de fevereiro. A sessão pública do leilão será realizada no dia 7 de fevereiro, na BM&FBovespa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...