quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Prefeitura de Tucuruí cumpre com calendário de pagamentos de salários e Sintepp volta atrás e cancela greve geral


Sintepp volta atrás e cancela greve geral

Após a provocação pelo SINTEPP e SINSMUT do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça, em Tucuruí, foi realizada uma reunião com a presença do representante da Prefeitura de Tucuruí, que na oportunidade apresentou a proposta de um calendário de pagamentos dos salários de novembro, dezembro e o 13º salário. Sendo importante esclarecer que até a data da reunião não existia nenhum funcionário com atraso de pagamentos de seus salários.

Mesmo após a reunião coordenada pelo MPE, em Tucuruí. O prefeito Artur Brito convidou a direção do Sintepp e logo após a diretoria do Sinsmut, e, em reunião, comprometeu-se a realizar o pagamento dos salários dos servidores efetivos até o 5º dia útil do mês subsequente, determinando ainda, que a Secretaria de Administração começasse a realizar os créditos dos salários a partir do último dia 5/12. Solicitando dos professores o bom senso, e que analisassem a situação que atravessa as prefeituras de todo o estado, que sofrem com a diminuição na arrecadação, para que os alunos não fossem sacrificados neste período de avaliações finais escolares.

Mesmo a Prefeitura de Tucuruí tendo cumprido efetivamente com o pagamento de todos os servidores efetivos da municipalidade dentro dos dias 5 a 7/12, restando creditar os salários dos servidores temporários, em função a demora no repasse de verbas federais, que foram creditadas no dia 10/12 e automaticamente o prefeito Artur Brito determinou que fossem realizados os pagamentos dos salários dos servidores contratados, nesta terça-feira (11/12).

Como as avalições finais dos alunos da rede municipal de ensino, tiveram início no último dia 04/12, os professores iniciaram uma “greve branca”, não aplicando as provas, e consequentemente, nesta segunda-feira (10/12), suspenderam a aplicação das provas até que os salários dos contratados fossem pagos pela Prefeitura.

O Sintepp, ao observar que a prefeitura novamente cumpriu com o compromisso assumido, pagando em sua totalidade os salários dos servidores, não restou o que fazer, a não ser cancelar a greve e retomar as atividades escolares, com a aplicação das provas aos alunos da rede municipal de ensino.

É fato, que dentro das rodadas de negociações, o município de Tucuruí comprometeu-se a dar início no pagamento do 13º salário, a partir do próximo dia 20/12, sendo informado em nota pelo Sintepp/Tucuruí, que a categoria deverá se reunir no dia próximo dia 19/12, e ficar em alerta com a previsão de nova deflagração de greve. 

Infelizmente, quem está saindo lesado neste imbróglio, são os estudantes e seus familiares, que aguardam ansiosos pela conclusão do ano letivo, com suas avaliações finais, para poderem gozar suas merecidas férias, e estão sendo utilizados como “massa de manobra”, ficando fragilizados na realização de suas provas, e o sindicato está utilizando deste expediente para cobrar da prefeitura a celeridade dos pagamentos, que dentro do acordo celebrado, já estão com as datas previstas para os pagamentos, estando sendo cumpridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...