Câmara de Tucuruí: Vereadores vão analisar Projeto de Lei de autoria de Sancler Ferreira que visa à cobrança de diárias de motocicletas e veículos no pátio de retenção da CTTUC
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Mais um Projeto de Lei “bombástico”
de autoria do prefeito Sancler Ferreira deverá ser analisado e votado na manhã desta
terça-feira (23) pelos parlamentares tucuruienses, desta vez, Sancler quer
aumentar a arrecadação do município, com a cobrança de taxa de permanência diária
de motocicletas e veículos apreendidos pela Companhia de Trânsito de Tucuruí –
CTTUC, em seu pátio de retenção.
Segundo o Projeto de Lei de
Sancler Ferreira, a quantidade de veículos que se encontram no pátio causa
transtornos e o aumento do custo dos serviços, com isso, e necessário que o
poder legislativo crie uma taxa de permanência diária destes veículos a serem
recolhidos pelos usuários no ato de sua retirada.
Trocando em miúdo, Sancler Ferreira
quer onerar ainda mais o bolso do contribuinte, com isso, tentando aumentar a arrecadação
da Prefeitura de Tucuruí, que está muito bem com muito dinheiro em caixa, sendo
a 5ª maior arrecadação do estado, com quase R$ 20 milhões ao mês, e um
orçamento que ultrapassa os R$ 320 milhões no ano de 2016.
Conseguindo aniquilar de uma
vez por todas as pretensões dos 13 vereadores de concorrerem à suas reeleições aquela
casa de leis, sendo um projeto impopular que só vem trazer transtornos aos munícipes.
O fato é que Sancler Ferreira
instalou a CTTUC no prédio onde serviu de seu comitê eleitoral, pagando um pomposo
aluguel, e tenta de todas as maneiras fazer caixa para custear estes valores,
mas com esta cobrança, estará colocando a população de encontro aos vereadores
e ao novo diretor da CTTUC Charles Simões.
Denúncias – O vereador Deley Santos
denunciou na sessão do último dia 16, que existe uma ‘máfia na CTTUC’, onde os
agentes cobram até R$ 500,00 no ato da liberação de motos irregulares.
Deley foi mais adiante, e
disse que há também um esquema de beneficiamento da empresa de guinchos “Auto
Kar” que e de familiares do atual secretário de obas Marcio Hiroshi, que
arrecadam semanalmente um montante absurdo de taxas de guincho, sendo cobrado
por cada moto valores de R$165,00, “cada caminhão em um final de semana recolhe
cerca de 50 motos, para onde vão estes valores?”.
Os vereadores em quase sua totalidade
também foram contundentes em apoiarem a denúncia, haja vista, a população
atravessa uma recessão de emprego e a cidade atravessa uma crise econômica, mas
a CTTUC através dos recolhimentos destes guinchos, esta fazendo uma máquina de dinheiro.
E o que é pior, mesmo as motos
estando irregulares, após o pagamento das taxas na Auto Kar, o proprietário
pode retirar o veículo, sem nenhum embaraço.
Na verdade voltando ao Projeto
de Lei de Sancler Ferreira, da cobrança de taxa de permanência (diária) dos veículos
no pátio de retenção da CTTUC, este projeto, é em todo o seu conteúdo inconstitucional,
haja vista, não ser a Companhia autorizada a regularizar os veículos, e sim o
Detran/Pará, sendo o único órgão a ter poder de retenção dos veículos
irregulares, com isso, cabe aos vereadores tomarem uma posição que assegure a transparência
e o direito aos que os vereadores representam.
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