quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Procon inaugurado por ordem judicial em Tucuruí

Procon inicia suas atividades em sede provisória após decisão judicial

Procon Municipal foi instalado em 1999 pelo ex-prefeito Claudio Furman e posteriormente extinto 
Sala de recepção do Procon 
Ainda com precariedades o Procon inicia suas atividades

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles

Através de Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público do Estado (MPE), pela Promotora Titular de Justiça de Tucuruí Francisca Suênia Fernandes de Sá, que requereu liminar de antecipação parcial dos efeitos de tutela contra a Prefeitura Municipal de Tucuruí, na pessoa do prefeito Sancler Ferreira, para a construção e instalação do Procon Municipal.       

Segundo a Promotora Francisca Suênia, a implantação do Procon, na cidade de Tucuruí é evidente devido a grande demanda de reclamações junto a Defensoria Pública e no Ministério Público (MP), para solucionar questões referentes à defesa do consumidor, “uma cidade do porte de Tucuruí, com um comércio amplo e crescente, mas que não possui um órgão municipal de defesa do consumidor é muito grave, porque reflete uma incompreensível resistência em progredir em tão importante aspecto de exercício pleno de cidadania, além de se configurar em descumprimento de princípio constitucional fundamental”.

Desde 2009, o MP havia expedido recomendação ao município de Tucuruí, para que providenciasse a criação do Procon Municipal, há época dando o prazo de 60 dias. O que nunca foi cumprido antes a Ação Judicial.

No pedido de liminar, o MP requereu que fosse instalada, no prazo máximo de 30 dias, estrutura provisória para atuação do órgão de defesa do consumidor Procon, em local de fácil acesso e com atendimento ao público cotidiano nos dois turnos. E que estrutura própria fosse providenciada para a instalação em definitivo do órgão de defesa do consumidor em Tucuruí. Na Ação o MP observou que o não cumprimento da determinação judicial através do prefeito Sancler Ferreira acarretaria cobrança diária de multa pelo descumprimento da decisão, no valor de R$ 10 mil, e que os valores fossem convertidos ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Após analisar a Ação Civil Pública, o eminente juiz de direito da 1ª Vara Civil de Tucuruí Thiago Cendes Escórcio, em seu despacho, concedeu liminar em favor do MP, determinando a Prefeitura Municipal, a instalação provisória do Procon Municipal no prazo de 30 dias, esclarecendo que se tratando de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Pará em face do não cumprimento pelo Município de Tucuruí do cumprimento da recomendação datada de 2009 para a instalação do Procon no âmbito da cidade.

Com a concessão da liminar judicial datada de 16 de outubro, a prefeitura de Tucuruí, acelerou a instalação do Procon de Tucuruí que já vinha sendo “empurrado com a barriga”, desde o mês de abril de 2012, quando da assinatura do termo de Convênio de cessão de espaço físico entre a Prefeitura e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, secção de Tucuruí.

Inauguração - No início da noite desta quinta-feira (7), a Prefeitura de Tucuruí, através da vice-prefeita Henilda Dias de Miranda, em cumprimento a ordem judicial, vai inaugurar o espaço para atendimento aos consumidores que necessitam dos serviços de atendimento do Procon, com a instalação de um espaço na sede da OAB de Tucuruí, localizado na Av. 7 de Setembro.

Dezenas de autoridades estarão presentes a solenidade, e terão a oportunidade de observarem, que mesmo com todas as carências estruturais, a população poderá ter acesso a um importante órgão de defesa ao consumidor.

No evento assumirá a coordenação do Procon de Tucuruí o advogado Henrique Bonna Brandão Mousinho Neto, que encontrará muitas barreiras e dificuldades para a gestão do órgão, mas graças a sua atuação e sua competência, deverá desenvolver juntamente com sua equipe de ação um excelente trabalho em defesa da população de Tucuruí e Região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...