quarta-feira, 24 de abril de 2013

Polidorio Vieira morre aos 85 anos após atropelamento



Polidorio Vieira morre aos 85 anos



WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles  / Jhonatan Baia /  Divulgação

No final da tarde desta terça-feira 23, no cruzamento da Rua Santo Antônio com a Rua Lauro Sodré, foi o cenário de um acidente lamentável, que deixou a população enlutada pela perda repentina de uma personalidade ilustre e conceituada do seio da sociedade tucuruiense Polidorio Vieira de 85 anos.
O fato ocorreu, no final da tarde desta terça-feira 23, como de costume o idoso Polidorio Vieira, sempre saia naquele horário para dar um passeio, e sempre atravessa a faixa de pedestre da Rua Santo Antônio até a barraca de lanche, foi quando ao passar pela faixa de pedestre, foi surpreendido por um veículo de marca Gol, que descia em alta velocidade da Rua Lauro Sodré, realizando a conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Santo Antônio (local das escadarias de Tucuruí), em função da imprudência do motorista do carro que não parou no cruzamento para verificar o fluxo de veículos ou de pedestres, realizou a conversão em alta velocidade e colheu de frente o idoso, no momento que passava na faixa de pedestre, o impacto foi tão forte que seu Polidorio foi projetado a mais de 10 metros à frente.
Ronildo Rodrigues Costa foi o motorista que atropelou e matou o idoso 
Após o atropelamento o elemento Ronildo Rodrigues Costa de 53 anos, conhecido pela acunha de “Pantera”, que aparentava estar em alto estado de embriagues, fugiu do local do acidente omitindo-se do socorro ao idoso.
Mas, graças à ação de dois mototaxistas, que perseguiram o infrator em sua fuga, já no bairro do Jardim Paraíso, o meliante tentou se esconder da perseguição popular e da polícia em sua casa. Com a chegada da guarnição da Polícia Militar ao local, o elemento vulgo “Pantera”, foi preso e levado a Seccional de Tucuruí, juntamente com o veículo causador do acidente, onde foi apresentado ao delegado plantonista, que tomou todas as medidas necessárias para que o infrator responda pelos seus atos que culminou com a morte do idoso. Ronildo Rodrigues Costa, dirigia o veículo sem ser habilitado e o carro está dede 2007 com atraso de licenciamento. 
Por volta das 23:30 h, a equipe do Hospital Regional de Tucuruí, infelizmente informou a família que o idoso não suportou aos inúmeros ferimentos que sofreu com o atropelamento, seu Polidorio Vieira, teve múltiplas fraturas e afundamento na face, criando um coágulo no cérebro, além de fratura na perna e braço,  levando o idoso a óbito, seu corpo foi levado para autópsia no IML, o velório esta ocorrendo na residência onde morava na esquina da Rua Santo Antônio com a Rua Lauro Sodré e seu féretro foi sepultado as 16 h desta quarta-feira 24 no cemitério Jardim da Saudade em Tucuruí.
É fato, que aquele ponto da cidade e marcado por um total descontrole por parte dos órgãos de fiscalização do trânsito de nossa cidade, aqui ninguém esta colocando a culpa nos administradores ou na gestão municipal, mas, lembramos que no segundo semestre de 2009 a Prefeitura de Tucuruí através da CTTUC, realizou a aquisição de semáforos para pontos críticos da cidade e este cruzamento em questão foi agraciado com sua instalação, em atendimento aos diversos pedidos da sociedade organizada, com sua instalação houve a diminuição acentuada do número de colisões e atropelamentos naquele cruzamento, mas, como tudo que é bom dura pouco em nossa cidade, em função do Carnaval, o semáforo no mês de fevereiro de 2011, foi afastado para a lateral para não atrapalhar o evento, e naquele mesmo período foi retirado do cruzamento e levado para o depósito da Companhia de Trânsito, com a desculpa de que estava com defeito.
Como solução paliativa até o retorno do semáforo, foi instalada no cruzamento da Rua Lauro Sodré uma placa de sinalização com mais ou menos um metro quadrado de tamanho, com um PARE impossível de não ser notado, para evitar que os condutores cruzassem a Rua Santo Antônio sem garantir a parada para a preferencial.
Mas, passado mais de dois anos sem o retorno do semáforo, que durante o período que funcionou, garantiu a educação dos condutores que aguardavam os pedestres que sempre usavam a faixa para atravessar as vias, principalmente porque no local tem uma Igreja.
Há poucos dias, nova mudança na preferencial da Rua Lauro Sodré no cruzamento com a Rua Santo Antônio, foi realizada, saindo à obrigatoriedade da parada no cruzamento com a Rua Lauro Sodré, sendo instalada uma placa que mais parece um outdoor em frente à Igreja Assembleia de Deus, determinando a obrigatoriedade da parada para a preferencial dos veículos que descem a Rua Lauro Sodré.
Mas, nunca em nenhum meio de comunicação foi feita uma campanha de educação e orientação aos condutores e a população usuária do sistema de trânsito de Tucuruí, são fatos como estes de comprovado descaso e de falta de conhecimento técnico, que causam situações de acidentes que culminam com a perda de vidas em nossa cidade, como ocorreu com a morte do idoso Polidorio Vieira.
É importante que os nosso vereadores e o MP sejam acionados, e tomem uma posição para o ordenamento urgente de nosso trânsito, pois não e apenas com a expedição de multas que se garante um trânsito seguro e de paz.


Um comentário:

  1. Na verdade para nosso gestor municipal é mais importante 4 ou 5 dias de carnaval do que os 360 que resta do ano inteiro, pois tira semáforo dos lugares pra dar prioridade a carnaval,isso é um tapa na cara dos cidadãos tucuruiense, mais devemos lembrar que no próximo ano querem aparecer Deputados novos, pois é a vez de lembrarmos de nosso lindo bairro do palmares, I_II, getat, Cohab, santa Monica, e outros bairros de nossa cidade tucuruiense, que esta um brinco, segundo as reportagens que passa na tv . mais vamos da uma volta nos bairros de nossa cidade, pra ver como esta.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...