terça-feira, 30 de abril de 2013

Estudantes fecham ruas, e exigem obras e o retorno do diretor

































WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles / Jhonnatan Baia
Durante toda a manhã da última segunda-feira (29), centenas de estudantes da Escola Municipal Dulcimar Brito, localizada no bairro do Mangal em Tucuruí, sudeste paraense, realizaram manifestação na porta da Secretaria Municipal de Educação de Tucuruí - Semed, culminando com o fechamento das vias de acesso das Ruas Santo Antônio e Siqueira Campos exigindo a conclusão das obras da escola e o retorno do diretor exonerado.
Os manifestantes exigiram uma posição urgente da secretária de educação Marivani Ferreira, com respeito às obras de reforma da escola que já se estendem a mais de três anos, e nunca foram concluídas, passando a obra por quatro empresas e nenhuma finalizou a obra. A reforma na escola municipal de Ensino Fundamental Dulcimar Mesquita Brito Botelho foi iniciada em outubro de 2011 e até hoje não foram concluídas, segundo os professores, por falta de pagamento.
A obra orçada em R$ 527.816,39, passou de mão em mão em função da falta de pagamentos pela prefeitura a empresa contratada.
Os estudantes reclamam que são obrigados a estudar em salas sem piso adequado, e na grande maioria, sem forro. Falta ainda concluir o sistema elétrico e parte do hidráulico e os banheiros e demais áreas de serviço ainda estão inacabadas. Na caixa d’água foram encontrados animais mortos, contaminando a água que era servida ao consumo dos alunos nas torneiras e bebedouros.
Em 2012, os vereadores da bancada de oposição ao prefeito Sancler Ferreira, chegaram a denunciar que a empresa L. S. Fundações e Construções LTDA, que teve seu contrato revogado, estaria recebendo os recursos dos cofres municipais através de outra obra – construção da quadra coberta da escola municipal de ensino fundamental Odinéia Leite Caminha.
Os recursos são oriundos do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE/PAC II, no valor de R$ 447.592,55.
Desde a semana passada, diversas manifestações foram realizadas, culminando com a suspensão das aulas na escola, até que fosse resolvido o imbróglio, inclusive os vereadores de Tucuruí realizaram uma visita à escola e intermediaram uma reunião com a secretaria de educação Marivani Ferreira, que pediu o prazo de uma semana para que a escola tivesse condições de ser reaberta.
Mas na última segunda-feira o prazo esgotou-se, e, em retaliação ao movimento que luta pelas melhorias na escola, que tem o apoio da Associação dos Moradores do Mangal e graças ao bom senso do diretor José Rodrigues Medeiros Filho, que ao verificar as inúmeras situações que estavam ocorrendo na estrutura física da escola, resolveu suspender as aulas até que houvesse uma solução.
Em contra partida a ação do diretor a Semed, em retaliação a decisão do diretor José Rodrigues Medeiros Filho, resolveu exonerar o diretor do cargo, sem observar que foi através dele, ao assumir o colégio, que a escola se transformou em referência do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB no município.
Os manifestantes da Associação dos Moradores do Mangal e alunos apresentaram um abaixo-assinado com mais de 1.500 assinaturas, que exigem a reintegração imediata do diretor ao cargo.
Ao final a secretária Marivani Ferreira, pediu novo prazo para a conclusão das obras, e com referência ao retorno do diretor nenhuma decisão foi anunciada após o recebimento do abaixo-assinado.
Os manifestantes prometem que, se as obras não forem finalizadas em caráter de urgência e o diretor não retornar a escola, os alunos juntamente com a Associação dos Moradores do Bairro do Mangal farão inúmeras manifestações contra a secretária Marivane Ferreira no prédio da Semed e depois contra o prefeito Sancler Ferreira em seu gabinete.

Um comentário:

  1. Tem os dois lado d moeda jogar aluno na rua muitos sem saber o que ta acontesendo pois o diretor e encopetente recolhendo asinaturas d menores sera q ele vem a vereador nas procimas eleicoes !!!!!!!! ele tem q ser mesmo exonerado pois um diretor q deixa aluno tomar agua sabendo q na caixa d agua tem ponbo morto isso e inconpetencia d direcao ##1#1

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...