terça-feira, 2 de abril de 2013

Desmontado golpe do empréstimo consignado

 Raimundo José Calixto Picanço preso em flagrante por contrair empréstimos consignados em nome de aposentados do INSS
Documentos falsificados para a contratação de empréstimo consignado


WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
Após muitas diligências e um grande período de investigação, caiu na malha da Polícia Civil na manhã do último dia 1º de abril o nacional Raimundo José Calixto Picanço, considerado um dos maiores estelionatários desta prática de empréstimos consignados do Estado do Pará. Raimundo José Calixto Picanço estava sendo procurado pela polícia pela prática do "golpe do empréstimo consignado".
O meliante Raimundo José Calixto Picanço foi preso com a “boca na botija”, quando saía da agência bancária Itau na cidade, onde tentou sacar o valor de R$ 6.500,00, que só não chegou a ser concretizado, graças à ação imediata da Polícia Civil que comunicou a gerência do banco para realizar o bloqueio do valor por ser produto de estelionato.
Ao receber a ordem de prisão em flagrante pelos investigadores da Polícia Civil e a equipe da Policia Militar, o estelionatário Raimundo José Calixto Picanço ainda chegou a sorrir e brincar falando “esta bem valeu a brincadeira do dia da mentira, mais deixa eu ir embora trabalhar”.
Pensando que era pegadinha, o estelionatário Calixto, esta bem guardado atrás das grades da Seccional de Tucuruí, aguardando mais vítimas dos golpes e sua transferência para uma cela na casa de detenção após decisão judicial.
Segundo informações do delegado Bel. Jivago Ferreira que presidiu a investigação, Raimundo José Calixto Picanço, usava o artificio da falsificação de documentos de identidade, comprovantes de residência e outros necessários para a aquisição de empréstimos consignados para aposentados, no seu rosário de crimes contra os aposentados o meliante já levantou mais de R$ 50 mil.
O meliante dirigia-se a agências bancárias e passando-se pelo titular da conta de aposentadoria, ele contratava os empréstimos, sacava o dinheiro e quem pagava o debito eram os idosos aposentados mensalmente em suas contas.
Raimundo José Calixto Picanço, já conseguiu enganar centenas de idosos em diferentes municípios do estado, lesando não somente os aposentados como as próprias empresas que realizavam a consignação. 
Com ele foi encontrado uma farto arquivo com dados bancários de aposentados, para aplicar inúmeros outros golpes em Tucuruí e Região.
O delegado Jivago, afirmou que todos os procedimentos já foram adotados e que o criminoso vai responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, cujas penas somadas podem lhe render até 16 anos de reclusão.
A delegada Márcia Goreti, superintendente regional da Polícia Civil, afirmou que as investigações continuarão com a intenção de identificar os demais integrantes da quadrilha e outras vitímas do meliante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...