domingo, 14 de abril de 2013

O último adeus a “Seu Baia”, pioneiro do Sindicato da Construção Civil de Tucuruí


Manoel de Freitas Baia “Seu Baia”, teve sua vida entrelaçada na construção de uma Tucuruí próspera 

WELLINGTON HUGLES

De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
Morreu na noite da última sexta-feira (12) em Belém, o ex-presidente e fundador do Sindicato da Construção Civil de Tucuruí Manoel de Freitas Baia, conhecido popularmente como “Seu Baia”.
Manoel de Freitas Baia tinha completado 81 anos de idade, destes 60 anos de matrimônio com a esposa Dalvina Gomes Meireles, conhecida como "Manduquinha Baia".
“Seu Baia” patriarca da família, sempre viveu espalhando alegria com todos a seu redor, segundo os familiares e vizinhos, ele nunca deixava “a bola cair”, sempre animado e com um sorriso no rosto, passava um bom tempo contando piadas e fazendo a diversão dos netos e de todos que estavam a sua volta.
Nos últimos meses, “Seu Baia” foi acometido de uma anemia profunda, porém, nos dois últimos dias ele sofreu uma piora, sendo levado as presas à Belém, e internado no Pronto Socorro Municipal de Belém , localizado na Travessa da 14 de Março.
Mesmo com toda a assistência médica dispensada a “Seu Baia”, por volta das 21 h da última sexta-feira (12), a doença não lhe deu trégua, chegando a óbito para a tristeza e desespero de todos os seus familiares.
A vida de Manoel de Freitas Baia, conhecido carinhosamente por todos os moradores da cidade de Tucuruí como “Seu Baia”, é entrelaçada, a muitos fatos importantes na história da cidade, que são lembrados, desde a fundação do Sindicato da Construção Civil, realizada por “Seu Baia” e outros companheiros que tinham como meta assegurar os direitos aos seus associados, e que também teve uma parcela de contribuição importantíssima para a garantia do suporte necessário para a construção da maior hidrelétrica genuinamente brasileira a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, juntamente com as Eclusas do Rio Tocantins, sendo um marco histórico nos 65 anos de criação do município de Tucuruí.
O corpo de Manoel de Freitas Baia foi transladado de Belém para Tucuruí, e seu velório ocorreu desde o final da tarde do sábado (13) na Rua Deodoro de Mendonça na Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida no bairro do Morro da Matinha, seu féretro foi sepultado ás 16 h deste domingo (14), no Cemitério "Jardim da Saudade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...