segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O “Tostão contra o Milhão” leva a vitória a Chapa 1 no Conselho Tutelar de Tucuruí

Os eleitos da Chapa 1: Wanderley Dourado, Alfredinho do Fluvial, Jonas Campos “Bom Samaritano”, Raimunda Jansey e Helen Carla

Após uma campanha bastante movimentada onde disputavam 3 chapas a coordenação do Conselho Tutelar de Tucuruí, durante dois meses os candidatos visitaram os bairros da cidade conscientizando os eleitores e mostrando os seus planos de atuação em sua gestão.

Em um domingo ensolarado que concidentemente culminou com o fim das férias escolares, aconteceu a eleição para a nova coordenação do Conselho Tutelar de Tucuruí, uma eleição que passou por muitos impasses jurídicos, mais finalmente marcada para o último dia 31 de julho, onde 4.148 eleitores do município procuraram as urnas para depositar seu voto de confiança em uma das 3 chapas que disputavam o pleito.

Com muitas deficiências apresentadas pela coordenação da eleição, tais como na maioria das escolas onde a votação teria início as 8:00 h, as urnas chegaram com muito atraso, com isso um grande numero de eleitores desistiram de votar até porque estava com seu domingo de férias comprometido com seu divertimento.

Com isso eliminando uma grande quantidade de eleitores que devido a não obrigatoriedade abriram mão de seu direito na escolha da coordenação do Conselho Tutelar.

As 3 chapas que disputaram a eleição tinham características bastante diferenciadas, a chapa 1 formada por lideranças da área esportiva e comunitária, contava com o apoio de um grande numero de entidades representativas de classe e de um grupo de amigos, que com muitas dificuldades conseguiram garantir a mínima estrutura para a campanha e principalmente no dia da eleição se colocaram a disposição com seus carros para o transporte de eleitores em diversos bairros do município.

A chapa 2 que foi oficializada como a chapa com o apoio do gestor municipal teve uma grandiosa estrutura, carros alugados durante a campanha e para o transporte de eleitores na eleição, mídia na televisão e rádio e inclusive veículos oficiais da PMT no dia da eleição a disposição para o transporte de eleitores em toda a cidade.

A chapa 3 com lideranças comunitárias e com o apoio da classe dos moto taxistas da Simotu, teve uma campanha bastante balizada e que levou a uma votação expressiva.

Com o slogan “o tostão contra o milhão”, a chapa 1 se sagrou vencedora, com 1.544 votos, contra 1.525 votos obtidos pela chapa 2 e 1.079 votos para a chapa 3. Votos brancos 28 e 19 votos nulos totalizando 4.148, pela primeira vez em eleição de entidade de classe o numero de cédulas apuradas foi o mesmo do numero de assinaturas dos eleitores.

A diferença da vencedora para a segunda colocada foi de apenas 19 votos mostrando que novamente o poder público municipal não esta de bem com a população, pois esta já é a 6 eleição onde a administração municipal apoia uma chapa e é derrotada com toda a estrutura que o poder público consegue disponibilizar aos seus asseclas.

A primeira eleição onde se iniciou a saga de derrotas de chapas com o apoio do poder executivo foi na eleição para a presidência da Associação de Moradores do Getat, logo após foi à eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Tucuruí, em seguida a eleição para a direção da Liga Esportiva Municipal de Tucuruí. Outra eleição onde a chapa com o apoio do gestor municipal não emplacou foi na Colônia de Pescadores, e logo após na Asert e neste último domingo na eleição para a Coordenação do Conselho Tutelar.

Só não houve uma derrota na Associação de Moradores do Colorado por que a urna da eleição foi sequestrada antes do fim da eleição, e até os dias atuais ninguém sabe quando será realizada uma nova eleição.

Mais uma vez será realizada uma prova de popularidade da administração municipal onde acontecerá no próximo domingo (7), a eleição para a direção da Associação de Moradores do bairro Beira Rio, e lá como sempre o prefeito já tem seu candidato próprio o atual presidente “Pato”.

Momento da apuração coordenada pelo promotor público de Tucuruí

Comemoração dos amigos que levaram a chapa 1 a vitória final com o apoio da população de Tucuruí

2 comentários:

  1. A DEMOCRÁCIA SE CONSTROEM ASSIM COM MUITO TRABALHO...
    PARABÉNS A TODOS OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES.

    ResponderExcluir
  2. So gostaria de saber o nome do pai de Wanderley pois meu marido tem um irmão com este nome porem as maes sao diferentes e eu queria encontra-lo para ele
    Meu email
    fnvd@bol.com.br
    Fernanda

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...