sexta-feira, 29 de julho de 2011

Estreia filme sobre Cabanagem

Longa de Paulo Miranda estreia amanhã em Barcarena,

cidade onde nasceu Batista Campos

Inspirado na Revolução Cabana, o filme "O cônego - Senderos da cabanagem" será lançado amanhã (30), no ginásio de esportes de Barcarena, às 19h. O longa-metragem, escrito e dirigido pelo cineasta Paulo Miranda conta a trajetória de Batista Campos, personagem importante na Cabanagem.

Filme baseado na Revolução Cabana ocorrida na província do Grão-Pará em 1835. Uma produção do Projeto Cinescola da Escola Estadual Temístocles Araújo, em Belém do Pará, dirigido pelo prof. Sebastião Pereira e que teve como elenco alunos e convidados.

"O cônego - Senderos da cabanagem" é uma ficção inspirada em fatos históricos, cuja trama tem por base a experiência vivida pelo cônego paraense Batista Campos em um período anterior da revolução cabana, que teve seu desfecho em 7 de janeiro de 1835, com a tomada de Belém.

Gravado no município de Barcarena, o longa tem mais de duas horas de duração e narra todo o percurso de Batista Campos até o Acará, onde havia a maior concentração cabana. De acordo com o cineasta Paulo Miranda o filme é uma obra de ficção, mas tem como cenário um evento histórico. "O trabalho de realização do filme se iniciou em 2006. A partir desse ano iniciamos todo um trabalho de produção. Nós gravamos em várias locações no município, porém duas foram em pontos históricos muito importantes, como no sítio de Nossa Senhora do Tempo, em que na época da cabanagem funcionava como um hospital; e a igreja do Conde, que data de 1612, em que o altar é barroco, fazendo um local muito especial", detalha.

A história de Batista Campos em 'O Cônego – Senderos da Cabanagem'

Ainda faltam quase duas semanas, mas quem já estiver pensando no que fazer ou para onde ir no último final de semana de julho vai a dica. Nos próximos dias 29 e 30 será lançado, no Clube Paroquial e no Ginásio Municipal de Barcarena, o longa-metragem digital O Cônego – Senderos da Cabanagem (ficção/124 min/Barcarena/2011).

Com roteiro escrito e dirigido pelo cineasta Paulo Miranda, o filme não tem a pretensão de contar a história do movimento cabano, mas é inspirado em fatos históricos da Cabanagem, centrados na trajetória de uma de suas mais influentes lideranças, o Cônego Batista Campos, o homem místico, militante político e intelectual a serviço da gente mais simples do Grão-Pará.

Embora tenha seu nome emprestado a uma das praças mais importantes de Belém, Batista Campos é ainda um ilustre desconhecido até mesmo entre os estudantes. Destacou-se na luta contra os portugueses, obtendo prestígio entre a massa miserável que habitava as choupanas à beira dos rios, os chamados cabanos.

A mais importante revolta popular da Regência, porém, durou pouco para as camadas populares que lutaram por ela. Batista Campos acabou sendo marginalizado pelo governo provisório instalado.

Traído, o povo se revoltou, exigindo a participação de seus lideres no novo governo, mas a resposta do poder central foi desastrosa e violenta. A repressão acabou por prender Batista Campos e fuzilar nativos e trezentos prisioneiros detidos no porão do navio Brigue Palhaço.

Realizado por meio do Projeto Filma Pará, uma ação cultural que, em Barcarena, integrou a prefeitura municipal, empresariado e comunidade local, a produção envolveu 30 pessoas entre técnicos e produtores, além de cerca de 60 atores, selecionados e capacitados pelo coletivo da Lux_Amazônia, no próprio município de Barcarena.

O Paulo Miranda também já produziu e dirigiu os filmes Ajuê São Benedito (ficção - 76min – Gurupá – 2004) e o Ajuntador de Cacos-(documentário – 56 – Marajó - 2011), este último lançado recentemente em Belém.
Ficha técnica - Roteiro e direção: Paulo Miranda/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/ Direção de Arte: Raimundo Matos - Sandro Miranda/ Direção de Produção: Ane Viana - Eliene Ribeiro/ Produção Executiva: Minorose Batista - Wellington Lucas - Rutinéa Miranda / Produção: Lux Amazônia Produções Cinematográficas:

“Cônego Batista Campos – Senderos da Cabanagem”.
Coquetel de pré-lançamento para convidados
Data: 29 de Julho

Horário: 19h

Local: Clube Paroquial de Barcarena

No dia 30 a programação é aberta ao público, no Ginásio de Esportes do município, também às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...