Apartir desta quinta-feira (25), os 24,6 milhões beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) poderão ter acesso à metade do 13º salário, a qual será depositada entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro. Ano passado, a antecipação representou a injeção de R$ 9 bilhões na economia dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Será a sexta vez que Previdência Social paga com antecedência à gratificação.
A maioria dos aposentados e pensionistas receberá metade do valor do benefício, exceto quem passou a receber o benefício depois de janeiro, os quais terão acesso ao valor proporcional do 13º. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem 50% da gratificação, uma vez que esse benefício é temporário e o INSS calcula a antecipação proporcional ao período que está sendo recebido.
Segundo o INSS, não têm direito ao 13º salário quem recebe benefícios de amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário