segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prefeitura de Tucuruí no alvo do CGU

DEVASSA - A força tarefa criada pela Controladoria Geral da União, Ministério Público e Polícia Federal promete intensificar as ações em municípios do sul e sudeste paraense. A meta principal da CGU é o combate a improbidades administrativas e desvios de verbas públicas, destinadas às políticas públicas de educação, saúde, assistência social etc, assim como licitações fraudulentas, cujo objetivo é o enriquecimento ilícito de servidores públicos e empresas particulares.

A CGU já sorteou vários municípios paraenses que tiveram as contas de recursos federais auditadas, sendo que na maioria foram detectadas irregularidades de natureza grave. Na última quarta-feira, 24, o prefeito de Vitória do Xingu, Liberalino Ribeiro Neto (PTB), e seu pai, o ex-prefeito de Marechal Deodoro, foram presos por fraudes que envolveram R$ 17 milhões em recursos federais transferidos a Vitória do Xingu para aplicação em programas de saúde, educação e assistência social. Foram presos também os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças de Vitória do Xingu. Também foi realizada a busca e apreensão de documentos na prefeitura, secretarias e empresas privadas. As investigações tiveram origem em notícia crime originada dos moradores do município.

Outra investida da CGU e do Governo Federal ocorreu no município de São Domingos do Araguaia, no início de julho, onde a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão. A ação faz parte da operação "Carta Marcada" e objetiva combater irregularidade em prefeituras, levando em conta o desvio de recursos públicos federais.

Além da sede da Prefeitura Municipal de São Domingos do Araguaia, os agentes cumpriram os mandados nas secretarias de Educação, Saúde, Transportes e Obras e Ação Social, além de residências de secretários municipais e escritórios de empresas contratadas pela prefeitura para a realização de algumas obras. Documentos, computadores, pen drives, DVDs e CDs foram apreendidos e submetidos à análise por peritos.

3 comentários:

  1. Não vi nada de ameaça para a PMT, nem sorteada pela CGU a cidade foi, ao menos não vi isso na matéria.

    ResponderExcluir
  2. e o pessoal daqui ainda acha que, dividindo o Estado, os politicos vao passar a pensar no povo, desenvolver a região... Se os politicos do futuro nao mudarem, a unica coisa que vai mudar é o dinheiro que eles vao passar a administrar - mas para eles mesmos, como sempre fizeram. nao é o tamanho do Estado que faz a diferença, mas a QUALIDADE dos políticos dessa Regiao. Isso, sim, é que tem de mudar...

    ResponderExcluir
  3. Estamos em tucuruí a mercer da propria sorte de tantos representantes alheios a situações,uma das sete maravilhas de tucuruí esta sendo retirada da população o Hospital Regional de Tucuruí,sera entregue a organizações sociais "sem fins lucrativos".como ja acontece em maraba,santarem,altamira,todas sob investigação do ministério público estadual por não prestação de contas mais de 700 milhões ja passaram para os cofres do governo para essas empresas.Tucuruí atende a mais de 8 municipios de portas abertas e não pode fechar mais como vão se virar esses pacientes que aqui procuram por atendimento,e os funcionarios concursados que serão simplismente entregues as baratas,o estado precisa se manifestar contrario a essas empresas que hoje só visam o lucro.apartir de hoje tucurui tomara frente a movimentções para que não seja permitida essa situação o povo não merece mais tanto sofrimento o governo precisa tomar as redeas e dar um basta nisso.o pai da criança.saude é um direito de todos e dever do estado,esta na constituição de 88 e não fazer o que estão fazendo entregando a empresas particulares um bem que é de todos.

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...