sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Mutirão da economia chega a Tucuruí visando diminuir consumo de energia elétrica da população de baixa renda


Contribuir para a redução do consumo de energia elétrica da população de baixa renda é o principal objetivo do Mutirão da Economia, programa realizado pela Celpa e que, pela primeira vez, chega à cidade de Tucuruí, sul do Pará. O cadastro as famílias começa amanhã (04) e vai até o dia 07 de fevereiro.
                                                  
Com o Mutirão da Economia a Celpa substitui geladeiras ineficientes por eletrodomésticos novos e troca lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Cerca de 3 mil geladeiras ineficientes e 11 mil lâmpadas incandescentes já foram substituídas desde o início do programa setembro de 2013 . A ação também é uma oportunidade de esclarecer a população sobre os benefícios do consumo racional da energia elétrica.

De acordo com a ANEEL, uma geladeira nova consome aproximadamente, 40% da energia demandada por uma geladeira ineficiente. A lâmpada fluorescente economiza até 80% da energia demandada por uma incandescente. Economia que impacta positivamente no orçamento das famílias carentes e também na rede de distribuição da Celpa.

O Mutirão inicia com o cadastro das famílias de baixa renda, público alvo do programa. Para participar, essas famílias precisam obedecer alguns requisitos como, por exemplo, estar cadastradas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do governo federal; estar com a conta de energia em dia e possuir uma geladeira ineficiente. Quando for fazer o cadastro o cliente precisa apresentar o CPF e a carteira de identidade ou outro documento com foto. No momento do cadastro as famílias podem fazer a substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, cada família pode trocar até cinco lâmpadas.

Após essa etapa, as famílias cadastradas recebem a visita dos agentes que vão avaliar as condições das geladeiras. Durante essa visita as equipes também promovem ações educativas através de orientação sobre uso racional e seguro de energia elétrica. Depois de concluída a avaliação o Mutirão anuncia os contemplados pelo programa numa cerimônia que ocorrerá na praça Jarbas Passarinho, no bairro da Matinha. No dia seguinte os beneficiados ficam responsáveis pelo transporte da geladeira velha até a Praça Jarbas Passarinho onde vão receber o eletrodoméstico novinho.


Fique atento a agenda do Mutirão em Tucuruí:

Serviço: Local: Praça Jarbas Passarinho – Bairro da Matinha, Av. Lauro Sodré.

Data da Cerimonia: 12/02/2014


Data da troca: 13/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...