quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vereador Cleuton Marques apresenta Projeto em defesa à Saúde da Mulher

 Vereador Dr. Cleuton Marques na tribuna da Câmara apresentando o Projeto de Lei em defesa à Saúde da Mulher



População atenta acompanha a aprovação do projeto de vital importância as mulheres da cidade
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
Em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tucuruí, os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Nº 003/2013, de autoria do vereador Dr. Cleuton Marques, que observou a obrigatoriedade da Secretaria Municipal de Saúde de Tucuruí da realização de campanhas municipais com vista à aplicação de vacina para prevenir contra a infecção por doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV) que podem colocar em risco as mulheres tucuruienses.

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).

Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV, alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus das mulheres.

Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

Causas - A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Sintomas de HPV - A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
Tratamento de HPV - Na presença de qualquer sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado para o HPV.

Vacina – Coma a efetivação da Lei Municipal de autoria do vereador Cleuton Marques, duas vacinas que hoje estão em uso contra os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero poderão ser disponibilizadas gratuitamente as mulheres de Tucuruí. Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Uma dessas vacinas é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.

Vacina contra HPV - É fundamental deixar claro que a adoção da vacina contra o HPV não substituirá a realização regular do exame de citologia, Papanicolau (preventivo).
A vacina contra o HPV é mais uma estratégia possível para o enfrentamento do problema e um momento importante para avaliar se há existência de DST.

A duração da imunidade conferida pela vacina do HPV ainda não foi determinada, principalmente pelo pouco tempo em que é comercializada no mundo, desde 2007. Até o momento, só se tem convicção de cinco anos de proteção. Na verdade, embora se trate da mais importante novidade surgida na prevenção à infecção pelo HPV, ainda é preciso delimitar qual é o seu alcance sobre a incidência e a mortalidade do câncer de colo do útero.

Os vereadores Florival Nunes, Bena Navegantes, Marajá, Dionei Tradinni, Peri, Davison Free Way, Dodô, Deley Santos, Pé de Ferro e Cantão, apoiaram a iniciativa impar do parlamentar Dr. Cleuton Marques, que mesmo tendo uma formação acadêmica na área do direito, aproveitou seu mandato para apresentar um projeto de grande impacto na saúde das centenas de milhares de mulheres da cidade de Tucuruí, são ações como estas que demostram o comprometimento dos parlamentares em prol da população que os elegeram para o parlamento.

O vereador Cleuton Marques, em seu pronunciamento na defesa de seu projeto, foi direto em afirmar, que com a aprovação deste projeto que vem a atender a toda a camada feminina da sociedade de Tucuruí, garantido maior atenção à saúde das mulheres, haja vista, o grande índice que vem aumentando com a infecção do HPV, com isso, podendo levar ao câncer do colo do útero, com a aplicação da vacina, o município terá maior controle e prevenção a esta doença transmissível, e com seu controle, terá uma diminuição acentuada nos gastos em internação, tratamento, medicamentos e cirurgias. “E muito mais viável, investir na prevenção da saúde das mulheres, do que ter que levá-las ao extremo com o tratamento de combate ao câncer”, defendeu Cleuton.


Para a entrada em execução da nova Lei da “Saúde da Mulher de Tucuruí”, será necessário a promulgação do prefeito municipal e a disponibilidade de recursos para a aquisição das vacinas para atender uma das grandes carências das mulheres da cidade.

Um comentário:

  1. Parabéns a iniciativa do parlamentar, Dr. Cleuton, que essa seja umas das primeiras de outras iniciativas que venham há beneficiar a sociedade Tucuruinse.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...