segunda-feira, 18 de maio de 2020

Tucuruí registra 53,6 % de isolamento social neste domingo (17)


Percentual é obtido com base em dados de operadoras de telefonia e disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado
Tucuruí poderá entrar em Lockdown (bloqueio total)

Por Wellington Hugles

Jornalista e Bacharel em Direito

 

O índice de isolamento social na cidade de Tucuruí, sudeste do estado do Pará, foi de 53,6%, no último domingo (17), de acordo com informações da SEGUP. O percentual é obtido com base em dados de deslocamento dos habitantes, captados pelas operadoras de telefonia móvel. Os registros são lançados no Sistema de Monitoramento - INLOCO/SEGUP do governo Pará.

 

A Prefeitura de Tucuruí vem destacando que respeitar o isolamento social é fundamental para conter o avanço do novo coronavírus e evitar a sobrecarga da rede de saúde. Na última sexta-feira (15), o Comitê de Gestão de Crise discutiu em vídeo conferência medidas que possibilitasse o maior endurecimento do distanciamento e isolamento social durante a quarentena, devido à baixa adesão de população quanto as medidas. Uma das mudanças aprovadas pelo comitê foi a prorrogação do fechamento dos comércios não essências até às 7:59h do próximo dia 25/05/2020, com a continuidade dos bloqueios de avenidas, que tem por objetivo desestimular as pessoas a saírem de casa.


Duramente a vídeo conferência, foi ressaltado que as medidas de restrição seguem orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de especialistas da área de saúde.


Nos últimos dias a cidade de Tucuruí registrou um grande aumento nos números de casos confirmados do Covid-19, além do número de pessoas monitoradas, e um crescimento ascendente no número de óbitos. 


Nesta segunda-feira (18), 161 pessoas haviam testado positivo para covid-19. O boletim da Secretaria Municipal da Saúde indica, ainda, um total de 25 óbitos resultantes da doença e 1.281 casos sendo monitorados.


Lockdown (bloqueio total) - Neste domingo (17), ocorreu reunião dos prefeitos dos municípios do entorno do Lago de Tucuruí, representantes do Ministério Público Estadual (MP) e demais membros do Comitê de Crise de Situação Emergencial, sendo definido, após exaustiva discussão, que os municípios deverão adotar o bloqueio total (lockdown), como medida mais rígida para conter a proliferação do Coronavírus (Covid-19) nos municípios.


A proposta aprovada pelos prefeitos e membros da reunião, será apresentada através de documento ao governador do Pará, que poderá incluir os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá e Novo Repartimento, dentro do Decreto estadual que já assegura o lockdown a 17 municípios, que seguem até o dia 24/05 com bloqueio total.


Se o Governo do Pará atender ao pedido dos prefeitos do entorno do Lago de Tucuruí, o Decreto nº 729/2020 de lockdown paraense, passará a vigorar para 22 municípios.


O lockdown (bloqueio total, em Português), é um protocolo de isolamento que impede a circulação de pessoas nas vias públicas de cidades. Somente em situações essenciais é permitido a transição, como para a compra de alimentos, consultas médicas, serviço de delivery, entre outros.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...