terça-feira, 26 de maio de 2020

Sucesso: Lockdown ampliou os índices de isolamento social em Tucuruí

Sucesso: Lockdown consegui ampliar os índices de isolamento social em Tucuruí

Por Wellington Hugles

Jornalista e Bacharel em Direito

 

O município de Tucuruí, sudeste do Pará, que possuem mais de 113.000 habitantes, passou seis dias sob lockdown municipal, e obteve os melhores índices de isolamento social registrados desde o início da pandemia, a média diária ficou em 59,0%.

Através do Decreto Municipal nº 038/20 que corroborou com o Decreto Estadual nº 729/20, instituindo durante os dias 19 a 24 de maio, lockdown na cidade, possibilitou grandes avanços nos índices de isolamento social.

Segundo levantamento comparativo realizado pela SEGUP, no primeiro dia de lockdown, na terça-feira (19), quando a força tarefa de segurança integrada de Tucuruí não esteve nas ruas, o índice ficou em 50,2%; já no dia 20/05, caiu para 48,9%, mesmo como todos os esforços da equipe de segurança.

Com a intensificação da fiscalização e as sanções administrativas, que onerou o bolso da população, que mesmo com o fechamento total, insistiam em sair as ruas, os resultados começaram e ser positivos, entre os dias 21 a 23/05 o índice oscilou acima de 60,0%.

No domingo (24/05), último dia de lockdown, a cidade fechou com chave de ouro, com isolamento total de 63,4%.

Estes índices, vão ajudar muito no combate a disseminação do Covid-19. Durante seis dias de muita fiscalização e conscientização da população, face a importância de ficar em casa, os órgãos de governo, também conviveram com os sentimentos de dificuldades que atravessam a população, ente elas as dificuldades de suprir a manutenção alimentar das famílias, o comércio fechado e o aumento de desempregados, mas até o momento a melhor forma de combater o vírus ainda é o isolamento.

A média de isolamento nos seis dias de lockdown, foi de 59,0%, isso ainda está longe do que é recomendado pela OMS, mas foi um avanço surpreendente para a cidade, que não registrava um isolamento tão alto desde o início da pandemia.

Os reflexos destes dias de isolamento serão vistos após duas semanas à frente, pois é quando vai ser possível contabilizar o número de pessoas que deixaram de ser infectadas neste período, pois o vírus leva de 10 a 14 dias para se desenvolver no organismo.

Com toda certeza, a curva de infectados vai ter um decréscimo nos próximos dias, e assim diminuir o número de atendimentos emergências na UPA e unidades de saúde especificas ao Covid-19.

Retomada da normalidade - Analisando estes números, é importante que os órgãos de saúde municipal e estadual, possam ficar atentos e refletir, para as futuras medidas de flexibilização do distanciamento e do isolamento social, tendo em vista, que a reabertura do comércio não essencial vai aumentar a circulação de pessoas da cidade e vinda de outras cidades, por Tucuruí ser uma cidade polo da região.

Todavia devemos ficar atentos no índice de isolamento, e no acompanhamento cauteloso do número de casos confirmados, casos monitorados (síndrome gripal) e dos óbitos, só assim será possível fazer um comparativo e analisar a possibilidades de voltarmos a normalidade de forma gradual.

Possibilitando a diminuição dos esforços realizados por todos os envolvidos que padeceram neste período, mas, seguros que não haverá o contágio com o vírus e consequentemente a perda de entes queridos no seio das famílias.

O percentual apresentado no levantamento foi obtido com base em dados de deslocamento dos habitantes, captados pelas operadoras de telefonia móvel. Os registros são lançados no Sistema de Monitoramento - INLOCO/SEGUP do governo Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...