segunda-feira, 25 de maio de 2020

Povo Assuriní do Trocará de luto!



Aldeia Indígena dos Assuninís do Trocará, em Tucuruí, vivem temerosos pelo contágio do Covid-19
Cacique Poraquê Assurini, tombou lutando pela sua vida internado na UTI do Hospital Regional

Vanda Ponakatú e Sakamiramé Assurini, foram os primeiros dois idosos, líderes da Aldeia que foram a óbito

 

Por Wellington Hugles

Jornalista e Bacharel em Direito

 

Os últimos dias foram de muita tristeza para toda a população de Tucuruí em especial da Aldeia Indígena dos Assuninís do Trocará, em Tucuruí, Além de diversas pessoas que tiveram suas vidas interrompidas face a pandemia do Covid-19, três dos indígenas líderes da aldeia também foram vítimas do Covid-19.

Vanda Ponakatú e Sakamiramé Assurini, foram os primeiros dois idosos, líderes da Aldeia que foram a óbito no fim de semana. Infelizmente, no domingo (24/05), uma das mais importantes lideranças da aldeia, um ícone dos Assurinís, o Cacique Poraquê Assurini, tombou, ele que era um guerreiro, lutou muito pela sua vida internado na UTI do Hospital Regional, mas infelizmente devido ao avançado da infecção e sua vulnerabilidade pela idade, foi a óbito.

A aldeia dos Assurinís, distante 27 km do centro da cidade de Tucuruí, é um local isolado da civilização, mas há poucos dias foram constatados 3 casos positivos ao Covid-19, entre os indígenas que evoluíram a óbito, e segue muitos outros em monitoramento, medidas emergências devem ser tomadas em caráter de urgência, não só para atender a aldeia, mas todo o município e a região.

Esperamos que o governador do estado Helder Barbalho, que faz visita às 10h desta segunda-feira (25/05) a Cametá e às 13h, visitará, em Tucuruí, o hospital regional, possa mostrar efetivamente ações positivas para o enfrentamento desta pandemia, que só tem trazidos baixas a população tucuruiense que trava essa batalha contra o invisível vírus do novo Coronavírus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...