quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dia 2 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo, venha fazer parte desta família


Dia 2 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo, venha fazer parte desta família

O dia 2 do mês de Abril, foi definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), desde o ano de 2008.

No Brasil, esta data será comemorada com a cor azul (cor definida para o autismo), onde neste dia, todo os que fazem parte desta lua vestem roupas de cor azul e está programada a iluminação de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), que recebera a iluminação azulada.

No restante do mundo, outros importantes pontos acenderam sua “luz azul”, como o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá).

Conforme pesquisa do governo dos Estados Unidos, os casos de autismo subiram para 1 em cada 68 crianças com 8 anos de idade — o equivalente a 1,47%.

O número foi aferido pelo CDC (Center of Diseases Control and Prevention), do governo estadunidense — órgão próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2010 e foram divulgados no dia 27 de março de 2014.

No mundo, segundo a ONU, acredita-se ter mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos interagem e se comunicam. Geralmente, o autismo afeta mais meninos que meninas, numa proporção de 4 para 1.

No Brasil os estudo estão bastante avançados e a identificação do autismo já através dos médicos pediatras estão sendo realizadas após 1 ano e 4 meses de nascidos, para identificar o autismo, e quanto antes o início do tratamento, podendo garantir até 80% da reversão do transtorno.

Nos município de Tucuruí, no ano de 2014, ocorreu a primeira caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a qual foi realizada pelo IDEASP (Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo do Sudeste do Pará), o qual tem sua sede em Tucuruí.
1ª Caminhada em Comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
2014

Já em 2015, o instituto resolveu investir na conscientização através de palestras em escolas e universidades. 

A Secretaria de Educação está sendo grande parceira do instituto, realizando a programação do “Mês Azul” nas escolas municipais com atividades relacionadas ao transtorno.

O IDEASP já realizou palestra na UNIDERP/Anhanguera e realizará no decorrer do mês palestras no IFPA (Instituto Federal do Pará), UEPA (Universidade do Estado do Pará) e UNOPAR (Universidade do Norte do Paraná), todas voltadas para os acadêmicos.

Além das inúmeras ações desenvolvidas pelo IDEASP, esta programada para o dia 18 de abril, a “Manhã Azul”, que ocorrerá na Praça do Rotary, com uma campanha de conscientização, chamando a atenção para os problemas enfrentados diariamente pelas pessoas com autismo e suas famílias.

No Brasil, é preciso alertar, sobretudo, as autoridades e governantes para a criação de políticas de saúde pública para o tratamento e diagnóstico do autismo, além de apoiar e subsidiar pesquisas na área.

Em Tucuruí, esta é uma luta diária do instituto que já apresentou para o poder público municipal, em especial à Secretaria Municipal de Saúde, uma proposta para amenizar o sofrimento de tantas famílias.

O diagnóstico precoce pode mudar o curso da vida de uma criança com autismo. Ele possibilita a intervenção precoce, podendo oferecer mais qualidade de vida a essas pessoas.

Mas afinal, o que é o Autismo?
“O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta as áreas da comunicação, da socialização e do comportamento no indivíduo. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamada transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do inglês pervasive developmental disorder (PDD). Entretanto, neste contexto, a tradução correta de "pervasive" é "abrangente" ou "global", e não "penetrante" ou "invasivo". Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. (Retirado do Site http://www.mundoazul.org.br/autismo/autismo.php)

A pessoa com autismo quando tratada adequadamente pode se desenvolver a ponto de ter uma vida quase normal, e mesmo quando o grau de autismo é grave o tratamento pode amenizar a aquisição de comportamentos inadequados o que reflete em melhor qualidade de vida
.
Qual o papel do IDEASP?
O IDEASP (Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo do Sudeste do Pará) defende melhores condições de vida para as pessoas com Autismo residentes em sua área de atuação.
Para conhecer um pouco mais do IDEASP, visite a fanpage do ideasp, entre em contato pelo telefone (94) 981360396 e venha fazer parte desta família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...