quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Núcleo Avançado do CPC Renato Chaves em Tucuruí apresenta balanço

Mais de 200 perícias em um mês de funcionamento da Unidade Avançada da Região do Lago beneficiando os municípios

O Núcleo Avançado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Tucuruí já atendeu a cidade e municípios vizinhos com mais de 200 perícias, que vão desde lesões corporais a necrópsias e locais de crime. O número de serviços realizados foi levantado essa semana e mostra a importância da presença da perícia oficial na região, disponibilizando os serviços do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC).

Desde sua inauguração, no dia 23 de setembro, o IML já realizou 124 lesões corporais, quatro exames de conjunção carnal, quatro de ato libidinoso e 29 necrópsias, chegando a 161 perícias de Medicina Legal. Peritos criminais do IC já realizaram 10 perícias veiculares, oito constatações de local de crime com cadáver, duas constatações de local de crime contra o patrimônio, cinco perícias toxicológicas (definitivo e constatação), seis coletas de material para laboratório, 15 perícias em objetos e equipamentos, uma análise de DNA, uma reprodução simulada (reconstituição de crime) e 12 perícias de balística forense, somando 60 perícias. O total de perícias realizadas é de 221.

Segundo o Gerente das Unidades Regionais do CPC Renato Chaves, Alexandre Ferreira, antes da chegada do Núcleo à região, população, polícia e Justiça não eram atendidas como deveriam. “Muitos dos crimes cometidos na cidade, municípios e agrovilas vizinhas não podiam ser atendidos, salvo em casos especiais. O atendimento feito pela Unidade Regional de Marabá funcionava e ainda funciona, mas levava mais tempo. Hoje, o Núcleo continua sob a responsabilidade da Unidade Regional de Marabá, mas o atendimento é pontual, temos médicos e peritos criminais disponíveis e executando um trabalho fundamental para a sociedade”, explica.

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves funciona em três partes fundamentais, sendo área administrativa, Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC). No Núcleo de Tucuruí, o IML possui cinco médicos credenciados e atende de 8h às 22h, com os serviços de Perícia no Morto (Necrópsias) e Perícia no Vivo (lesões corporais e sexologia). O IC atende 24h, com as perícias de Local de crime (com e sem cadáver), danos ao patrimônio (público ou privado), constatação de drogas ilícitas e coleta de material biológico (consumo de álcool e drogas). O IC também garante perícias de veículos, engenharia legal e engenharia ambiental, as quais são programadas.

A respeito da estrutura, o diretor Geral do CPC Renato Chaves, Orlando Salgado Gouvêa, explica que a descentralização da perícia é um sonho antigo do interior do Estado. “A descentralização já é uma realidade. O CPC possui equipamento necessário e pessoal capacitado para atender as demandas do município. Essas 221 perícias mostram a presença da Segurança Pública e do Governo do Estado em Tucuruí. São mais de 200 atendimentos diretos à Justiça, à polícia e principalmente à sociedade, que vem recebendo um atendimento que antes não tinha”, conclui. (Com informações de Nil Muniz - Assessor de Imprensa - CPC Renato Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...