segunda-feira, 24 de outubro de 2011

IML de Tucuruí: Conselho de Saúde discute soluções

Fotos: Wellington Hugles

Vereadores, autoridades e a população discutiram as mudanças e aprovaram um protocolo de intenções em prol da regularização da prestação dos serviços da unidade do IML em Tucuruí e Região

Nome da faixada do prédio deverá ser substituído por Unidade Avançada do IML de Tucuruí e Região


O Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, através de sua direção e conselheiros realizaram na última sexta-feira, 21, em Tucuruí, reunião ampliada para tratar dos problemas causados com a inauguração do IML da cidade que entrou em funcionamento sem a mínima estrutura para atender a população com os serviços do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Estiveram presentes na reunião representando o governo do estado o perito criminal e coordenador das unidades regionais do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística Alexandre Ferreira e o perito criminal Marcelo Iaghi Salame gerente regional do IML de Marabá.


Coordenador Alexandre Ferreira

Representando o recém-inaugurado IML da cidade, esteve na reunião Dinalva Tavares Lopes, nomeada pelo diretor geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves no dia 01/10/2011 como motorista do carro tumba da instituição, mais que vem respondendo como diretora do IML de Tucuruí.

Dinalva Tavares Lopes nomeada motorista do carro tumba da Unidade Avançada do IML de Tucuruí e Região que intitula-se diretora do orgão

Portaria publicada no Diário Oficial do Estado da nomeação da motorista do carro tumba da Unidade Avançada de Tucuruí e Região do IML Dinalva Tavares Lopes

Representando a secretaria municipal de Saúde o secretário adjunto Carlos Albuquerque e pelo poder legislativo estiveram presentes os vereadores: Jones William; Tom Bonfim e Edileuza Meirelles.

Esteve presente o diretor da superintendência regional da Polícia Civil da Região do Lago, delegado bacharel Carlos Magalhães e o delegado diretor da seccional de Tucuruí Sandro Rivelino, o evento contou com a presença de diversas outras autoridades e representantes de entidades sociais.

Diretor da superintendência regional da Polícia Civil da Região do Lago, delegado bacharel Carlos Magalhães juntamente com o delegado diretor da seccional de Tucuruí Sandro Rivelino

Desabafo - Após uma ampla explanação realizada pela conselheira de Saúde Vera da Pastoral da Criança, que vivenciou durante todo este mês, a via crucia que as familiares dos mortos estão passando com a companhia dela, observou a falta de interesse e de sensatez de resolver o problema com a liberação de um corpo para o seu sepultamento, haja vista, que nenhum médico da rede municipal ou estadual estão expedindo o atestado de morte, com isso as famílias se deslocam com os seus familiares mortos dentro do carro para o hospital municipal chegando lá, sem médicos para atender são encaminhados para o hospital regional ao chegar lá são orientados que devem procurar o IML, já no instituto de necrópsia, recebem a informação que devem ir procurar o delegado. Retornando ao início de toda a saga, sem ter o problema resolvido. Isso e um absurdo “e falta de consideração com os mortos e seus familiares que ficam dias a fim atrás de um documento para poder realizar a última homenagem ao seu ente querido com o sepultamento em um campo santo de seu cadáver”, esclareceu Vera.

O coordenador regional Alexandre Ferreira, passou boa parte do tempo dando diversas explicações técnicas tentando convencer os presentes que o IML de Tucuruí esta passando por uma fase de implantação, e que esta entrando em funcionamento normal gradativamente para poder oferecer um serviço da melhor qualidade possível para Tucuruí e Região. Após muitas cobranças dos presentes pelas propagandas institucionais que a prefeitura de Tucuruí vincula nos meios de comunicação dando uma prova de que o prefeito e o governador entregaram uma obra construída e toda equipada em pleno funcionamento. O coordenador esclareceu que antes as necropsias eram encaminhadas a Marabá, e que realmente ocorreu uma falta de sincronia entre o governo estadual e municipal, pois o que foi inaugurado aqui e uma Unidade Avançada que garante a realização das perícias do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, subordinada a Marabá. Com isso há uma limitação em alguns serviços que são prestados pelo centro, mais as que não forem realizados aqui serão encaminhadas para a capital, e num pequeno espaço de tempo terão os seus resultados.

Informou ainda que já entrou em contato com o gestor municipal para que providencie a retirada da faixada principal do prédio a inscrição IML de Tucuruí e que seja escrito no local, Unidade Avançada de Tucuruí e Região.

Muitos dos presentes pediram explicações com referência ao cadáver que foi jogado no chão do lado de fora do prédio nos fundos da área do instituto, invólucro a um saco plástico e coberto com um papelão, que inclusive foi o tema propulsor da realização desta reunião aqui em Tucuruí pelo Conselho de Saúde.

Alexandre esclareceu que o cadáver ao chegar ao instituto, estava em adiantado estado de decomposição, neste sentido, existem normas que não permitem que o corpo permaneça no local onde se realiza perícias normais, por isso, foram retiradas algumas amostras do cadáver para serem analisadas em Belém através do DNA e assim comparar aos dos familiares e após constatação a entregar do corpo.

Com referência a situação de descaso do corpo ocorrida após a inauguração do IML, através da motorista do carro tumba e que se intitula diretora do IML de Tucuruí Dinalva Lopes, colocando o cadáver ao relento e no chão, o coordenador esclareceu que foi errada a medida, e que esta entrando em entendimento com o município para a construção de um local com pedras e cobertura para a colocação dos cadáveres nestes casos. Também foi questionado ao coordenador onde estão sendo depositados os restos de necrópsia que estão sendo realizados na unidade, pois o canal das eclusas passa bem atrás do prédio, e temos certeza que não houve a preocupação pela prefeitura municipal no momento da reforme e pintura de construir um local para tratamento destes detritos que se jogados no meio ambiente sem nenhum tratamento, contaminarão os lençóis freáticos e principalmente o rio Tocantins através das eclusas. Sobre o assunto, Alexandre não quis dar nenhuma declaração por não conhecer o projeto técnico, mais que encaminhará ao conselho uma resposta o mais rápido possível.

Corpo jogado nos fundos da unidade no chão e coberto com um papelão envólucro de sacos plásticos

Protocolo de Intenções – Na reunião ficou definido que a secretaria de Saúde do município e o hospital regional assinarão um protocolo de intenções, garantindo o atendimento a toda a população no caso de mortes no hospital, com isso, cada unidade fará a declaração da morte, nos casos de mortes que necessite de investigação pela polícia civil, o delegado fará a requisição da necrópsia do cadáver e posteriormente a liberação do corpo. Nos casos de mortes por ação de doenças terminais, por idade e maus súbitos, os corpos serão encaminhados ao hospital municipal ou regional, e lá será realizado o encaminhamento correto para a certificação da morte e a entrega do corpo para os familiares realizarem o sepultamento.

Equipamentos para a Unidade – Depois de questionado sob a estrutura funcional da unidade, Alexandre foi bastante claro em informar que os equipamentos como: Raio-X, câmera fria e diversos outros que já deveriam estar em funcionamento, deverão ser instalados no menor tempo possível, sem data prevista.

No dia da inauguração nem água tinha nas torneiras, agora continua como no início, falta tudo e sem data para ser equipada a unidade avançada

Ao final da reunião os presentes ficaram satisfeitos com os esclarecimentos de diversos pontos, aguardando que tudo que ficou definido seja cumprido com a assinatura e a efetivação do protocolo de intenções. É importante esclarecer que o secretário adjunto da secretaria de Saúde de Tucuruí Albuquerque, assumiu a responsabilidade de encaminhar para a obtenção de documento de declaração de morte todos os óbitos que venham a ocorrer até a assinatura do documento e sua entrada em execução. (Welllington Hugles)


Reunião contou com a participação de muitas autoridades e lideranças populares



Conselheira de Saúde Vera da Pastoral da Criança, ao centro coordenando a reunião



Vereador Jones William, participou da reunião e deu sua contribuição positiva na discussão para a formatação do protocolo de intenções entre estado e município



O presidente da Liga Esportiva Municipal de Tucuruí, o jornalista e blogueiro Wellington Hugles, que divulgo o caos que se encontra o IML de Tucuruí com a falta de equipamentos para necrópsia e a colocação de corpos no chão nos fundos do prédio ao relento presente a reunião levando suas ideias para a melhoria dos serviços

10 comentários:

  1. se inveja matasse o iml ia ter muito trabalho porque essa galera do PT ou povozinho pra ter inveja ja foram governo do estado e provaram sua incompetencia foram diretores do HRT tambem nao deu certo colocamos 3 vereados so fizeram besteira porisso meus amigos nao vamos dar mais oportunidade pra voces chega se nao puder ajudar nao atrapalhando ja esta ajudando VALEUUUUU!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Srª DINALVA VOCÊS JÁ CONHECEM ELA QUE AJUDOU A AFUNDAR A SAÚDE DE TUCURUI, ELA ERA DO T.F.D DA SECRETÁRIA DE SÚDE DO MUNICIPIO DEW TUCURUÍ, ENTÃO FICAMOS DE OLHO ABERTO SE NÃO...

    ResponderExcluir
  3. O anônimo das 11:06 deve tá muito bem de saúde ou não precisa da saúde pública do HMT e HRT, por que se precisasse ele tava ferrado, seria um sério candidato a usuário do IML, pelo menos dos fundos do IML, que é onde estão sendo depositados os corpos!!! Ter inveja desse administração, fala sério né cidadão........ tá de brincadeira!!!!
    Realmente os vereadores do PT não servem para a atual câmara, eles não ajudam em nada o prefeito, assim fica difícil passar em branco as falcatruas do senhor prefeito e sua corja.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Welington Huglus,
    Menos uma imcompetente indicada pelo prefeito SAMPETA, a frente de orgão publico estadual. Foi exonerada hoje - 25 - do cargo de motorista do rabecão e de gorgeta da função que ela dizia queera de diretora do IML, rsrsrsr, coitada essa pessoa e de uma capacidade, que só o prefeito enxerga, o pior e que num durou nem 23 dias kkkkkkkkkkkkkkk foi logo pro sal.

    ResponderExcluir
  5. Realmente o PT não pode fazer muito com seus vereadores. Eles são a minoria, já a maioria do prefeito continua recebendo $$$$ pra ele fazer o que bem entender. Lugarzinho de gente burra, se arrastam por quem tem mais um pouquinho do que eles e não precisa ser político! Coisas de interior: Dono de carrinho de pipoca aqui é empresário!

    ResponderExcluir
  6. parabéns a coordenação do iml por corrigir um erro tão grave quanto o de colocar essa senhora dinalva como funcionária. ela é uma pessoa extremamente arrogante, presunçosa e irresponsavel e por cima desrespeitosa. Parabéns ao conselho e aos vereadores jony e tom que estão do lado do povo, pronto falei

    ResponderExcluir
  7. nossa o que essa sra.ilza pastana estava fazendo lá, querendo fazer uma folha splementar p resolver o problema do IML rrssrs,os funcionarios do regional pensavam que ela ia ser transferida p lá kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Será mesmo que o diretor alcoolatra Orlando Salgado não sabia dessa irregularidadade, ou ele deveria está grogue?, pois a maioria de suas nomeações sempre são corrigidas, pra ele continuar no cargo, será que ele tem medo de perder esse cargo? ou medo de vir a tona suas maracutais? porém a eleição da Associação de Peritos está prestes a acontecer e muitas coisas irão vir atona kkkkk.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o anônimo das 10:08, acrescento mais essa pessoa dinalva ta "pagando" quem sabe agora ela aprende a não "atropelar" as pessoas p/ conseguir o que quer.
    ah! ela gosta de se intitular diretora mesmo, só não tem é competência, nem mesmo para ser motorista de defunto. Vai estudar dinalva, pelo menos vc aprende a lidar com as pessoas.
    agora....motorista de defunto rsrs...

    ResponderExcluir
  10. Essa, jovem senhora tem um coração do tamanho do mundo e eu já tive a honra de conviver ao seu lado por muito tempo eu afirmo que q a Srª Dinalva,é (muito inteligente,humana,competente e porém educada) agora quem nunca pecou que atire a primeira pedra eu à conheço desde os meus 16 anos,hoje estou com os meus 38anos e sei o quanto vc é uma pessoa maravilhosa. (para conhecer as pessoas tão bém só tendo um convivio duradouro nunca deve-se julgar apenas por sua aparençia, aqueles que não gostou de ler este comentário desculpe mais eu conheçendo da forma aqual eu à conheço não posso mentir sobre a sua pessoa. Atenciosamente.

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...