segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais de 50 mil devotos renovaram sua fé por Maria em Tucuruí


Fotos: Wellington Hugles

Tucuruí – Na manhã ensolarada deste domingo (9), foram as ruas de Tucuruí mais de 50 mil devotos de Nossa Senhora de Nazaré, foi uma belíssima demonstração de fé e amor a Maria. Ultrapassando varias décadas o Círio de Nazaré em Tucuruí, foi idealizado pelo operário Francisco Caldas, conhecido popularmente como “Pega Voando”, por ser pescador, durante todos estes anos, a comemoração vem aumentando ano a ano, tudo em função da grande distância de Tucuruí para Belém sede das festividades de Nossa Senhora de Nazaré.

Procissão – A missa iniciou ás 7 h na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde o Bispo da Prelazia de Cametá Dom Jesus Maria Cizaurre abençoou a todos os romeiros e juntamente com o Padre Ezildo, deu início à procissão do Círio de Nazaré.

A berlinda totalmente reforma pela paroquia, foi ornamentada com muitas rosas, cravos e jasmins tudo para garantir um visual belíssimo para a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante toda a procissão que este ano contou com dois carros dos anjos e dos promesseiros. O pico alto da procissão foi à passagem em frente ao Santuário de São José padroeiro da cidade, da imagem de Nazaré, onde foram realizados vários cantos de louvor a Maria.

Percurso – Foram mais de 5 h de procissão pelas principais ruas da cidade atravessando diversos bairros num percurso de 15 km.

Participação – Pelo mar de pessoas que se formou durante todo o percurso do Círio, calculasse mais de 50 mil devotos de Tucuruí e região, que unidos na fé em Maria renovaram suas preces e pagaram suas promessas por graças alcançadas pelas ruas da cidade, uns com casas na cabeça, membros do corpo humano em cera, descalços, de joelhos e na corda que superlotou neste Círio.

Homenagem - A rainha da Amazônia Nossa Senhora de Nazaré foi homenageada durante todo o trajeto da berlinda com fogos, faixas e muitas imagens preparadas nas portas das casas, lojas e comércios, aguardando a passagem da santinha para abençoar este novo ano.

Com a chegada da berlinda a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré no bairro do Paravoá, o Bispo Jesus Maria encerrou o procissão dando as bênçãos finais aos fiéis, levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao seu altar, onde só sairá na transladação do próximo ano.

As famílias que participaram da procissão tiveram a oportunidade de se deleitar no Salão Paroquial, onde os organizadores do Círio prepararam o tradicional almoço do Círio, onde foram servidos os pratos típicos do Pará, como o pato no tucupi e a maniçoba. (Wellington Hugles)


























































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...