sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vereador de Tucuruí aciona a Polícia para realizar fiscalização no Hospital Regional

Vereador Cleuton Marques acionou a PM para poder realizar visita no HRT

Vereador Cleuton Marques cobra explicações a diretora do HRT enfermeira Diana Helen e sua equipe pela falta de respeito ao representante do legislativo
Equipe do HRT com o Vereador Cleuton Marques acompanhados pela guarnição da PM
Pacientes ficam a míngua aguardando o atendimento dos médicos
Vereador Cleuton Marques acompanhado pela guarnição da PM
Vital Julião, 61 anos, "aqui tomo um comprimido por dia, e nem sei para o que é, mas, médico aqui no hospital é artigo de luxo"
Equipe do HRT com o Vereador Cleuton Marques acompanhados pela guarnição da PM
   Raimundo Ramalho de Oliveira, sofrendo pressão e ameaças no seu leito
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Foto: Wellington Hugles
Na manhã desta sexta-feira (26), o vereador Dr. Cleuton Marques (PR), presidente da Comissão de Educação e Saúde da Câmara de Vereadores de Tucuruí, foi acionado pela esposa do paciente Raimundo Ramalho de Oliveira, 42 anos, internado na enfermaria adulta do Hospital Regional de Tucuruí, desde o último dia 5, com graves problemas pulmonares e que nos últimos dias vem sofrendo ameaças em seu leito.
Por volta das 10 h, o vereador Cleuton Marques ao tentar adentrar as dependências do Hospital para realizar uma visita de vistoria naquela casa de saúde, tendo em vista a aproximação do retorno das sessões legislativas, e neste sentido, o vereador levará ao conhecimento dos seus pares, a atual situação que passa o atendimento a saúde pública de nossa população, se deparou com uma situação inusitada, um agente de portaria do HRT, negou o acesso do vereador ao hospital, e trancou a porta no rosto do parlamentar, ao ser questionado o porquê daquela atitude, o funcionário público do hospital, disse que estava vedada a entrada de qualquer pessoa pelo PS, e textualmente disparou, ”só porque e vereador pensa que vai entrar aqui”.
O vereador no exercício de sua função legislativa, que lhe assegura fiscalizar os serviços dos órgãos públicos, e principalmente por estar na comissão responsável de assegurar melhores condições ao atendimento à saúde dos munícipes, ficou coagido e indignado pela falta de respeito, e acima de tudo, pela forma truculenta e desnecessária, na atitude tomada pelo porteiro do hospital, que inclusive, chamou os seguranças pera impedir a permanência do vereador no local.
O vereador para garantir sua atuação parlamentar, foi forçado a acionar a Polícia Militar para garantir a sua entrada, e iniciar a fiscalização naquela casa de atendimento a saúde pública.
Dr. Cleuton foi incisivo em questionar o porquê da preocupação de impedir sua visita ao hospital, “só se proíbe alguém de fazer uma visita de acompanhamento e vistoria, se alguma coisa está ocorrendo de forma irregular”.
Com a presença da PM, o vereador foi acionado para ser atendido pela diretoria do Hospital, em reunião com a diretora enfermeira Diana Helen dos Santos Silva, diretora técnica Fabiana Gonçalves e a assessora de diretora Isa, na reunião o vereador explicou sua indignação pela forma desrespeitosa que foi recepcionado no hospital, “não aceito, ser tolhido de exercer meu direito constitucional de fiscalizar o cumprimento dos direitos de nossa população a saúde”, ao ter seu acesso negado, culminando com o fechamento da porta no seu rosto, “fico me questionando, se comigo que representou o povo foi assim a recepção, imaginem com a população carente que procura o hospital em busca de auxílio a suas enfermidades”.
Durante a reunião que durou mais de uma hora, a direção esclareceu que as proibições de acesso pelo Pronto Socorro - PS, foram definidas pela direção, e que o porteiro, estava apenas cumprindo as determinações da Sespa.
Dr. Cleuton Marques foi direto em afirmar que por muitas vezes ele observou a entrada de pessoas que não fazem parte do setor hospitalar pelo PS, e esclareceu que sua visita ao hospital foi para atender um chamado de uma munícipe, que em função a inoperância da segurança do hospital, seu marido que se encontra internado, esta sofrendo ameaças em seu leito.
Após todos os fatos terem sido esclarecidos, a diretora enfermeira Diana Helen dos Santos Silva, afirmou que a partir deste fato, todos os agentes de portaria serão orientados,  que os vereadores no exercício de suas funções, não serão mais impedidos de visitarem o hospital no trabalho de vistoria e levantamento técnico.
A diretora Diana Helen pediu desculpas ao parlamentar em nome da instituição, e afirmou, que fatos como estes não se repetirão. Ao final da reunião, Cleuton Marques foi autorizado a realizar visita ao interior do hospital, sendo acompanhada pela assessora de diretoria Isa, que localizou o leito de Raimundo Ramalho de Oliveira, que segundo sua esposa, está sofrendo ameaças para assinar documentos no seu leito.
Já dentro da enfermeira, o vereador ouviu declarações dos acompanhantes dos outros pacientes internos, que informaram terem presenciado a visita do ex-patrão do interno, que se apresentou pelo nome Raimundo Nonato e um advogado identificado como Antônio, que levaram nas mãos uma rescisão de trabalho, para que o paciente assinasse, como Raimundo Ramalho negou-se a assinar seu ex-patrão comunicou que ele estava demitido da função que exercia de caseiro, vaqueiro e juquireiro em sua fazenda, e que sua indenização do tempo de serviço era apenas R$ 1.509,00, e que nada lhe restava, a não ser assinar o documento.
Segundo informações de Luciangela Moraes, esposa de Raimundo Ramalho, seu patrão invadiu o Hospital já pela terceira vez, forçado que ele assinasse a rescisão, inclusive, com tom de ameaças, e em horário que não é de visita, tendo livre acesso pela portaria do Pronto Socorro, “agora para um vereador entrar para tentar vir em defesa da população, os porteiros e a segurança não deixam, mas, para dois homens entrarem e coagirem meu marido com ameaças, isso eles deixam e apoiam”.
A direção do Hospital determinou imediatamente a proibição dos dois homens no interior do hospital, e inclusive, registro de ocorrência policial será feito para resguardar a integridade física do paciente.
Durante a visita, diversas denúncias foram realizadas ao vereador, o paciente Vital Julião, 61 anos, pediu, “pelo amor de Deus”, que fosse dado maior atenção aos pacientes, que ficam abandonados nestas enfermarias dias a fim, e sequer um médico faz o monitoramento e visita, “estou aqui há dias e só tomando um comprimido por dia, nunca apareceu se quer um médico para me avaliar”. Como alguém pode ficar bom deste jeito, “aqui convivemos é com mortes diárias, e ficamos com medo, e psicologicamente desmotivados, e com medo de chegar a nossa hora, mais de forma antecipada em função ao caos que convivemos aqui dentro”.
A situação observada dentro do Hospital Regional de Tucuruí requer medidas urgentes por parte da Secretaria de Estado de Saúde, muitas reclamações foram feitas, de falta de médicos, medicamentos, alimentação aos acompanhantes, um tratamento mais humanizado para garantir a reabilitação dos enfermos.
O vereador Dr. Cleuton Marques visitou diversas alas do Hospital, sempre acompanhado pela equipe de assessoria do Hospital, e com o apoio dos Policias Militares, muitas irregularidades foram observadas, segundo o vereador, um relatório será apesentado na sessão da Câmara de Vereadores no início do 2º semestre, mostrando as carências do HRT, e com o apoio da maioria dos edis, aprovar a formação de uma comissão para deslocar-se até Belém, e junto a Secretaria de Saúde do Estado, buscar soluções emergências para a garantia de um melhor atendimento aos internos, bem como a garantia de melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no Hospital Regional de Tucuruí.

7 comentários:

  1. Parabéns pela atitude. Eh certo que essa eh sua função mas em dias como os que vivemos, onde o povo está desmotivado com a política e com os políticos, isto trás sentimento de representatividade e segurança para a população.

    ResponderExcluir
  2. O médico não visita os pacientes, ele medica pelas anotações dos técnicos de enfermagem nos prontuários dos pacientes.Eu presenciei isso, pois acompanhei uma amiga idosa, que acabou vindo a óbito em janeiro, por falta de atendimento médico adequado.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela atitude, mas espero que os vereadores de Tucurui, tambem juntamente com o Sr. Dr. Cleiton, tragam de volta para turucui a Maternidade, pois nossa população e carente e não tem condições de pagar taxi, para dar a luz no Regional, a maternidade já faz 3 anos que esta em reforma, sera que e dever dos vereadores resolverem essa situação e cobrar do Prefeito para solicionar o casa. estou no aguardo de uma resposta possitiva dissendo que nossos VEREADOREs, foram fazer uma visita no CESP

    ResponderExcluir
  4. eu presenciei isso ae, não foi como está descrito acima. o vereador acima citado chegou querendo força a entrada e ainda disse "vc sabe com quem vc ta falando" é assim que muitos do politicos e puxa sacos chegam no HRT. lembrando que lá é um hospital de média e alta complexidade e não é permitido entrada fora do horario de vizitas... a obrigação dos vereadores de tucurui é fiscalizar os gastos da pmt e cade os postos de saúde da cidade? e a upa ta funcionando normalmente? cade as escola? tucurui vai de mal a pior. esse vereador num foi um dos que votaram pra aumentar o desconto do inss tal de ipaset? e reduziu a licença maternidade? DEMAGOGIA PURA.... aff

    ResponderExcluir
  5. Deveria fazer uma visita nós posto de saúde Tmbm,que está uma calamidade...

    ResponderExcluir
  6. francildo dos santos29 de julho de 2013 às 21:40

    Vereadores os senhores estão precisando acompanhar melhor o que acontece na administração incompetente e irresponsável da secretaria de Saúde: o Secretario nem em Tucuruí mora só vem buscar o dinheiro do povo, o Diretor financeiro que é ignorante e arrogante já tendo inclusive chagado a agredir paciente mais parece um perdido ou se finge de inocente pois não sabe nada que acontece no que diz respeito aos problemas de saúde da população e quando fica sabendo não tem capacidade para resolver, até porque não paga os profissionais tais como o oftalmologista que consultou não recebeu e por isso não realiza as cirurgias que os pacientes precisam como catarata e outras e com isso colocando a visão de grande parte da população em risco, na verdade não sabemos o verdadeiro irresponsável pois uns dizem que é falta de pagamento e outros que é falta de legalização quanto a licitação, acreditamos que seja os dois motivos, o diretor administrativo que é filho do amigo do prefeito e atende pelo nome de Junior é um verdadeiro irresponsável fazendo papel de moleque, pois nunca está no seu local que deveria ser de trabalho e quando alguém consegue depois de inúmeras tentativas falar com ele , ele marca data e hora para atender e não mais aparece, tratando com falta de respeito e humilhação por exemplo os pacientes de TFD(tratamento fora do domicilio) que precisam de ajuda de custo e passagens para seu tratamento que sempre tem dia e hora para suas consultas, isso é somente um exemplo , fui ao TFD saber se tinha consulta marcada pra mim e não puderam me responder porque a internet estava cortada, não tinha sido paga porque o diretor financeiro ou administrativo sei lá qual talvez os dois simplesmente esqueceu de pagar(engavetou), o prédio onde funciona o TFD, a Auditoria e onde se tira o cartão do SUS,um dia falta papel, no outro tinta para impressora, não tem ao menos condição de acomodação para os pacientes que lá precisam ir, quando chove cai mas água dentro do que fora do prédio, veja só o absurdo não fazem nem uma simples obrigação como funcionário público muito mais procurar melhorar os serviços. tanto se reclamou da secretária e sua diretoria anterior e agora está muito pior um verdadeiro caos,uma verdadeira bagunça, uma enorme humilhação. Pedimos por favor urgentemente tome providências pois ainda acreditamos nos senhores. Ah e tem um tal de 10 % , portanto só funciona aquilo que rola os 10 %. Socorra-nos.

    ResponderExcluir
  7. o tiro foi no pe disse que foi visitar um amigo derepente ja era uma vistoria que burrice o povo nao ta mas besta aprendiz de vereador enventa outra forma de chamar atençao nao chame a policia porque ela entra e sai a hora que quer no hospital sao trabalhadores como os fucionario do hospital fique bajulando o prefeito porque quando ele saber disso o caldo vai engroçar pro teu lado quem manda no hospital e ele e ele nao gosta de saliencia

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...