terça-feira, 23 de julho de 2013

Governo do estado realizou troca de veículos dos municípios do sudeste do Pará

O vereador presidente da Câmara de Tucuruí e prefeito em exercício Florival Nunes, recepcionou o governador em exercício Helenilson Pontes e sua comitiva em visita a Tucuruí
 Pouca participação da população na entrega das viaturas em Tucuruí 
 Helenilson Pontes quebra o protocolo e não subiu no palanque, discursou na avenida debaixo de um sol escaldante para poucos ouvintes
 Motos fazem parte do policiamento nas cidades
 Novas viaturas sendo levadas para os municípios da região e ao fundo a carreta ainda carregada de veículos
29 viaturas renovaram a antiga frota da empresa Delta na região sudeste




Carreta carregada com as 21 viaturas antigas locadas da empresa Delta Construção ao governo do estado sendo levadas para Belém

WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles
Pontes entrega 29 viaturas para Tucuruí e região e recolhe 18 veículos da empresa Delta
O governo do estado do Pará realizou no final da manhã desta terça-feira (23), a entrega oficial de 31 viaturas, entre carros, motocicletas e caminhonetes, para renovar a frota do policiamento militar e civil tanto na sede das cidades, como em localidades mais afastadas (caso das Vilas de Maracajá e Vitória da Conquista, ligadas a Novo Repartimento); Porto Novo, em Goianésia, e Palmares, em Tailândia. Além de viaturas para atender ao IML e Superintendência da Polícia Civil.
A solenidade contou com a presença do governador em exercício Helenilson Pontes (PPS), que pousou com sua comitiva no aeroporto de Tucuruí próximo ao meio-dia, e juntamente com o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e o comandante da Polícia Militar, Daniel Borges Mendes, além de deputados estaduais e federais, foram para as escadarias da Santo Antônio para a solenidade de entrega das viaturas.
Estiveram presentes os prefeitos de Tailândia, Goianésia do Pará e Jacundá, além dos representantes dos prefeitos de Breu Branco e Novo Repartimento.
O prefeito Sancler Ferreira anfitrião do município da entrega das viaturas e correligionário de Helenilson Pontes, estava ausente da cidade de férias em viagem ao sul do país, haja vista, a gestão municipal ter decretado recesso administrativo, desde o dia 1 de julho até o dia 15 de agosto, mas, esteve presente a solenidade o vereador presidente da Câmara de Tucuruí e prefeito em exercício Florival Nunes (PPS), que levou os vereadores Cleuton Marques, Davison Freeway, Cantão e Dodô para recepcionar o governador e comitiva, bem como receber os veículos para o policiamento da cidade.
Os veículos para as Policias Civil e Militar, entregues aos gestores municipais pelo governador em exercício Helenilson Pontes, no início da tarde desta terça-feira (23), totalizam 29 veículos sendo: 12 pálios, 11 caminhonetes e 8 motocicletas.
Tucuruí recebeu: 5 Pálios Weekend, 2 Caminhonetes e 2 motocicletas. Breu Branco: 1 Pálio Weekend e 1 Caminhonete. Tailândia: 2 Pálios Weekend, 1 Caminhonetes e 2 motocicletas. Novo Repartimento: 1 Pálios Weekend e 3 Caminhonetes. O município de Goianésia do Pará que recentemente foi denunciado pela falta de viaturas a mais de três meses foi beneficiando com a entrega de: 1 Pálio Weekend, 1 Caminhonete e 2 motocicletas.
Na oportunidade também foram entregues uma caminhonete para a Superintendência da Polícia Civil da Região do Lago de Tucuruí e uma para o Instituto Médico Legal Renato Chaves.
Aso final da entrega das viaturas, Helenilson Pontes, quebrou o protocolo não usando o palanque montado pela prefeitura para o evento, e embaixo de um sol escaldante, e com uma plateia de pouquíssimas pessoas, usou a palavra e ressaltou que a renovação da frota policial do Estado é um dos compromissos contemplados pelo pacote de medidas de combate à violência, lançado pelo governador Simão Jatene em junho passado. “Esses repasse que estão sendo feitos em todas as regiões do Estado fazem parte do nosso plano de segurança pública. As entregas já feitas e as que já estão agendadas somam mais de mil veículos”, destacou.
Em entrevista com o comandante da Polícia Militar, Daniel Borges Mendes, ao ser perguntado com referência a denuncia formalizada pelo MP no contrato com a empresa Delta Construções, o comandante se reservou a informar que estes contratos são formalizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, ou seja, apenas recebemos os veículos, que serão entregues em um total de 700 viaturas para a Polícia Militar. “Sabemos apenas que as empresas vencedoras da licitação foram a C.S. e a Locavel, que colocarão a disposição do estado cerca de 1.000 veículos este ano”.
Ao ser perguntado pela entrega dos 29 novos veículos a frota da Polícia Militar na região, seria correto afirmar que a frota está sendo duplicada, o Cel. Daniel, informou que, “a carreta cegonha que trousse os novos veículos, já vai levar os antigos para ser devolvidos a empresa Delta Construções, esta renovação, garante veículos novos para atender a segurança em todo o estado, mais o quantitativo é o mesmo, com exceção a poucos municípios que receberam viaturas para atender as suas vilas”.
O comandante Daniel ao ser questionado da publicação dos aprovados no concurso público de 2012, Daniel afirmou que, “até o final do mês de agosto deverá receber o resultado do concurso público realizando em 2012 pela UEPA, e com a lista em mãos, iniciará a convocação dos mil aprovados para entrarem no curso de formação, e ao término já estarão entrando na ativa”, Daniel esclareceu que, “ainda este ano, faremos o lançamento de novo concurso público abrindo mais mil vagas para a Polícia Militar do Pará, com isso, garantindo maior quantitativo operacional para atender a demanda do estado”.
Para a entrega destas novas viaturas, realizamos um levantamento regional da operacionalização dos veículos, o Comandante do CPR IV Cel. Barata, apresentou a carência e a realidade de efetivo para poder realizar a manutenção do policiamento rondante nas viaturas, “nós foi solicitado, apenas os veículos que temos condições de colocar diariamente e diuturnamente nas ruas”. Não adiantaria colocar 20 veículos em um município que o quadro de militares não dará suporte ao trabalho diário, mesmo sabendo que é a necessidade, ficando a maioria parada sem ter policiais para trabalhar, “se não temos a quantidade de pessoal necessário, não adianta deixar paradas as viaturas alugadas, e que são pagas por dia, por isso, que orientei meus comandados, que estas viaturas têm que estarem rodando 24 h por dia, na defesa de nossa população”.
Após as 14 h, o governador em exercício Helenilson Pontes juntamente com sua comitiva retornou para o aeroporto da cidade e seguiram viagem para a capital do estado.


Um comentário:

  1. o governo só tem que ficar de olhos abertos pois aqui para tucurui vem policias de belem somente para passear só vivem na capital curtindo praias e nada fazem

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...