domingo, 2 de junho de 2013

Sessão da Câmara marcada com o rompimento de Deley Santos com o prefeito Sancler e diversas denuncias do governo municipal






















Deley Santos faz críticas ao prefeito Sancler
WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Wellington Hugles
Em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Tucuruí realizada na última terça-feira 28 de maio, estiveram reunidos em plenário os vereadores, a saber: Bena Navegantes presidente interino da sessão, Dionei Tardinni, Irmão Marajá e Peri na mesa diretora dos trabalhos e os vereadores Deley Santos, Cleuton Marques, José Vieira, Davison Freeway, Pé de Ferro e Dodô. Ausentes os vereadores Florival Nunes presidente da CMT, que estava enfermo, Cantão e Jairo Holanda que se encontravam fora do município.
Ao início da sessão após a leitura dos expedientes e indicações, o vereador secretário da mesa Dionei Tardinni, informou que no início do mês de maio, o prefeito realizou uma festa para a entrega de um ônibus para atender os idosos do Programa Vivaidade, garantindo o transporte e total assistência e acompanhamento a centenas de idosos da melhor idade do município.
Mas, em função de ser observado, que o estado do veículo estaria sem condições da garantia de um transporte seguro e eficiente aos idosos, a Secretaria de Saúde do município, já suspendeu sua utilização e nova aquisição de veículo será feita dentro dos padrões para atender com eficiência aos idosos de Tucuruí, vinculados ao programa Vivaidade.
O presidente da mesa Bena Navegantes franqueou a palavra, o vereador Deley Santos usou a tribuna para tecer fortes críticas contra o gestor municipal Sancler Ferreira, por mais este episódio, da "farra com o dinheiro público", desta vez com a ‘festança’ do ônibus para os idosos, utilizando ainda a mídia de rádio e televisão, para divulgar a aquisição e entrega deste ônibus para o transporte de idosos, inclusive, as inserções da propaganda pagas pelos cofres públicos, foi publicada a cada hora na televisão, e agora, temos a confirmação pelo vereador Dionei, que o ônibus esta sem condições de trafegar com os idosos, Deley teve ainda informações de que o ônibus esta atrasado há vários anos seu licenciamento, o ônibus e emplacado em Goiânia e com uma série de multas de trânsito, inclusive, com restrição e impedimento no sistema do Detran.
Como explicar uma grande festa para entregar um veículo todo irregular comprado pelo prefeito Sancler e que não vai atender a nenhum transporte de idoso, “será que o prefeito não tem conhecimento destes desmandos em seu governo ou ele é conivente com todos estes esquemas fraudulentos”.
É triste, observarmos como é fácil iludir a população com uma propaganda na televisão, mas, novamente na realidade é mais uma enganação contra os idosos da melhor idade, “um prefeito que tem coragem de engana idosos, tem coragem para fazer tudo contra o povo”.
O vereador Irmã Marajá, usou a palavra para parabenizar o vereador Deley pela sua coragem em suas denuncias. Marajá informou que também, “deu uma de besta, e andou nas obras da prefeitura que estão a mais de três anos paradas em toda a cidade, como o caso da escola Dulcimar Brito”, não sou burro, ao ponto de saber que dinheiro veio, e por que não terminaram as obras, na verdade temos e que tomar uma postura, porque se ficarmos calados, apenas servindo de meros aprovadores de documentos para o prefeito eu mesmo prefiro renunciar meu mandato, porque, eu não fui eleito para servir de ‘moleque’ do prefeito, eu fui eleito foi para fiscalizar e denunciar as irregularidades do gestor e propor melhorias para a minha população. Pelo que eu estou observando, seria melhor termos só um vereador, que séria o “puxa saco” oficial do prefeito.
Marajá, afirmou que todos os vereadores têm que tomar uma decisão, e uma decisão séria e rápida, “quem tiver seu escroto “roxo” como o meu, tem que bater de frente com o gestor e buscar desenvolvimento para o município, quer desagrade a ele ou não, e o nosso desafio”.
Deley Santos usou novamente a tribuna e denunciou mais desmandos na atual gestão da prefeitura, esclareceu que um dos fortes aliados e que se intitula como financiador da campanha do prefeito Sancler, conhecido pelo apelido de “Poderoso Del”, tem mais poderes de que o próprio prefeito dentro do governo, ele comanda as obras com suas empresas, ganha licitações milionárias “nas coxas” de forma duvidosa, fornece material de construção, tubos e bloquetes, e ainda aluga máquinas e caçambas para a limpeza pública. E de quebra, ainda comanda boa parte da administração colocando todos os seus familiares no governo. Como exemplo, na Secretaria de Saúde, este tal de “Del”, tem uma irmã que comanda os plantões de enfermeiros, e ela por coincidência só coloca na escala seus parentes e apadrinhados do “Del”, e uma falta de compromisso deste “prefeitinho” com a população de Tucuruí através de seus ‘bate paus’.
É fato, que este “Poderoso Del”, é parte integrante do esquema do prefeito Sancler, desde seu governo anterior, e se duvidar, até os cachorros e gatos da casa do “Del”, tem portarias de diretor no governo Sancler.
Deley Santos, propôs que a Câmara inicie um levantamento geral do envolvimento deste “Poderoso Del”, com a prefeitura, e que seja denunciado tudo aqui na tribuna desta casa de leis, para que a população tome conhecimento e saiba dos esquemas de podridão que são os alicerces da gestão Sancler Ferreira.
O vereador Bena Navegantes, esclareceu que esteve presente a convite do prefeito juntamente com os demais vereadores na entrega de kit’s de Filtros de Água nas Ilhas do Lago de Tucuruí, um convênio com a FUNASA do governo federal, que forneceu os kit’s a prefeitura, mas que não chegou a nenhuma comunidade ainda, sendo feito apenas a solenidade para a amostra dos kit’s, para que fosse feita a publicação em rádio e televisão. Deley Santos pediu a palavra ao vereador Bena, para elogiar o prefeito Sancler pela excelência em ser um “garoto propaganda”, “acho que ele deveria era renunciar e assumir esta função e trilhar esta profissão de “garoto propaganda” por que, ô “cabocó” para gostar de aparecer em uma televisão, mas trabalhar pelo povo até agora nada de ação”.
O vereador Bena continuou esclarecendo que após a entrega simbólica do filtro, os comunitários procuraram o vereador para informar que existi um 'esquema' de apadrinhamento político para beneficiar diretamente um vereador, e que só receberão os kit’s de filtros, quem for indicado pelo vereador ligado ao prefeito.
Bena Navegantes denunciou ainda uma armação da Secretaria de Assistência Social, que esta direcionando para um vereador as indicações para o recebimento de um lote de terra e a efetivação de um cadastro para o recebimento do cheque moradia, “isso é uma vergonha, excluir a população de um programa de assistência social coletivo, para beneficiar um grupo de apadrinhados”. Tivemos informações que o prefeito Sancler Ferreira estará encaminhando para  novamente para a Câmara o projeto de Criação do ISASET, para ser revisto e aprovado com as alterações propostas pelo prefeito, esperamos que os vereadores, agora analisem com mais calma e atenção para que os funcionários públicos não venham a ser prejudicados pela a instalação de um instituto que não lhes garanta assistência e suas aposentadorias.
O vereador Deley comungou com as palavras do vereador Bena, e afirmou que o esquema esta montado, para a doação de uma área de terra aos indicados do grupo de Sancler, a área fica localizada em frente ao novo cemitério, que desde 2010 foi limpa e loteada, mas, agora com o mediação da Secretaria de Assistência Social, serão doadas as áreas de terras e mais um cheque moradia do Governo do Estado para a construção da casa, tudo esquema casado com a doação do terreno e o material de construção.
Temos que denunciar esta ‘maracutaia’ e que estas doações de terras passem pela aprovação da Câmara de Tucuruí.
Deley Santos foi direto em anunciar seu rompimento do grupo de sustentação política do prefeito Sancler Ferreira na Câmara de Tucuruí, “fui eleito para defender o povo e não uma quadrilha que esta saqueando a PMT”, “este rapaz ai, o Sancler, e ingrato, fui eu e minha esposa que demos a vitória a ele em 2008, e todos os vereadores em 2012, que acompanharam este rapaz, deram seu sangue e conseguiram votos para que ele fosse reeleito, e agora fala que os vereadores nada fizeram para ele se eleger, que ele não tem compromisso com nenhum vereador, e que não deve apoio e nem respeito aos vereadores”, isso e falta de caráter, por que a população sabe o quanto os vereadores o defenderam para ser reeleito, mas, “já falei para a minha esposa que é a vice-prefeita Henilda Santos, que a partir de agora, estou rompendo com este ‘prefeitinho’ ai, por que ele não respeita ninguém, não respeita minha esposa como vice-prefeita e não respeita nenhum dos 13 vereadores e este poder legislativo, agora sou oposição total e ferrenha”.
Os vereadores: Bena Navegantes, Davison Freeway, Irmão Marajá e Peri apoiaram o discurso de Deley com referência a falta de respeito da gestão municipal com o legislativo, haja vista, que todos os parlamentares já fizeram indicações, e até o momento a prefeitura não deu qualquer posição, além de que os secretários em sua totalidade não respeitam a função dos vereadores.
O vereador Cleuton Marques, parabenizou a posição do vereador Deley de ter assumido sua oposição ao gestor municipal, isso mostra seu caráter e sua vontade de trabalhar em prol da população. Cleuton esclareceu que até este momento nenhum vereador estar sabendo para o que foi eleito. Não somos respeitados pelos secretários da prefeitura e o próprio gestor trata o legislativo como se fosse a ante-sala de seu gabinete, apenas para aprovar seus projetos.
O vereador solicitou que a Câmara providencie com urgência a inclusão de um representante do legislativo em todas as licitações que serão realizadas pela prefeitura e seus órgãos, bem como solicite através de expediente cópia de todas as licitações já realizadas na gestão anterior e as atuais da administração Sancler Ferreira. “Com a presença do legislativo na fiscalização e participação dos processos licitatórios, e que poderemos identificar as irregularidades, assim como denunciadas no caso da Escola Dulcimar Brito que a mais de três anos as obras estão paradas e que estamos analisando a licitação”.
O vereador Vieira, ao ouvir falar em licitação usou a palavra e afirmou que a equipe que trabalha com licitação na prefeitura, deveriam todos ser presos, são todos criminosos, estive participado de uma licitação, onde o produto era o fornecimento de pneus para caminhonetes, que custa algo entorno e R$ 500,00, e os membros da licitação estavam tabelando o valor em R$ 50,00, me digam, quantas vezes estes pneus serão entregues, isso tudo e esquema para que sejam apenas pagas as notas, o dinheiro será 'surrupiado' da PMT e nenhum pneu será entregue para a prefeitura.
A conivência começa do grupo da licitação da PMT e destes participantes da licitação até chegar ao ordenador de despesas o prefeito Sancler Ferreira.
O vereador Bena, aproveitou o assunto licitação para relembrar, que no seu mandato anterior de vereador, o prefeito Sancler Ferreira mandou um projeto a Câmara para o investimento em 2010 de R$ 38 milhões para o asfaltamento de toda a cidade e que inclusive começaria pelo bairro do Getat, sendo aprovado pelos vereadores, e o valor disponibilizado no orçamento, passado mais de três anos, e até hoje, ninguém sabe onde foi parar o asfalto e muito menos o dinheiro, vamos resgatar esta licitação e abrir uma investigação para saber onde foram investidos estes recursos, que é um valor expressivo para ficar sem explicações.
Com o rompimento do vereador Deley Santos da base de apoio do prefeito Sancler Ferreira na Câmara de Vereadores, o gestor começou a ficar fragilizado no legislativo, podendo a qualquer momento ser propostas CPI’s, que são as maiores dores de cabeça de Sancler, haja vista, que no legislativo passado, ficaram pendentes a CPI da Saúde, CPI da Informática, CPI do Desvio do Asfalto e CPI da Clean Service, além de outras ações que na época em função do prefeito contar com a maioria dos vereadores, sempre foi arquivado, e mesmo contando com o apoio dos vereadores aliados a Sancler, ele o prefeito gratificou seus “amigos”, conseguindo aniquilar um a um de seus correligionários e aliados, conseguindo uma proeza, inviabilizando a reeleição de quase todos os seus “amigos” com exceção do Vereador Bena Navegante.
Nesta atual legislatura as ações de apoio ao gestor voltam a se concretizar, e basta olhar o passado para que os vereadores observem, que o gestor não prima pela amizade e sim pela facilidade de manter-se no governo sem passar por nenhum apuro ou fiscalização, alias, que é o papel fundamental do legislador, fiscalizar o prefeito no exercício dos investimentos dos recursos públicos em prol da população.
Esperamos, que a atitude tomada pelo vereador Deley Santos, seja contagiosa aos demais vereadores, e voltemos a ter um legislativo de peso, caráter e respeito, onde o prefeito ficaria como executor do que os legisladores determinassem em plenária e no orçamento do município.
São sonhos impossíveis de serem concretizados, mas, como na flamula da bandeira de nosso município esta em destaque a frase “Nós Confiamos em Deus”, é por este motivo que esperamos que Deus toque nos corações dos vereadores e mostrem para o que foram eleitos assumindo de fato e de direito os seus papéis e colocando o prefeito no seu devido lugar e função.


7 comentários:

  1. Socorro!! Em que mundo estamos

    ResponderExcluir
  2. que a justiça desta cidade tenha moral em investigar tudo isso que vem acontecendo a décadas em nossa cidade e nada fazem e o costume desse lugar aqui é que as pessoas de fora chegam aqui arrastando a cachorra e se vão ricas uma vergonha que tem que ser seriamente punida e essas pessoas da licitação como é de conhecimento deveriam todas estarem presas

    ResponderExcluir
  3. Estou junto com a camara de vereadores de Tucurui-pa que está cumprindo o seu papel de fiscalizar o que é feito de errado nessa administração que maltrata a população...
    E com isso cabe os comerciante de Tucurui se conscientizar que estão sendo atingidos com a falta de emprego na cidade que se reflete diretamente no comercio local de Tucurui-pa...Inúmeros estabelecimento fechados e outros prestes a fechar suas portas culpa de um mal Gestor.... Fora sancler....

    ResponderExcluir
  4. Senhores vereadores averiguem também, uma cota de 50 consultas de oftalmologia, que seria para atender a clientela da Secretaria de Desenvolvimento Social, porém, sabemos que quem encaminha à Secretaria de Saúde a lista com os nomes de pacientes para consulta é o vereador Jairo.

    ResponderExcluir
  5. O núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, na 7 Setembro, recem inaugurado, não atende as necessidades de atendimento. Só tem um consultorio médico com porta,o restante dos consultorios, médico, psicologo, etc. são fechados com madeirit, ou seja, tudo que vc fala em um desses consultórios é ouvido por todos.

    ResponderExcluir
  6. Querido jornalista Wellington Hugles, não achei nenhum post para fazer esse meu desabafo então resolvi faze-lo aqui, gostaria de sabe qual o seu posicionamento em relação a pessoas que recebem e não trabalham? pois ate onde eu sei você tem uma gorda portaria da prefeitura apenas para conter suas palavras, você que fala tanto em desonestidade acha isso legal?
    um abraço,
    ps. acho que deveria falar também do tanto de coisa legal que acontece na cidade, como o circuito junino, a semana do meio ambiente, e tantas outras coisas que tem ocorrido por aqui, nem só de coisas ruins essa cidade ta cheia
    ps² não tenho ligação nenhum com a prefeitura nem com o prefeito, mas como um morador de nossa cidade e vendo o tanto que seu blog é famoso acho que com tanta coisa ruim que voce fala da cidade as pessoas de fora não tem vontade de conhecer nossa cidade!!

    ResponderExcluir
  7. meu irmão a situação ta ficando piriquitante, ainda por cima expusaram o alfredinho do conselho do fundeb, porque será que não qwuiseram ele lá fiscalizando os orçammentos

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...