terça-feira, 18 de junho de 2013

Parada de ônibus desaba em Tucuruí





 WELLINGTON HUGLES
De Tucuruí
Fotos: Jhonathan Baia
Por volta das 19 h desta segunda-feira 17, uma parada de ônibus que foi recentemente construída pela Prefeitura de Tucuruí, quase causou uma fatalidade, haja vista, no local nos horários de pico, sempre se registra uma grande concentração de passageiros no aguardo do transporte coletivo.
A população classificou como sorte o incidente com a queda da parada de ônibus localizada na Rua Santo Antônio, em frente a uma escola infantil do município, não ter causado mal a nenhum usuário.
Segundo relatos de familiares que moram próximos à parada, e que possuem crianças que estudam na instituição de ensino, se o fato ocorre-se pela manhã ou em um momento das fortes chuvas que simultaneamente assolam a cidade, sendo que dezenas de crianças seriam vitimadas, inclusive, podendo levar a vítimas fatais.
Os evangélicos que possuem seu templo próximo ao local, ficaram surpresos, haja vista, se fosse a um horário após o culto que estava acontecendo no momento do acidente, causaria além de um pânico imenso, em função a reunião de uma grande quantidade de fies, que se concentram no local da parada para aguardarem o transporte coletivo. Podendo levar a graves complicações com a queda da parada sobre os usuários que procuram abrigo no local.
O fato é, que a administração municipal, não observou a qualidade do material utilizado nas paradas, que foram construídas por empresas terceirizadas, inclusive o grande peso que sabre cairia a estrutura com a quantidade de madeiras e telhas de barro na estrutura, com isso, em função de não ter um suporte frontal para assegurar o peso, concentrou toda a carga em uma estrutura na parte de trás da parada de ônibus, que, em função da madeira utilizada, observa-se ser de qualidade inferior, com isso, não suportou a carga de peso, as chuvas e o pouco tempo de uso, cedendo e quebrando, por sorte, no momento da queda da estrutura nenhuma pessoa estava na parada, apenas uma adolescente que estava atrás da parada sofreu pequenas escoriações em função da queda do telhado, isso serve de exemplo para que a gestão municipal, faça uma averiguação neste modelo de parada adotada, que inclusive onera em muito os custos de uma parada de ônibus padrão, que tem a vantagem de ter um custo menor, um tempo de vida maior e impar em segurança. E importante que a prefeitura, tome as providências necessárias, para que todas as demais estruturas destes moldes, que servem de paradas públicas, sejam reforçadas e apoiadas com suporte para que não venha a ruir, ocasionado um perigo constante a população usuária.
As entidades sócias organizadas, estarão peticionando junto ao Ministério Público em Tucuruí, através da Promotoria de Justiça, que determine a Prefeitura de Tucuruí, para que providencias emergências sejam adotadas com a providência do isolamento das paradas espalhadas pela cidade com este padrão, que estão causando riscos à segurança dos munícipes, e que sejam observados os custos com a obra e a manutenção pelas empresas contratadas. Observando que o não cumprimento desta demanda, e a manutenção do risco eminente de novas quedas de paradas, a prefeitura seja responsabilizada pela falta de manutenção na segurança dos usuários, e, se fatos como estes voltem a ocorrer pela falta de atendimento das medidas adotadas pelo MP, que a Prefeitura de Tucuruí e seus administradores sejam responsabilizados civil e criminalmente por acidentes contra a vida dos munícipes nestes locais de risco.

Um comentário:

  1. essa é marca do sancler, fazer obras que acabam desabando.lembram do muro do navegantão,que tambem, desabou.

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...