quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Processo seletivo do IFPA de 2012 de Tucuruí denunciado ao MPF

Foto Wellington Hugles 

Prédio cedido pela Eletrobrás Eletronorte onde funciona o Instituto Federal do Para na Vila Permanente em Tucuruí



O processo de seleção para o preenchimento das 190 vagas oferecidas pelo Instituto Federal do Pará – IFPA Campus de Tucuruí para os cursos de educação profissional técnica de nível médio, ofertados na forma integrada e subsequente, para o ingresso no 1° e 2° semestre do ano de 2012, respectivamente, causou uma grande confusão para os estudantes aprovados de Tucuruí.
Tudo porque a comissão organizadora do certame, nomeada pelo diretor do Campus de Tucuruí professor Raimundo Sanches, através da Portaria nº 082/2011, no momento da finalização dos resultados e do lançamento das notas no sistema de classificação informatizado, realizou o lançamento de notas de forma equivocada na classificação geral, sendo que os alunos da rede pública de ensino que teriam direito a 50% do numero de vagas e o restante das vagas dependendo da classificação seriam rateadas para os alunos cotistas e da rede particular. No momento da finalização não foram observados estes critérios e um número maior de alunos da rede pública foram classificados e aprovados.
Com isso os alunos que prestaram o exame no último dia 22 de janeiro, se encontravam ansiosos aguardando a publicação do resultado do processo seletivo do IFPA,  que aconteceu na manhã da sexta-feira, 3 de fevereiro, publicado no site oficial do IFPA a listagem geral dos 190 alunos selecionados para os cursos de Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Manutenção e Supervisão em Informática; Técnico em Recursos Pesqueiros; Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Edificações. Sendo que os familiares realizaram festas e comemoraram a ascensão ao curso técnico.
Retificação - No sábado (4), a direção do IFPA Campus Tucuruí, comunicou a imprensa local que teria ocorrido um problema técnico no momento da finalização dos resultados do processo seletivo de 2012, e que seria expedida uma nova listagem com os resultados corrigidos.
Após esta declaração todos os 190 alunos aprovados e seus familiares ficaram desesperados pela provável mudança no resultado, culminando com diversos alunos que deixaram de dormir por pressão psicológica. Com medo de uma provável “virada de mesa”, com a perda de sua vaga já garantida e publicada no site oficial do IFPA do Pará, haja vista, que todos os familiares amigos e a sociedade geral tomaram conhecimento do resultado e das suas aprovações.
Por outro lado abriu-se um leque de oportunidade para os mais de 1.200 alunos que se inscreveram na seleção e não conseguiram suas aprovações.
Na manhã do domingo (5), a direção do IFPA Campus Tucuruí, realizou a publicação de nova listagem dos alunos aprovados com retificação, sendo que dos nomes que contavam da primeira listagem, 35 alunos foram excluídos na publicação da segunda listagem.
Foram momentos de desespero e angustia para os recém-calouros que ficaram fora do direito adquirido de cursar o nível técnico em uma instituição do governo federal e seus familiares que comemoraram muito a vitória de seus filhos.
Denúncia - Descontentes com a medida tomada pela direção e a incompetência da comissão organizadora do processo seletivo do IFPA de 2012, os familiares que tiveram seus filhos excluídos na segunda listagem do resultado publicado pela IFPA Tucuruí, acionaram o Ministério Público Federal e denunciaram o fato que foi recebido pelos promotores e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.
O diretor Raimundo Sanches informou a nossa equipe de reportagem, que a falha ocorrida foi no momento da distribuição dos números de vagas nas porcentagens para a rede pública, cotistas e a rede privada, com isso criou-se toda esta situação, mas colocamos a priore nossa psicóloga a disposição dos alunos que tiveram seus nomes excluídos na segunda publicação do resultado retificado, para tentar dar a mínima assistência de orientação, e estamos tentando de todas as formas estudando as medidas para tentar absorver estes 35 alunos que tiveram seus nomes publicados como aprovados e posteriormente ficaram fora da listagem, mas para isso estamos entrando em contato com os órgãos superiores do Ministério da Educação, para que possam encontrar meios legais para esta efetivação. Sanches informou ainda que no próximo dia 22, será realizada a repescagem de alunos dependendo dos números de vagas que estejam à disposição, sendo inclusive que poderá não haver nenhuma vaga a ser preenchida. (Wellington Hugles)

2 comentários:

  1. Olha a novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp (PMDB), família Raupp ai gente, foi só o senador assumir, começou o pacote tecnológico! Esse pessoal de Roraima e de fora vem abrir espaço aqui no norte, todos através da Mãe corrupta Eletronorte!
    Duvido que essa reportagem cai no blog do Parsifal

    ResponderExcluir
  2. Assim né cupade..! família Raupp (PMDB) unida; Ministro, Senador da República, Promotor Público Federal (mais tinha que se logo aqui em Marabá), será que não tem nenhum juizinho Raupp sobrando la por Rondônia parece carta marcada, né mano! O INCRA, as terras do “cara”, as mineradoras, as vales da vida, os belos montes castelos, que tal hem cupade! Mas sempre tem um Gilmar Mendes na cesta do STF, tudo para garantir a parada né mano!

    ResponderExcluir

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...