segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval de Tucuruí: Escolas de Samba colocam nas ruas seus carros alegóricos

 Escolas de Samba tiveram muitas dificuldades de transportar seus carros alegóricos para a Avenida do Samba nas escadarias
Fotos: Wellington Hugles
 Escola de Samba da Matinha teve dificuldades na saída do carro alegórico do barracão


 Escola de Samba da Matinha teve dificuldades na saída do carro alegórico do barracão atá as escadarias da Santo Antônio

  Águia simbolo da Escola Unidos de Tucuruí, soberana a frente do carro abre alas

 Unidos de Tucuruí com o esplendor de seus carros de luxo
Últimos retoques na estrutura dos carros da Unidos de Tucuruí

 Unidos de Tucuruí proporcionará surpresas com a instalação de luzes e exaustores na apresentação de seus carros alegóricos


Escola da Jaqueira com seus belos carros alegóricos levando o verde e rosa as escadarias da Santo Antônio


 Avalanche de mais de 20 mil brincantes atrás do Bloco Minhocão pelas ruas de Tucuruí até a Santo Antônio


Cerca de 10 mil brincantes na concentração dos blocos Tribal e Xambira na Av. 7 de Setembro


O Carnaval de 2012, esta sendo bastante participativo, milhares de pessoas vindas de todas as partes do estado e do país encontram-se na cidade para participarem dos dias de Reinado de Momo em Tucuruí.
A movimentação começou com a participação de mais de 15 mil brincantes que foram as ruas no sábado (18), e quebraram o protocolo das domingueiras, concentrando-se na em frente à feira municipal de onde saíram para a maior festa popular da região sul e sudeste do Pará, antecipando a micareta dos Blocos do Tribal e Xambira.
O Bloco Popular Minhocão percorreu no final da tarde do sábado, as ruas da cidade até as escadarias da Av. Santo Antônio, levando uma maré de brincantes que juntamente com o reforço do Bloco Pinocler que participa semanalmente, garantindo que a todo o momento os brincantes pulassem ao som das marchinhas de carnaval e como peculiaridades os brincantes utilizam trigo, maizena e talco jogando nos participantes, sendo que os homens se vestem de mulheres e vice-versa, formando o maior bloco de sujo do Pará.
Dando continuidades ao Reinado Momo, a festa ficou por conta da micareta carnavalesca que iniciou na noite do sábado (18) e terminou na madrugada do domingo (19), saindo as ruas o tradicional Bloco Tribal com cerca de 5 mil brincantes com abada e mais uma grande quantidade de pessoas que seguiam na pipoca, puxado pelo trio elétrico. O bloco Xambira levou cerca de 4.500 brincantes, que abriram os festejos do carnaval de micareta de Tucuruí, seguindo pelas ruas da cidade até as escadarias da Santo Antônio.
No domingo (19), a concentração do Bloco Minhocão iniciou logo cedo as 14:00 h na feira, sendo que com a decisão da Liga de Escolas de Samba – Liblotuc, de colocar o trio elétrico para puxar o bloco Minhocão, o horário de saída foi alterado para as 16:00 h, mas devido a falta de condições do trio elétrico em chegar até a feira, em definitivo a Liblotuc, decidiu alterar todo o percurso tradicional e histórico do Bloco de animação dos feirantes  de Tucuruí o Minhocão, que devido a estes entraves, sai após as 18:00 h da Av. Santo Antônio próximo as escadarias, realizando o trajeto inverso, finalizando na concentração dos blocos de micareta na Av. 7 de Setembro. Cerca de mais de 20 mil brincantes acompanharam o bloco Minhocão, mas devido às modificações realizadas, muitos brincantes deixaram de acompanhar o bloco Minhocão na tradicional domingueira, haja vista, que todos os brincantes da cidade aguardavam em seus bairros a passagem do Minhocão que se encerava nas escadarias onde todos se encontram para a dispersão e confraternizando-se até o cais. Agora os brincantes e organizadores do bloco Minhocão aguardam a determinação do presidente da Liblotuc, para saber como devem realizar a despedida do Minhocão na terça-feira (21), se haverá alguma outra modificação na organização e trajeto do Bloco dos Feirantes do Mercado Municipal de Tucuruí. O Bloco Minhocão desde sua fundação e a sensação do Carnaval da cidade trazendo a participação de brincantes de todos os pontos do Brasil, para a festa popular, mas que devido as estas alterações passa a ficar ameaçada na diminuição da participação, hoje o bloco Minhocão e a festa carnavalesca gratuita que não exige cobrança de nenhuma taxa para a diversão popular com a maior participação do estado.
Logo após o encerramento do bloco Minhocão no domingo (19) a festa ficou por conta dos blocos Xambira e Tribal que puxaram uma onda de brincantes atrás das bandas até as escadarias.
Desfile Oficial - Na noite desta segunda-feira (20), o reinado de Momo de Tucuruí dará espaço à apresentação das Escolas de Samba do Getat, Colinas, Matinha, Jaqueira e Unidos de Tucuruí.
O desfile oficial será realizado na Avenida Santo Antônio nas escadarias, onde foi instalado um corredor para que as escolas de samba durante 50 minutos realizem a apresentação de seus brincantes, transformando em realidade o enredo com muitas cores e luzes.
A primeira escola a se apresentar a partir das 21:00 h e o Acadêmicos do Samba do Getat.
Na manhã da apresentação nas escadarias os dirigentes das Escolas de Samba tiveram muitas dificuldades de transportar seus carros alegóricos para a Avenida do Samba nas escadarias, a primeira impressão dos carros ainda não finalizados dá uma expectativa que todas as escolas se prepararam muito e que a apresentação será de uma magnitude e excelência para os olhos atenciosos dos expectadores que deverão lotar as escadarias da Avenida Santo Antônio que no período do Reinado de Momo transforma-se em Marques de Santo Antônio, local oficial da festa do Carnaval de 2012 de Tucuruí. (Wellington Hugles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...