quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


CELPA entra em concordata e recorre a Eletrobrás Eletronorte para sair do vermelho



Há mais de 4 anos em dificuldades financeiras a Celpa jogou a toalha e na tarde desta terça-feira, 28, divulgou fato relevante revelando que entrou com pedido de recuperação judicial, o equivalente jurídico à concordata.
A agravamento da crise da companhia - "A despeito dos esforços da administração junto a credores e potenciais investidores, o pedido de recuperação judicial mostrou-se inevitável diante do agravamento da situação de crise econômico-financeira da Celpa e do imperativo de proteger a continuidade dos serviços públicos por ela prestados", diz um trecho da nota da empresa.
A empresa de pior desempenho do Grupo Rede Energia - A Celpa é o patinho feio do Grupo Rede. Enquanto outras empresas de energia do grupo são superavitárias, a Celpa amarga uma dívida de curto prazo de R$ 1,4 bilhão e o mesmo valor a longo prazo.
Com o pedido de recuperação judicial, os credores de curto prazo deverão tomar o mesmo caminho se não tiverem tutano para aguentar o tranco. Os credores de longo prazo tendem a perder o prazo de vista.
Solução seria a venda dos ativos - O Grupo Rede Energia convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para 19 de março para discutir possíveis cenários no decurso da recuperação judicial e como sair dela. Uma das alternativas pode ser a venda da empresa. Creio, entretanto, que dificilmente alguém com juízo empresarial queira investir em uma distribuidora cujo passivo aponta para uma liquidação.
Eletrobrás é a tábua de salvação - A melhor solução, dado o alcance difuso das atividades da distribuidora, seria a Eletrobrás assumir o prejuízo antes que o choque mate quem o distribui, pois os curto-circuitos já são arcados pelo distinto usuário.

Leia a matéria completa no Blog do Parsifal Pontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...