terça-feira, 22 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Unacon oferta serviços e promove campanha para doação de cabelos


Extensa programação vai até o dia 28, dia D da campanha

Durante todo o mês de outubro, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, estará com uma extensa programação voltada para a campanha Outubro Rosa. Nesta quarta-feira (16), as ações serão conduzidas pela equipe multidisciplinar e, na sexta-feira (18), serão ofertados vários serviços, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, entre eles, coleta de PCCU, teste rápido de sífilis e HIV, emissão de cartão SUS e um estande para orientação sobre a doença.

Na próxima segunda-feira (28), será o dia D da campanha, com uma palestra com o oncologista clínico da Unacon, Jânio de Jesus, quando também será lançado o Projeto Amor Crescido, voltado para a doação de lenços e cabelos. Nesse dia, serão realizados cortes de cabelo na unidade de saúde.

Conhecido mundialmente como Outubro Rosa, o movimento é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o de colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo da doença que mais afeta as mulheres e o segundo mais comum na Unacon. Lá, dos pacientes de quimioterapia, 32% tratam o câncer de mama e, só em 2019, foram 28 novos pacientes com a doença. No total, a Unacon atende 126 mulheres e 2 homens com este tipo de câncer.


Moradora de Tucuruí, Raimundo Melo, contou sobre o tratamento e a força necessária para vencer a doença

Há 6 anos tratando um câncer de mama, Raimunda Oliveira Melo, moradora de Tucuruí, garante que mesmo em choque encontrou forças para iniciar o tratamento. “Fiquei muito abalada quando recebi o diagnóstico, mas logo encontrei forças em Deus e na minha família para enfrentar a doença. Hoje só tenho a agradecer a atenção que recebo de toda a equipe da Unacon. Para todas as mulheres e homens também, porque que o câncer de mama também atinge homens, digo que não desistam, lutem, pois pra Deus nada é impossível e ele deu inteligência a pessoas como as que nos atendem aqui, para nos ajudar”, afirmou a usuária.

A médica radioncologista da unidade, Priscila Conceição, em sua palestra, falou abertamente sobre o câncer, prevenção, diagnóstico, tratamento e como enfrentá-lo. “É uma doença silenciosa, por isso a importância de se fazer o acompanhamento médico, realizar mamografia, no caso do câncer de mama, e PCCU, para o de colo de útero. Os exames são fundamentais para um diagnóstico precoce, que garante maiores chances de cura”, afirma a médica.

Doação de cabelo – Além da ação de sexta, a Unacon continuará recebendo doações de cabelos cortados. Eles serão doados para o Instituto Astér, instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada no dia 14 de novembro de 2014, por um grupo de pessoas que busca proporcionar melhores condições de tratamento aos adultos, jovens e crianças de baixa renda, portadores de câncer. Lá, as perucas são produzidas e doadas para pacientes oncológicas e vítimas de escalpelamento.

Para o corte e doação dos cabelos, é sugerido amarrar um rabo de cavalo bem firme, seguido do corte. Depois, é só embalar o cabelo em saco plástico e deixar na Unacon. Os fios podem ser cortados a partir de 15 centímetros. Mais informações: Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Contato: (94) 99123-8253.

Atendimento – A Unacon é uma unidade do governo do Estado, implantada por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes, oferecendo aos pacientes da região a possibilidade de realizar o tratamento mais perto da família.

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones: (94) 3778-4928/4599.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...