sábado, 26 de outubro de 2019

Dia “D” na UBS do Getat encerra a campanha do Outubro Rosa






















Por: Wellington Hugles (Jornalista DRT/193 e Bacharel em Direito)
Fotos: Wellington Hugles/Die Sacramento


Após um mês de atividades e mobilizações, os moradores do populoso bairro do GETAT prestigiaram a festa de encerramento da Campanha Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde do bairro.

O objetivo do evento organizado pela equipe da UBS do GETAT, sob a coordenação da diretora Aldilucia Medeiros, foi incentivar a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, que ainda é alarmante, sendo uma das principais causas de morte entre as mulheres. Promovida nacionalmente pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Prefeitura de Tucuruí por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, além do apoio das demais secretarias, a Campanha Outubro Rosa teve resultados expressivos, como apresentaram o prefeito Artur Brito.

Diversos atendimentos foram intensificados nas Unidades Básicas de Saúde e em ações realizadas em diversos bairros da cidade; o número de mamografias mais que dobrou em comparação com a campanha passada.

“O que temos de mais importante na campanha é a saúde das nossas mulheres. O que a gente tirou de resultado foi 100% de sucesso. A gente trabalhou em todas as UBS’s, levando ainda atendimentos nos bairros e tivemos um resultado muito bom. Fizemos uma comparação do atendimento do ano passado para esse ano e a gente dobrou o atendimento para as mulheres. Vamos continuar com a campanha durante toda a gestão. Todas as mulheres continuam sendo convidadas para fazerem seus exames preventivos. Lembrando que estamos finalizando o Outubro Rosa, mas vai começar o Novembro Azul que é a prevenção da saúde do homem”, explicou Artur Brito, prefeito de Tucuruí.

Participação popular - Foi uma campanha linda, foi uma campanha de sucesso! Quero agradecer principalmente à minha equipe de colaboradores da UBS do bairro do GETAT, sem elas, está linda mobilização das mulheres empoderadas não teria o êxito que tivemos, quero aqui deixar nossos agradecimentos a secretária de Assistência Social, Nazidely Pantoja e de Saúde, Katiane Sarraf, que possibilitaram que este evento alcançasse o sucesso, são mais de mil mulheres presentes, recebendo atenção, palestras e cuidados, além de realizar exames, isso é gratificante para nós, “prefeito Artur Brito seu exemplo em defesa das nossas mulheres tucuruienses muito nós orgulha. Acabou o mês de outubro, mas a campanha continua. Você mulher, venha fazer os exames, previna-se para que você possa ter mais saúde”, enfatizou Aldilucia Medeiros, diretora da UBS do GETAT.

O Prefeito Artur Brito destacou que em sua gestão a atenção à saúde da mulher sempre será prioridade. Me senti muito honrado quando eu recebi o convite da diretora Aldilucia. Aceitei de imediato, foi muito gratificante ter participado, pois tenho um carinho por todos os moradores do bairro do GETAT, que sofreram anos a fim sem uma unidade de saúde, e foi na nossa gestão que entregamos este espaço de atenção à saúde dos nossos amigos do bairro e adjacências. “Uma campanha de sucesso. Eu tenho certeza, o mês de outubro acabou, mas a campanha não para por aqui. Há uma necessidade de mostrarmos a todas as mulheres tucuruienses da importância do exame. Os exames continuam sendo oferecidos pelo município de Tucuruí durante todos os doze meses do ano. O outubro foi só para chamar a atenção da mulher para fazer o exame. Faça o exame! Porque quem ganha com isso é você. Fica aqui o nosso apoio, o nosso agradecimento, e que esse movimento possa continuar”, destacou Artur Brito, prefeito de Tucuruí.

200 novos exames - Durante a grande mobilização popular que reuniu as mulheres empoderadas do bairro do Getat e localidades vizinhas, uma série de ações foram oferecidas as mulheres, contando com exames rápidos e tratamento de beleza e massagens terapêuticas, além de orientação odontológica e entrega de kilts, um bolo em homenagem ao Outubro Rosa foi ofertado por Ademildo Medeiros, que comandou o sorteio de cerca de 40 presentes que foram doados por diversas empresas e amigos, como forma de acolhimento das mulheres à UBS do Getat e em reconhecimento ao importante papel que desenvolvem no seio das famílias. Na oportunidade, Medeiros anunciou que foram conseguidos mais 200 exames de mamografia para atender a demanda da Unidade de Saúde do Getat. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...