domingo, 20 de outubro de 2019

OCB/PA e Prefeitura de Tucuruí fortalecem cooperativas locais








A “Capital da Energia” é a próxima parada do Projeto OCB/PA Itinerante, que fomenta o desenvolvimento do cooperativismo nas regiões mais afastadas da capital. Conhecida por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira, Tucuruí procura alavancar os negócios locais através do cooperativismo.

De 21 a 25 de outubro, a equipe técnica da entidade estará no município fazendo o atendimento de rotina, levantamento das demandas e promovendo um cronograma de cursos e capacitações para os produtores. Toda a programação ocorre na Praça CEUS, bairro Santa Mônica.

Serão disponibilizados todos os serviços do Sistema OCB/PA relacionados às áreas de monitoramento, formação profissional e promoção social. O objetivo é ampliar o acompanhamento presencial do Sistema no interior, atuando na estruturação e orientação acerca dos registros dos atos, elaboração de viabilidade econômica, relação com o poder público, registro na OCB/PA e cursos de capacitação sobre cooperativismo.

“Na terceira edição do projeto, estruturamos uma programação fixa, mas queremos ampliar o contato com as cooperativas, fazendo visitas técnicas para conhecermos essa realidade de perto e apontarmos as indicações necessárias ao aprimoramento de suas atividades.  Essa edição da OCB/PA Itinerante será fundamental para estruturarmos um plano de ação assertivo e efetivo dos negócios cooperativos”, explicou o coordenador do projeto, Diego Andrade.     

A abertura oficial ocorre na segunda (21) a partir das 19h, com a presença de autoridades locais. Será feita a apresentação do projeto, do cenário do cooperativismo em Tucuruí, ações do Sistema OCB/PA no Estado e no município, em parceria com a Prefeitura.

De terça (22) a sexta (25), haverá atendimento e orientações sobre cooperativismo de 08h às 12h.  Também serão feitas visitas técnicas a cooperativas registradas e não registradas no Sistema OCB/PA para levantamento de demandas, assim como a grupos interessados em constituir cooperativas.

De 14h às 18h, durante o mesmo período, haverá um ciclo de capacitações em cooperativismo com os cursos: Primeiras Lições, Conselho de Administração e Conselho de Fiscal. Uma novidade é o curso de Orientação sobre Formalidades de Cooperativas, que orientará acerca de procedimentos formais para a realização de assembleias gerais e reuniões.

O Projeto OCB/PA Itinerante é uma realização Sistema OCB/PA com o apoio da Prefeitura de Tucuruí, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Tucuruí e a Central das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará (CENCOPA). “Nossa relação com a prefeitura é excelente. Através dessa parceria, já instalamos um escritório local para o atendimento às cooperativas. Desde já agradecemos o apoio da Prefeitura e de suas Secretarias na realização do evento, convocando também as singulares a participar conosco”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

As vagas para participação nos cursos são limitadas. Para se inscrever, os interessados devem enviar seus dados para o e-mail: capacitacao@paracooperativo.coop.br, contendo informações como nome, palestra ou curso a participar, CPF, RG e celular.

Serviço: OCB/PA Itinerante ocorre na Praça CEUS, bairro Santa Mônica. Mais informações: 99360-4665 -capacitacao@paracooperativo.coop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...