sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Círio de Nazaré levará mais de 30 mil romeiros as ruas de Tucuruí






 








Por: Wellington Hugles
Foto: Wellington Hugles / Aldeney Moraes


Tradicionalmente o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que este ano comemora sua 37ª edição, é realizado no 2º domingo de outubro juntamente com o Círio de Belém, e este ano vai às ruas da cidade de Tucuruí, sudeste paraense, na manhã do domingo (13), as comemorações a Rainha da Amazônia, vai culminar com a grande programação em confraternização dos católicos tucuruienses e da região sudeste do Pará, cerca de 30 mil fiéis são esperados para a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

A organização do Círio 2019, comemorou a parceria celebrada pela Prefeitura de Tucuruí através do apoio financeiro celebrado pelo prefeito Artur Brito, que vai possibilitar maior estrutura para os festejos a Nazinha, onde os fiéis vão invadir as ruas de Tucuruí em uma só devoção de amor e fé a mãe de Jesus a virgem imaculada Nossa Senhora de Nazaré.

Em comparação ao ano de 2018, que segundo informações do 13º Batalhão de Polícia Militar, contou com a presença de aproximadamente 25 mil fiéis, neste ano de 2019, o número de devotos terá um acentuado aumento no quantitativo de romeiros.

Manto de Nossa Senhora – Tradicionalmente para a procissão do Círio de Nazaré em Tucuruí, um manto especial para cobrir a virgem imaculada foi confeccionado especialmente para a procissão deste domingo.

Programação - O Círio de Tucuruí vai contar com a romaria rodoviária, saindo na tarde da sexta-feira, 11, do município vizinho de Breu Branco até a Igreja da Santa Rita de Cássia na Vila Permanente, contando com a participação de centenas de veículos e motocicletas.

Na manhã do sábado, 12, a imagem da Virgem Mãe, saí da Vila Permanente em rodo-romaria até a Vila da Pederneiras (Zona Rural), onde vai ocorrer no final da tarde a missa para abençoar os moradores, e, logo após, se inicia a Romaria Fluvial através do Rio Tocantins (a jusante) até o cais da cidade com participação de dezenas de embarcações.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será levada em transladação das velas na noite do sábado (12) do cais da cidade até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde saí à procissão do Círio na manhã do domingo (13).

Resumo – Na manhã do domingo (13), será realizada a missa do Círio na Igreja de Nossa Senhora da Conceição no bairro da Jaqueira, onde em seguida terá início à procissão, saindo à berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da cidade com destino a sua Igreja no bairro Paravoá, este ano em função a conclusão pela Prefeitura de Tucuruí das obras da Ponte da Tancredo Neves, a procissão volta ao seu percurso original, sendo esperada a presença de aproximadamente 30 mil romeiros.

Após o término do Círio o barracão da festividade de Nossa Senhora de Nazaré no bairro Paravoá, vai receber os promesseiros e fiéis, para o tradicional almoço do círio, com pratos da culinária paraense, entre as comidas típicas dos festejos do natal dos paraenses, podemos observar a Maniçoba, Pato no Tucupi e o Vatapá.

No local os festejos a Nazinha segue até o dia 21, sendo que a imagem da Virgem Mãe de Jesus ficará exposta em seu altar até o início dos festejos do Círio de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...