terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mesmo com a presença da maioria dos vereadores a sessão não foi aberta

Câmara de Tucuruí

Mesmo com a presença da maioria dos vereadores o presidente da Câmara vereador Zé Gomes encerrou a sessão ordinária 

Por duas semanas consecutivas, a Câmara de Vereadores de Tucuruí não realizou sua sessão ordinária. Na sessão passada o motivo foi à falta de presença da maioria dos vereadores, ocasionando a falta de quórum para a abertura da sessão.
Mas, nesta terça-feira (20), as 9 h estavam presentes na plenária da casa de leis, os vereadores, a saber: Zé Gomes e Max Marçal (PPS), Jones William e Tom Bonfim (PT), e, passando dois minutos das 9 h o vereador Bena Navegantes (PP), adentrou a tribuna, e, as 9:03 h, a vereadora Edileuza Meireles (PSC), chegou à sessão, antes, porém da vereadora tomar seu assento, o presidente da Câmara, o vereador Zé Gomes, encerrou a sessão por falta de quórum mínimo para sua instalação, esclarecendo, que a vereadora, chegará, após ser anunciado o encerramento dos trabalhos. Fato que causou polêmica entre os edis, haja vista, que o regimento interno da Câmara, observa que após o horário regimentar o presidente da mesa dos trabalhos aguardará o prazo mínimo de quinze minutos para o encerramento da sessão por falta de quórum.
Fato que não foi obedecido, pós o vereador Bena Navegantes, chegou as 9:02 h, e respondeu sua presença, mas, a vereadora Edileuza Meireles, ao chegar três minutos após as 9 h, dentro do prazo regimentar, recebeu falta.
Muitas especulações correm pelos corredores da Câmara, pela insistência em não instalar-se as sessões ordinárias da Casa de Leis, sendo, a mais convincente que estão levando as sessões a serem “empurradas com a barriga”, em função de vários temas a serem tratados, ser de grande interesse do executivo, e, com a ausência do gestor municipal de Tucuruí, que se encontra em viagem de passeio fora do estado, os vereadores da base governista, preferiram aguardar a chegada do prefeito, para, com maior comodidade, discutirem, e colocarem em votação, às preposições apresentadas pelo executivo.
Polêmica – Muitas matérias que tramitam pela casa de leis, e, “descansam” nas gavetas das comissões, são de grande relevância para toda a sociedade tucuruiense, como por exemplo, a Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2013, que ainda não foi discutido pelos vereadores, assim como, a Lei do Veto Parcial do prefeito, exigindo aumento aos seus secretários e a vice-prefeita no mesmo percentual do aumento concedido pelos vereadores ao prefeito que foi de 67%, reajustando seu salário dos atuais R$ 11 mil, para R$ 18 mil a partir de janeiro de 2013.
Existem matérias que tramitam há anos, e deveriam ter seus pareceres exauridos pelas Comissões Permanentes da Câmara, como as das CPI’s da: Saúde, Educação, Estradas, Desvio do Asfalto, Licitações de Computadores e do Lixo, todas envolvendo os administradores do poder executivo.
Pelo andar da carruagem, as últimas quatro sessões que encerram o ano, e o mandato dos vereadores desta legislatura, deverão ser bastante conturbadas, ou, o presidente da Câmara deverá convocar inúmeras sessões extraordinárias em função da não realização das sessões ordinárias semanais, para tentar esgotar a pauta de matérias existentes desde o ano de 2009, haja vista, que nenhuma matéria poderá ficar para a próxima legislatura dos novos vereadores que tomarão posse no próximo dia 1º de janeiro de 2013.
Com isso, esperamos que a presidência da Câmara, desta vez, divulgue a realização das sessões extras, para que, não pairem dúvidas das aprovações ou rejeições das matérias de interesse público, pelos nobres vereadores, como, o ocorrido, com a aprovação do aumento dos salários do prefeito e dos vereadores, em sessão realizada extraordinariamente no último dia 5 de outubro (sexta-feira), as vésperas das eleições municipais, sessão que não contou com a presença de nenhum munícipe e principalmente da imprensa que tem o papel de registrar estes fatos para poder tornar público a toda a população, os serviços prestados pelos vereadores no exercício de suas funções.   (Wellington Hugles)

3 comentários:

  1. E pensar que foi nesse vereador presidente que vc votou e apoiou. Já pensou de ele ganha. Olha só o presente que vc queria dar para Tucuruí, Senhor moralista Wellington Hugles, mas 4 anos de subserviência da Câmara ao Prefeito. Você é muito contraditório nas suas posições. Fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo ou Anônima,
      Minha posição de apoio e voto, ao vereador Zé Gomes, foi por livre E espontânea decisão minha, e não será você ou qualquer outra pessoa que vai interferir em minha decisão, o vereador teve sua ótima atuação como legislador e presidente da nossa casa de leis, e, em nenhum momento estou aqui para tecer críticas negativas, nem a ele, e, a nenhum dos seus pares, o que faço e publicar os fatos que ocorrem nas sessões legislativas de nossa Câmara, e não sou do tipo que presta subserviência a ninguém, até porque, sou amigo pessoal de José Gomes a mais de 10 anos, e, em nenhum momento deixei de acreditar nas ações como político, que inclusive teve meu voto e de meus amigos, infelizmente a população de modo geral achou por bem renovar o legislativo, mas tenho certeza que o vereador Zé Gomes continuará sua vida política mesmo não estando na função, e de maneira alguma sou contraditório em minhas posições, e ele Zé Gomes sabe e respeita o meu trabalho, tenho certeza que a matéria ora questionada por você anônimo (a), é, apenas mais uma das inúmeras que ainda serão postadas com transparência e imparcialidade, tenha certeza que em nada estas suas alegações trará alguma indisposição com o vereador Zé Gomes ou como os outros legisladores deste mandato que se expira em dezembro próximo. Por que ao longo deste s 4 anos nos respeitamos profissionalmente e tratamos a todos com caráter e amizade.
      E tenho dito.


      WELLINGTON HUGLES

      Excluir
  2. SÓ FAZEM O QUE PODEM TIRAR BENEFICIO, BANDA DE CANALHAS

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...