quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Eletronorte entregou a população o maior espaço ecológico da região



Eletronorte entregou a população o maior espaço ecológico da região
O Bosque “Barata” é uma área de preservação ambiental, localizado na Vila Permanente da Hidrelétrica de Tucuruí, o espaço foi inaugurado em 2002, abrigando centenas de espécies da fauna e flora da região, que após dez anos, sem a devida atenção necessária, ficou indisponível para visitas e recreação. Mas, no último mês de julho a Superintendência de Geração Hidráulica da Eletrobras Eletronorte através do engenheiro Antônio Bechara Pardauil em atendimento ao pedido da Associação de Moradores da Vila Permanente – Asmovipe, oficializado através do presidente Bernardo Albano Filho, entregou totalmente revitalizado para a população da cidade, em um espaço ecológico com mais de 25 mil m2, sendo o maior Bosque Ecológico da região.
O nome de Bosque “Barata” é uma homenagem a um ex-colaborador da Eletrobras Eletronorte, Antônio Carlos Vale de Souza, que a época ficou conhecido popularmente como “Barata”. E que ao longo de sua vida, sempre trabalhou nas obras de construção de hidrelétricas, mas, que por ironia do destino, teve sua vida ceifada bruscamente, em um acidente aéreo.
Passando uma grande temporada sem manutenção, o Bosque “Barata”, foi lembrado na pauta de reinvindicações da Asmovipe, entidade representante dos moradores da Vila Permanente, que tem como presidente Bernardo Albano conhecido como “Tucuruí”, sendo atendidas pela superintendência de geração da Eletrobras Eletronorte as obras de revitalização e instalação de diversos bancos, placas de orientação das árvores e espécies, Além disso, em algumas partes do Bosque, é possível ver placas de homenagem ao lado de árvores plantadas no local, algumas com assinaturas dos homenageados. 
Com a entrega do Bosque “Barata” a Superintendência de Geração Hidráulica garantiu à possibilidade da criação de um novo espaço público no incentivo a convivência entre famílias e a prática de esportes como caminhadas ecológicas.
O Bosque “Barata”, possui 148,76 m x 163,73 m, totalizando uma área de 24.356,47 m². Desse total, quase 70% é de área arborizada. O bosque “Barata” esta se tornando um local especial para o retiro e o lazer de grande parte da população, comparando-se ao Bosque “Rodrigues Alves” em Belém que é o maior do Pará em uma área de mais de 150 mil m2, no coração da cidade.
Em atendimento ao pedido da Asmovipe, a Superintendência de Geração Hidráulica também colocou em funcionamento em novembro de 2011 uma área de quase 15 mil m2, com uma diferença no local funciona a praça equipada com uma Academia ao Ar Livre, e que o objetivo é a prática de esportes, já, o Bosque “Barata”, oferece ao usuário um local mais tranquilo e a oportunidade de estar mais próximo da natureza.
No local foram feitas adaptações com dois tipos de trilhas para caminhadas, uma com serragem e outra com calçadas. (Wellington Hugles)

2 comentários:

  1. ESSE ESPAÇO É PARA O POVO EM GERAL OU PARA GRINGO VER....

    ResponderExcluir
  2. entendo que a ELN deve inserir na estruturação do bosque, um centro de educação ambiental, tão importante e necessário, que ainda não existe na região, pelo menos de forma permanente ! vamos cuidar, zelar e divulgar mais esse ambiente abençoado para preservação, reflexão ecológica e lazer coletivo ! abss

    ResponderExcluir

Eleições 2024: Hernandes Vaz, um nome em ascensão rumo à Prefeitura de Tucuruí

“Não tenho medo de desafios, com fé, determinação e trabalho, farei o possível para modificar o cenário político de Tucuruí e juntos termos ...