terça-feira, 29 de março de 2011

Walmira Lima empossada à frente da Prefeitura de Novo Repartimento


Prefeita Walmira Alves Lima (PR), assumiu a condução do município e já esta despachando no palacete municipal

Mais um assessor de Bersa Moura tomba a tiros em Novo Repartimento

Posse - Os Juízes do Pleno do TRE/Pa decidiram cassar o prefeito e vice-prefeito do município de Novo Repartimento, determinando que a segunda colocada na eleição, Walmira Alves Lima (PR) assuma o mandato imediatamente. O Juiz da comarca de Novo Repartimento realizou a diplomação da prefeita Walmira Alves Lima nesta segunda-feira (28), e logo após os vereadores da Câmara Municipal realizaram sessão solene dando posse oficial a nova prefeita do município, que já iniciou seus atividades administrativos na condução dos caminhos de Novo Repartimento já pelo seu segundo mandato eletivo e pela segunda vez através de decisão do TRE/Pa.

O munícipio vive momentos de muita tensão e violência, por desavenças politicas. O prefeito Bersa Moura (PSB), foi afastado do cargo nesta segunda-feira (28) por decisão do TRE, que já o havia afastado da função no último dia 15 de fevereiro. O prefeito do município de Novo Repartimento, Bersajone Moura (PSB), e seu vice, João Ailton Cândido Silva (PTB). Os dois são acusados de abuso de poder econômico e político, além de conduta vedada, crimes que teriam sido praticados durante a campanha eleitoral de 2008, quando disputavam a reeleição, naquela ocasião os advogados de Bersa Moura conseguiram liminar que o manteve no cargo até esta segunda-feira (28).

Bersajone e João Ailton foram absolvidos em primeira instância pelo juiz local, mas o Ministério Público recorreu ao TRE/Pa e o relator da matéria, o jurista André Bassalo, acatou a denúncia, propondo a cassação, que foi proferida novamente. Um dos objetos da denúncia aponta que em 2008, durante carreata eleitoral, prefeito e vice utilizaram veículos de construtoras que prestam serviço para a prefeitura municipal, prática vedada pela legislação. Os acusados negam a denúncia, mas a corte eleitoral não aceitou a justificativa. Até o fechamento desta matéria os advogados do prefeito afastado informaram que vão recorrer da decisão através de liminar.

Insegurança - Após a reeleição de Bersa Moura em 2008, o principal coordenador de campanha do prefeito, Antônio Martins dos Santos, foi assassinado com vários tiros no dia 12 de outubro de 2008, e até hoje não foi esclarecido o motivo real de sua morte.

Assassinato - Na noite desta segunda-feira (28) mais um homem ligado ao grupo politico do prefeito tombou a tiros, em frente à casa do chefe de gabinete de Bersa, que nas últimas eleições disputou uma vaga como deputado federal pelo PMDB, Genilson Lourivaldo da Silva, conhecido como “Baiano”, que há muitos meses vive sobre forte segurança, haja vista, várias ameaças de morte que vem sofrendo.

Toda esta situação de mudança constante de administrador no município tem despertado uma grande disputa pelo poder, culminando com um estado de insegurança entre a população. (WH)

Bersa Moura prefeito reeleito de Novo Repartimento recorrerá da decisão do TRE através de sua assessoria jurídica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HRT comemora 30 anos de pleno atendimento à população da região do Lago de Tucuruí

  Unidade é referência para mais de 1 milhão de pessoas em sete municípios da região do entorno do Lago de Tucuruí Estratégico na região s...